terça-feira, 30 de novembro de 2010

HOMEM ARANHA VAI AO TEATRO


por Renato Rodrigues


Homem-Aranha + U2 = Ricky Nobre desmaiado de emoção...

Depois de dois adiamentos, "Spider-Man - Turn off the dark", o musical que leva aos palcos da Broadway as aventuras do amigo da vizinhança, terá sua primeira preview no Teatro Foxwoods no dia 27 de dezembro. Com música de Bono e The Edge, do U2 e muita acrobacia coreografada, esse seria um programaço pra este pobre colunista. E com um custo de US$ 60 milhões, já é o show mais caro de toda a História do teatro em Nova York. Abaixo você confere um vídeo com cenas dos ensaios.



SER POBRE É UMA MERDA!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CORRA QUE O BOPE VEM AÍ!

"Calma, comunidade! Está tudo sob controle!"
por Renato Rodrigues
O fim de semana foi tão cheio de notícias sobre as ações da polícia no Rio que acabou passando em branco a morte do mais famoso tira das comédias non senseLeslie Nielsen, o tenente Frank Drebin. Leslie (canadense, 84 anos), morreu neste domingo (28) de complicações devido a uma pneumonia.

Sabia que o gaiato já apareceu em mais de 100 filmes? Nem eu! Uma das comédias mais engraçadas que já vi foi "Apertem os Cintos...", e ele estava lá. Então, vam´bora lembrar dos bons tempos da Sessão da Tarde. E obrigado pelas risadas, Leslie!

sábado, 27 de novembro de 2010

"Nossa paz deve ser uma paz de vitoriosos, não de derrotados." (Ferdinand Foch)


por Renato Rodrigues
Sabendo que os Lobos aqui do site são moradores do Rio, muita gente tem se preocupado e perguntado como andam as coisas. Vendo pela TV parece que o Rio virou mesmo o Iraque. Tem lá seus momentos "vietcongues", mas a cidade está reagindo, as pessoas estão voltando a sua rotina e pela primeira vez a esperança de dias menos opressores toma conta das ruas. Chega de abraçar a Lagoa e caminhar na Orla pedindo paz.

O cidadão carioca não aguentava mais ser refém de traficantes pés de chinelo. Todos querem ver esses e muitos outros bandidos de gravata e diploma na parede mofando dentro de uma cela e o bom policial só precisava de uma chance pra mostrar que pode atropelar essa corja.

Carioca: Demonstre seu apoio neste momento de "Ou vai ou racha". Ligue para o Disque Denúncia (2253-1177) se souber de algo que possa ajudar; doe sangue para repor o estoque dos hospitais; PARE DE FUMAR E CHEIRAR; acolha algum parente que more nas áreas sitiadas. E por favor, não venha defender os coitadinhos que se desviaram para o crime... Direitos Humanos são para humanos, não para monstros que colocam fogo em veículos com gente dentro.

Lobo torcendo aqui direto das trincheiras para que a ordem vença a barbárie e na certeza de que o Rio de Janeiro continua lindo.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

VEM AÍ A NOVA TEMPORADA DE V


por Renato Rodrigues
Existe vida inteligente fora da Terra? Existe vida inteligente lendo esse blog? Porque ninguém comenta porra nenhuma? Agora que desabafei, lá vai o trailer da segunda temporada de V. Na verdade é um resumão que reconta o que aconteceu na primeira temporada.

A série passou esse ano da Warner, eu achei meio morna e ainda cheia de cacoetes de Lost. Sabe como é, dezenas de histórias paralelas e nada vai muito pra frente. Abandonei no quarto episódio mas pretendo dar mais uma chance. Veja o clip e prepare-se pra uma participação muito especial da série original dos anos 80:



A segunda temporada de começa em 4 de janeiro nos EUA. Comentem alguma coisa aí em baixo, caramba!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CHAMA VIOLETA NA GALÁXIA

por Eddie Van Feu
Se você já ouviu falar de Saint Germain, padrinho das bruxas e grande alquimista que hoje é Mestre Ascencionado, já ouviu falar também da Chama Violeta. Se não ouviu falar de nada disso, provavelmente entrou no site errado e daqui a pouco vai olhar pra o Batman aí do lado e nos ligar pra comprar um computador. Essa foto foi divulgada pela National Geographic e mostra a aparição de balões violeta. Os cientistas não explicam. Mas quem vê além da ciência, já sabe o que a chama violeta está fazendo no meio da via láctea. Estranho também o rosto que surge no balão superior. Que venham as transformações! Pra quem quer ler a matéria inteira (está em inglês), é só clicar aqui.

MUSEU DO ZACARIAS!!! Hihihihih

por Renato Rodrigues
De Sete Lagoas para o mundo!!! Zacarias, o trapalhão criança, foi sucesso no rádio, TV e Cinema, e AINDA É sucesso nos DVDs e acessos do You Tube. Os domingos de quem cresceu nos anos 80 não eram os mesmos sem assistir ao programa dos Trapalhões às 7 da noite. E foi num domingo de 1990 que ele foi fazer trapalhadas lá no Nosso Lar, vítima de uma infecção pulmonar, aos 56 anos. E a graça aqui começou a acabar aos pouquinhos.

Agora, Sete Lagoas, terra natal de Mauro Faccio Gonçalves decidiu lembrar seu filho mais famoso com um projeto de memorial, que vai reunir peças do figurino usadas em filmes, documentos, fotos, vídeos e até suas perucas!

"No próximo dia 9 de dezembro, a galeria Myralda, na Casa da Cultura, vai abrir uma exposição com acervo de Zacarias. Ele era um multiartista. Desenhava, pintava, escrevia para o teatro. Era um agitador cultural da cidade, antes de ir estudar arquitetura em Belo Horizonte e ficar famoso na Globo", conta Fredy Antoniozzi, secretário de cultura do município.
Tava mais do que na hora! Sete Lagoas só entrou pro mapa com a risadinha do Zacarias! Em 2009 meu programa cultural foi ver a exposição dos 35 anos do Playmobil. Em 2010 foi a Comicon. Será que em 2011 será minha visita ao museu do Zacarias?
Acho que eles tão rindo da minha cara!
Então eu vou rir da cara deles agora:

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Literatura para o Sul

memorias_de_adriano.jpg



Nesta quinta-feira dia 25 de novembro as 17 horas, no auditório do Memorial do RGS, o escritor, jornalista e professor Walter Galvani vem nos prestigiar com a palestra:

“Criação literária, ficção e não ficção em Biografia e Autobiografia”.

Esse trabalho com base na obra prima da literatura Memórias de Adriano, de Marguerite Yourcenar, mostrará os aspectos importantes desta face da arte de criação literária.
Será em sessão aberta, podendo participar: todos interessados, amigos, estudantes, professores e logicamente a todos os associados da Academia Rio-Grandense de Letras que completa assim o ciclo anual de atividades.
Depois de cinco realizações de suas oficinas sobre Biografia, e de haver lecionado cursos especiais na Unisinos e na Uergs, alcançou uma produção de pesquisa e textos, levantamento de fontes e exemplos, preparando uma edição que tem seu apoio inicial na célebre frase do escritor Eça de Queiroz: “Sobre a dura nudez da realidade, o manto diáfano da fantasia” e vem até os nossos dias, quando tanto se discute a intervenção do escritor na história dos seus biografados.
Walter Galvani, atual presidente do Conselho de Cultura do Estado, ganhou o Prêmio “Casa de Las Américas” justamente pelo seu trabalho sobre Pedro Álvares Cabral, “Nau Capitânia”, destaque internacional alcançado em 2001, depois de três prêmios nacionais para o mesmo livro.  
 Ter. Gabby Irigaray
51 - 96217712
http://cursoseventosgabi.blogspot.com/

AVÔUA, BESOURO VERDE!


por Renato Rodrigues
Como eu sou velho e só posto velharias aqui, vou postar uma coisa nova, mas velha ao mesmo tempo: o trailer do filme do Besouro Verde!!!! Lembra? Ele surgiu no rádio mas o sucesso veio mesmo graças a série de TV dos mesmos produtores de Batman (com Bruce Lee que roubava as cenas sempre como Kato).

Tá todo mundo metendo malho e dizendo que vai ser uma bomba-verde! Eu tô esperançoso, mesmo com o Seth Rogen como mocinho. Nunca achei que iam fazer esse filme, então já tô me contentando com qualquer coisa. Vamos ao trailer:



No filme Britt Reid (o humorista Seth Rogen) é o milionário que combate o crime ao lado de seu chofer mestre em artes marciais, Kato (Jay Chou). Ainda tem Cameron Diaz e Edward James Olmos no elenco.

O filme estreia no Brasil em 23 de fevereiro. E agora a clássica briga entre Robin e o Kato original, o primeiro e único Bruce Lee!!! POW! SOC!

sábado, 20 de novembro de 2010

HARRY POTTER E O COMEÇO DO FIM

Por Ricky Nobre
Esta semana foi a estréia mundial da primeira parte da última aventura cinematográfica do bruxo mais famoso (desculpa, Merlin!) do cinema e da literatura: Harry Potter. Em suas grossas 800 páginas, o último livro da saga Harry Potter e as Relíquias da Morte foi dividido em dois filmes, com o segundo a estrear dia 15 de julho de 2011. Verdadeira mina de ouro para editores e produtores, a série de J.K. Rowling pode explicar seu sucesso não apenas no talento da escritora, mas também na sua genialidade ao fazer os personagens crescerem junto com seu público. Assim, a inocente aventura de fantasia do bruxinho de 10 anos se tornou uma violenta guerra pelo poder do mundo mágico nesta parte final.


Já era esperado que o couro comesse solto nesse novo filme e as expectativas elevadas geralmente acabam deixando sensações de decepção. Aqui, porém, contamos não apenas com uma boa história, como também com a inteligência de David Yates, diretor deste e dos dois filmes anteriores da série (foi o mais bem sucedido diretor da série, apesar do desejo do articulista que Afonso Cuarón tivesse retornado). Foi Yates justamente quem ficou encarregado da fase mais sombria da série a partir de A Ordem da Fênix, seguido do Enigma do Príncipe. Estes filmes, porém, mantinham uma unidade com os anteriores (Yates foi o quarto diretor da série) no sentido de que preservava o estilo de cinema de fantasia clássico de Hollywood.


Neste Relíquias da Morte, porém, Yates consegue manter-se à altura das expectativas do público para esta última parte ao investir numa significativa mudança de estilo ao buscar uma abordagem mais realista de filmagem, quase documental. O resultado é muita luz natural e muita câmera na mão, que se concentra na ação dos personagens. Os efeitos especiais não são o centro da atenção, acontecendo na tela de forma extremamente natural, por mais espetaculares que sejam, como que pegos quase que “por acaso” pela câmera do excelente fotógrafo português Eduardo Serra (de Corpo Fechado e Moça com o Brinco de Pérola). Mais que isso, só se fosse permitido a Yates entregar um filme R-rated (17 anos) em vez do PG-13 (13 anos) exigido por contrato para preservar a alta presença de adolescentes nos cinemas. Mesmo assim, o sangue corre (ainda que seco) com mortes, ferimentos, numa guerra onde ninguém está seguro. Desta forma, chega a ser um alívio que a versão 3D não tenha sido preparada a tempo, pois ela destruiria completamente o estilo de filmagem criado por Yates e Serra.

A profusão de personagens que confunde muita gente não familiarizada com a série (mas, afinal, quem vai ver o sétimo filme de uma série sem ter visto os anteriores??) é suavizada com a concentração da ação nos três personagens centrais (Harry, Hermione e Ron), embora praticamente todos apareçam em pequenas participações. Os três vagam durante meses por cantos remotos das terras britânicas tentando não apenas sobreviver à caça dos oficias do Ministério, agora dominado pelos asseclas de Voldemort, mas também encontrar todos os Horcruxes, objetos que encerram partes da alma do vilão, evitando que ele morra definitivamente. Mais que isso, acabam descobrindo o que são as “relíquias da morte” (numa sequência animada genial), que podem ser a chave tanto da vitória quanto da derrota na guerra. O filme investe também em referências a regimes totalitários ao retratar a atual política do Ministério da Magia e o estilo retrô da direção de arte possibilita relações diretas às ditaduras européias do século XX.

No time de colaboradores de Yates, além do fotógrafo Serra, temos a volta do montador Mark Day em sua quarta participação na série e a adição do compositor Alexander Desplat. Apesar do bom trabalho de Nicholas Hooper nos dois filmes mais recentes, Desplat foi capaz de trazer de volta o refinamento musical que a série perdeu com a saída de John Williams após o terceiro filme. Infelizmente, Desplat seguiu o caminho de Patrick Doyle no quarto filme e praticamente ignorou os temas originais de Williams, deixando o filme sem nenhuma ressonância musical que o conectasse aos anteriores.


Enfim, Yates entrega seu terceiro Potter com um final bem depressivo para os heróis, sinalizando tempos ainda mais sombrios para a última parte. Serão sete meses de tortuosa espera para os fãs. Esperamos que atinja as expectativas. A primeira parte, pelo menos, conseguiu.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PREPARADO PARA FICAR 14 HORAS NA FRENTE DA TV?

por Renato Rodrigues
Chega ao mercado nacional (com quase 10 anos de atraso) as versões extendidas da trilogia "O Senhor dos Aneis". Como sabemos as versões nacionais eram as do cinema e nelas muitas cenas filmadas não foram aproveitadas. Daí, o diretor Peter Jackson editou novamente os três e montou as versões extendidas (que nós brazucas só pudemos ver no cinema ou em "cópias alternativas" baixadas da Internet.). 
Agora, quem não teve acesso a esse material pode sentar o traseiro no sofá e curtir 14 horas de história.

No primeiro, os elfos partindo para Valinor, o Conselho de Elrond completo e os presentes de Galadriel fazem parte das cenas excluídas. A luta de Gandalf contra o Balrog, o veneno de Língua de Cobra sobre o Senhor de Rohan e toda a tensão da Batalha de Helm formam os mais de 40 minutos extras de "As Duas Torres". E "O Retorno do Rei" possui quase uma hora além e traz, principalmente, o confronto entre Aragorn e Boca de Sauron nos portões de Morannon.

Além das cenas excluídas e dos novos efeitos, o box traz extras de montão que devem explicar até com que linha foi costurada a cueca de Bilbo. Natal tá aí, pede pro Papai Gandalf Noel que ele traz.

Ou então veja a versão abaixo que já resume os três filmes em 2 minutos e tire o resto do fim de semana de folga. 


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

GUERRA NAS ESTRELAS DA PESADA



por Renato Rodrigues
Se você é daqueles que lembra de todas as cenas de Guerra nas Estrelas então vai se divertir com as  sátidas de Uma Família da Pesada dos filmes de George Lucas.
As primeiras foram Blue Harvest (2007), que zoou "Uma Nova Esperança", e Something, Something, Something, Dark Side (2010), satizando "O Império Contra-Ataca". Agora é a vez de zoar com "O Retorno de Jedi" com It's a Trap. Veja o trailer:


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

TRAILER DO LANTERNA, agora completo (graças ao Omelete)!


por Renato Rodrigues
Qualquer trailer de super-herói, por mais merda que o filme seja, é de cair o queixo. Ver na tela o que você viu em quadrinhos a vida toda é a realização para todo leitor. Quando eu vi o trailer de Superman - O Retorno depois de anos sem ver um filme do azulão nas telonas foi melhor que ganhar a Copa do Mundo!

E não é diferente no trailer do Lanterna: um Hal Jordan (Ryan Reynolds) com problemas de responsabilidade, OA, o planeta-sede da Tropa dos Lanternas Verdes, Sinestro e Hector Hammond. Temos ação (o que não teve no Superman - O Retorno) e piadinhas. Tá tudo lá! Falta a gente conferir se teremos uma boa história (como no Cavaleiro das Trevas), aí saberemos se a humanidade evoluiu.

Lanterna Verde tem lançamento previsto para 17 de junho de 2011 em 3-D e 2-D.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

MEDIUM SUBIU NO TELHADO


por Renato Rodrigues
A série Medium - A Paranormal que passa na SONY e SBT já estava com a luz amarela acesa desde que a emissora norte americana CBS anunciou que estaria reduzindo a produção de episódios da série, de 22 para 13. Protagonizada por Patricia Arquette e criada pelo vencedor do Emmy, Glenn Gordon Caron ("A Gata e o Rato" e "Fama") Medium é aquela série bacana que ganha pelo cansaço. É simpática, tem um elenco afinado e um texto inteligentíssimo.

Mesmo com tantos atrativos tem uma audiência gringa de 7,1 milhões de espectadores por episódio, número fraco comparado às comédias no canal como "Two and a Half Men", que além do horário nobre, ganha mais de 10 milhões de espectadores por semana.

A personagem principal é baseada na verdadeira Allison DuBois que atua ajudando a políca a resolver casos graças a seus dons mediúnicos (claro). Quando a série começou, Patricia Arquette não acreditou na previsão da verdadeira Allison de que ganharia um prêmio pelo papel. "Ela disse que teríamos sucesso e que eu ganharia um prêmio. Mas na época eu falava que ela não sabia do que estava falando!".  E tá lá na estante o Emmy de melhor atriz em série dramática faturado em 2005 por Arquette. Ponto para a médium Allison.

A verdadeira Allison junto a verdadeira Patricia Arquette.
Arquete declarou ao Entertainment Weekly: "Eu queria saber mais dos escritores sobre o último episódio. Eu não sei o que vai ser, só sei que vai acontecer muita coisa. Foi um grande momento. Eu amo esse momento em minha vida".

Pra você que acompanha na Sony toda sexta (às 22:00), aproveite pois está é a sétima e derradeira temporada. Episódios inéditos agora só nos sonhos da Allison.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

LANÇAMENTO: MAGIA DOS DRAGÕES

Acaba de chegar às livrarias o primeiro livro sobre magia dos dragões do Brasil. Essas criaturas míticas que hoje voltam ao convívio dos humanos através da magia são incrivelmente inteligentes e sábias e dispostas a nos ajudar no caminho da evolução. O livro traz a magia dos ventos sagrados, os dragões guardiões dos portais, como conquistar a amizade dos dragões e acessar os portais que eles podem abrir, além de muitas magias e rituais para realizar metas e sonhos com a ajuda desses grandes e sábios amigos.

Como comprar: Você pode adquirir seu livro nas boas livrarias, mas como nossa distribuição ainda é limitada, você pode ter alguma dificuldade, pois chegam poucos livros em alguns lugares e eles logo se esgotam. Nesses casos, peça diretamente para a editora pelo telefone (21)3872-4971 ou pelo e-mail: linhastortas@alcateia.com

Magia da Moeda para um dinheiro inesperado
Essa é uma magia bem simples e atrai para o dono da casa uma quantia inesperada de dinheiro. Não é nenhuma fortuna, é só uma grana extra. Mas note que o dinheiro virá para alguém que mora naquela casa, geralmente a pessoa que está no comando. Se essa pessoa não for você e ela ganhar o dinheiro e não lhe der, problema seu.

Numa Lua Cheia, pegue uma moeda corrente e lave-a em água corrente. Coloque-a na sua taça de dragões e encha de água. Mostre para a Lua, de forma que a Lua se reflita na água, dizendo:

Dragões da Lua Cheia, Dragões dos bons ventos,
Eu lhes peço esse favor
Ouçam meu clamor!
Encantem essa moeda
Com o poder da fartura
Que ela atraia o dinheiro,
Rápido e ligeiro,
Que ao bater das suas asas,
Meu pedido vire realidade,
E meu lar possa viver em prosperidade!
Que se cumpra em luz e graça,
Assim seja, assim se faça!


Leve a moeda pra casa e acenda uma vela azul índigo e um incenso perto dela. No dia seguinte, acenda novamente um incenso. Retire a moeda da taça e passe-a na fumaça do incenso. Procure uma fresta na calçada ou um lugar de terra o mais próximo possível de sua casa e enterre a moeda de pé. Ela não pode estar deitada. Serve uma fresta no muro, um vaso de planta, um buraquinho na calçada. Agora é só aguardar os resultados. Não procure mais por essa moeda.

MAIS UM BOATO SOBRE NOVO "OS GOONIES"


por Renato Rodrigues
Não é de hoje que se fala na volta da "garotada dos Goonies", sucesso ointentista e arroz de festa da Sessão da Tarde. A bola mais recente foi levantada por Corey Feldman, o Bocão, que em entrevista ao site Hollywood Reporter disse que todos os membros envolvidos na produção do filme, incluindo Steven Spielberg, querem se reunir para gravar uma sequência, 25 anos depois.

"Todos nós gostaríamos que acontecesse, mas há um daqueles bloqueios em que não importa quanto amor haja... A primeira pergunta que todos me fizeram nos últimos 20 anos foi se haveria uma sequência dos Goonies, e infelizmente minha resposta sempre foi a mesma. Não cabe a mim, cabe ao estúdio. Esse filme é o maior sucesso deles de todos os tempos. Está sempre no topo das vendas ao redor do mundo. Se nós fizermos uma sequência que for pior, isso pode atrapalhar as vendas do anterior" disse Corey Feldman, o Bocão.
Acho muito dificil um projeto desse dar certo. Duvido que o Richard Donner embarque nessa. Talvez um filme falando dos filhos deles como "novos" Goonies ainda renda algo. Juntar os originais a essa altura vai parecer Os Mercenários de Sylvester Stallone.

Acima, uma reunião feita há alguns anos com o elenco e o diretor, Richard Donner.


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

COMIC CON no Rio de Janeiro


por Eddie Van Feu
Está rolando na Estação Leopoldina, pertinho da Rodoviária Novo Rio, a Comic Con 2010, que reúne fãs e artistas da área de quadrinhos. Os lobos da Alcatéia, incluindo esta velha loba de guerra que vos fala, estiveram ontem no evento e conferiram as presenças de Ziraldo, Otta e Manara, que aparecem aí nas fotos. Também revemos velhos amigos, como Sandro Lobo, da Morsh, que também faz parte da organização da paradinha esperta.

O evento estava morno. Na nossa louca juventude, estivemos nas duas Bienais Internacionais de Quadrinhos do Rio de Janeiro. Claro que fomos para este evento com a expectativa de algo similar. Não foi bem assim. Tem exposição de desenhistas e uma exposição do Manara (belíssima). Há palestras e autógrafos com vários artistas. Não conseguimos pegar autógrafo do Manara, que ao menos Ricky e eu acompanhamos há muito tempo, mas eu consegui dar dois quadrinhos meus pra ele autografados e ganhei um beijo! Pra quem perdeu, sábado ele estará de novo lá das cinco às sete autografando. Veja se não dá vexame e pelo menos leva um livro de verdade! É uma vergonha dar cartaz do evento e caderno pra autografar...

Encontramos velhos amigos e depois ficamos na plataforma dos trens comendo pancrepe (uma panqueca meio crepe meio indecisa, mas muito gostosa). Falamos da nossa vida passada como autores e editores de quadrinhos e como ficamos felizes em ter participao desse processo. O Brasil ainda precisa crescer muito pra ter uma indústria de quadrinhos relevante, mas toda caminhada começa com um primeiro passo e eventos como a Bienal de Quadrinhos, a FIC e a ComicCon são passos nessa direção.


Olhaí Milo Manara autografando! Acabei autografando pra ele, já que não deu tempo dele fazer isso por mim. Ele é o responsável por um traço limpo e sensual que ilustra dezenas de álbuns publicados no mundo inteiro. Tenho Verão Índio e O Gaúcho, com desenho dele e texto do Hugo Pratt, e agora tenho Borgia.

Faltou estande para vendas. A Travessa lá, com muitos títulos ótimos, mas com o mesmo preço da loja, o que não é vantagem nenhuma. Sentimos falta dos Super Heróis, dos cartuns, dos autores alternativos. A ComicCon parecia uma feira de quadrinhos europeus, que eu adoro, mas que não sustenta um público muito grande. Ouso dizer que faltou farofa. Qualquer evento de anime consegue ser mais eclético do que este evento. Fica a sugestão para a organização. Parabéns pelas presenças de tanto desenhista bom, mas da próxima vez, lembrem-se de chamar também o Batman, o Super Homem, os Watchmen, os X-Men, a Turma da Mônica e os fanzineiros desse Brasil Varonil!

Aí estão o Ziraldo e o Otta, antigo editor da MAD, que depois deu autógrafos para os fãs que liam a revista mais maluca da banca nos anos 80. Eu lia!

Pra quem quer ir, a entrada custa 10,00 (custou na quinta-feira, não sei se vai mudar) e o evento rola na  Estação da Leopoldina (Rua Francisco Bicalho, s/n, Rio de Janeiro/RJ).

FINALMENTE... O LANTERNA EM AÇÃO


por Renato Rodrigues
Pra alegrar o feriadão, as primeias cenas do filme do Lanterna Verde!!! Exibido na TV, o vídeo é um comercial para os americanos ligarem suas TVs na terça para ver a versão final do primeiro trailer.

Sem lenga-lenga agora:



O filme tem direção de Martin Campbell e tem lançamento previsto para o Dia mais Claro (17 de junho) de 2011.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

OS DESENHOS BANIDOS

por Renato Rodrigues
Foram vários os desenhos animados produzidos pela Warner Bros. até o início dos anos 50 que ficaram marcados como politicamente incorretos e sumiram. Desapareceram como se fossem jogados pra dentro da caixa d´água do estúdio. Os cartoons abusavam de estereótipos (como todos os desenhos de humor, aliás) e tipos caricatos para contar histórias envolvendo a comunidade afro-americana e no afã de aplacar a ira das entidades defensoras dos direitos humanos acabaram pagando o pato e foram pro limbo nos anos 60. A alegação é que a quantidade de referências racistas era tão grande que nem editados eles poderiam ser veinculados.

Isso poderá ser corrigido com o selo Warner Archive que está resgatando boa parte da história do estúdio e lançando-a diretamente em DVD. Eu assisti a alguns desses desenhos no You Tube e não vi nada que viesse a comprometê-los no dias de hoje. A função do cartum de humor é essa, brincar com as diferenças, não ignorar. Se aparece um escocês de saia ou um francês bigodudo perseguindo o Pernalonga ninguém reclama, mas um africano de beiçola condenou dezenas de desenhos a obscuridade.

Seria o efeito da culpa dos brancos americanos? Ou a luta pelos direitos civis nos anos 60? Eu só sei que perdemos vários desenhos legais e dezenas de outros foram picotados e censurados. O Ligeirinho mesmo sofreu críticas severas pelo sotaque e pelos estereótipos latinos. E com o Pepe LeGambá (que perpetua o modelo de amante francês) ninguém mexe.

A própria Warner não confirmou ainda se irá lançá-los, e se o fizer será numa edição limitada para colecionadores. Boa parte dos Onze Censurados está disponível no You Tube, você pode tirar suas conclusões (Antes não podia! Você era "escravo" da decisão deles). Abaixo um deles com o Pernalonga!


Recomendo ver esses abaixo também. Nem todos são de bom gosto ou tão engraçados, mas hoje você vê piadas MUITO mais polêmicas em "South Park", "Uma Família da Pesada" e outros similares do que nestes clássicos da WB. Então LIBERDADE PARA OS ANIMANÍACOS e chega de censura!!!!

Procure no You Tube:
  • Coal Black And The De Sebben Dwarfs (1943)
  • Tin Pan Alley Cats (1943) de Bob Clampett
  • Hittin The Trail To Hallelujah Land (1931)
  • Sunday Go To Meetin Time (1936)
  • Clean Pastures (1937)
  • Uncle Toms Bungalow (1937) de Tex Avery.
  • Jungle Jitters (1938)
  • The Isle Of Pingo Pongo (1938)
  • All This And Rabbit Stew (1941)
  • Angel Puss (1944)
  • Goldilocks And The Jivin Bears (1944)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Morre Yoshinobu Nishizaki, co-criador e produtor da Patrulha Estelar


por Ricky Nobre
Yoshinobu Nishizaki, de 75 anos, co-criador e produtor de Uchuu Senkan Yamato faleceu neste domingo, 7 de novembro, por afogamento. Nishizaki estava no navio de pesquisas Yamato, preparando-se para mergulhar quando sofreu uma queda do convés. O produtor foi resgatado e levado a um hospital de Ogasawara, mas não resistiu.

Nishizaki foi responsável pela produção de todas as séries e filmes de Patrulha Estelar (Uchuu Senkan Yamato) e pelo roteiro de vários episódios. Foi também diretor de Final Yamato, que encerrou a série em 1983, e por Yamato Resurrection, novo longa de animação que estreou em 2009 e que finalmente ressucitou a franquia, mostrando Kodai como capitão na Yamato. Este ano estréia mundialmente a primeira versão de Yamato com atores.

Mesmo tendo dedicado sua carreira nos animes quase que exclusivemente a Yamato, Nishizaki também foi responsável por Odin: Photon Space Sailer Starlight e por Urutsokidoji, pioneiro anime erótico ultra violento.

TRAILER DE PATRULHA ESTELAR

por Renato Rodrigues
Duvido que passe aqui.. mas que seria "Flórida" ver isso no cinema, seria!



Com direção de Takashi Yamazaki, o filme começa em 2220, vinte anos depois do desenho original. O filme estreia em dezembro, no Japão. No Brasil estreia... lá pra 2220.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

EVENTO DE QUADRINHOS NO RIO


por Renato Rodrigues
Começa hoje a convenção internacional de quadrinhos Rio Comicon 2010 e segue até domingo, dia 14/11, na Estação da Leopoldina, em São Cristóvão. Vão rolar exposições nacionais e internacionais, palestras, debates, oficinas, ciclo de animação, documentários, lançamentos, shows, mega-livraria de HQ, estandes de produtos pop e espaços para artistas independentes.

Presença de convidados nacionais e internacionais, como o italiano Milo Manara; os ingleses Kevin O'Neill e Melinda Gebbie; os franceses Davodeau, Killofer e François Boucq; os argentinos Lucas Nine e Patricia Breccia; os brasileiros Lourenço Mutarelli, Angeli, Laerte, Fábio Moon, Gabriel Bá, Rafael Grampá, Fido Nesti, Marcelo Lelis, Rafael Coutinho, Eloar Guazzelli, Kako, Orlando Pedroso e outros.

Não sei se a escolha do local foi adequeada, o carioca é meio deitão, a turma da Zona Sul e Barra não costuma sair de seus bairros mas espero que compareçam. Eu até me animei, já tava de saco cheio de eventos de Anime, esse evento eclético pode ajudar a me tirar o ranço dos eventos japorongas. Em 92 nós (ainda jovens, burros e com fé na humanidade) fomos um evento parecido, a Bienal Internacional de Quadrinhos. A Eddie, o Ricky e a Paty aqui do Alcateia.com inclusive expuseram lá.


Então já sabe, Estação da Leopoldina (Rua Francisco Bicalho, s/n, Rio de Janeiro/RJ).

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

JÁ VIRAM A ÚLTIMA DO LAERTE?

Parece a mãe do Silvio Brito, né?
por Renato Rodrigues
É sério? A gente nunca sabe se é gozação (no bom sentido) ou não o que esse cara apronta, mas na semana passada ele apareceu na Imprensa vestido de tiazona de novela. E no dia-a-dia é a mesma coisa, não foi só pra entrevista.

Pela frente, ninguém fala nada. Quando ele vira as costas, porém, os amigos e conhecidos se entreolham estarrecidos. "Será que endoidou?".

Laerte Coutinho é uma referência em quadrinhos de humor nacional, um cara respeitado, que tem filhos e uma namorada. E resolveu chutar o balde de salto de alto e tudo e se tornar o primeiro cartunista cross-dresser do Brasil. E pra provar que é homem mesmo ele já anda reclamando dos preços das roupas femininas. É um figuraça... pra mim ele tá é zoando com a nossa cara!

Cara, o Glauco deve tá dando muita risada lá no Céu!!!

sábado, 6 de novembro de 2010

OLHA A BRUXARADA DE PORTO ALEGRE!!!

Por Eddie Van Feu
Nosso trabalho mágico em Porto Alegre continua de vento em popa! As aulas de hoje foram fortes e cheias e a galera compareceu em peso na Casa do Sol, já sentindo saudades por antecipação! 

Aqui é a gente fazendo careta pra quem ousar fazer feitiço contra nós! Essa foi a aula de Proteção e Defesa com Antiga Magia


Ontem, nos encontramos com o pessoal na Sírius, a loja mais fofa de artigos esotéricos da cidade, onde a Elaine nos recebeu com salgadinhos e quatro gatinhos que ela resgatou da rua. A galera levou bolo (hummm) e eu levei Coca-Cola e biscoitos. 

Nosso Chá das Bruxas acabou sendo mesmo foi um Coca-Cola com Biscoito, mas o que conta é que o pessoal se divertiu e pôde tirar dúvidas! Teve até uma leitora do Uruguai que estava passando com o namorado e teve a surpresa de encontrar lá sua escritora!

No final do dia de hoje, tivemos a Iniciação dos novos magos e bruxas num ritual muito bonito. Mas não acabou! Amanhã tem mais! Temos aula de manhã, de tarde e ritual de Iniciação da Ordem dos Cavaleiros da Rosa. Pra quem não conseguiu fazer as aulas dos dragões semana passada, mas pode fazer as aulas de amanhã, pode fazer a Iniciação e completar seu currículo de quatro cursos com os cursos EAD, que podem ser feitos de qualquer lugar do Brasil! Confira então as aulas de amanhã e aproveita pra me dar um abraço, porque segunda-feira, estarei voando de volta para o Rio, onde me preparo para o Workshop Casa Mágica! Anote pra não esquecer:

Workshop Casa Mágica
Onde: Portal Violeta - Rua Pinto de Figueiredo, 67 - Tijuca - Rio de Janeiro
Quando: Sábado, dia 13 de novembro de 2010, das 13:30 às 16 horas.
Investimento: R$62,00
Curso ideal para: todo mundo que mora em algum lugar!



Agora, desce pra postagem abaixo pra ver nossos cursos de domingo! Porto Alegre foi maravilhosa, como sempre e já estou com saudades! Pra quem quiser aparecer na Casa do Sol pra ver as caixinhas, o Renato me mandou mais e tenho algumas. Depois disso, só encomendando pelo correio mesmo! Agora deixa eu ir que tô morrendo de sono e amanhã tenho que levantar cedo pra dar aula de Espada Mágica. Ou Magia dos Cavaleiros. Uma dessas! Fui!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ABERTURAS FAMOSAS - Louco por Você

Uma das séries que é a cara dos anos 90, Mad About You estreou na Globo e passou totalmente desapercebida. Foi na Band e depois na Sony que ganhou alguma popularidade e deixa saudade até hoje. Clique abaixo pra relembrar a abertura (numa versão reduzida) e depois da tradução o tema completo em versão ao vivo:


A Fronteira Final
Diga-me porque
eu te amo deste jeito.


Diga-me quem
pode “ligar” meu coração tanto quanto você.


Diga-me todos os seus segredos eu te digo a maior parte dos meus.
Dizem que ninguém é perfeito mas desta vez é para valer.


Eu não tenho as respostas.
Eu não tenho um plano.
Eu só tenho você,
então me ajude a entender.


O que fazemos?
Pode sussurrar no meu ouvido.


Para onde vamos?
Quem sabe o que acontece daqui pra frente?


Vamos dar as mãos
quando pularmos para a fronteira final.


Louco por você, baby.


Sim...
Sou louco por você!

FAIXA BÔNUS: A versão ao vivo!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

DRAGÕES SOBREVOAM A FEIRA DO LIVRO DE POA



por Eddie Van Feu
Os Dragões sobrevoaram nesta terça-feira a Feira do Livro de Porto Alegre onde eu pude encontrar novos amigos e rever antigos. Dessa vez, até me senti uma celebritude! Tinha até seguranças pra mim pelo número de pessoas na fila. Ganhei um lindo buquê de flores do Clã dos Guardiões dos Elos de Salem, e um chocolate do Dagnar, membro mais novo do Clã e aluno aplicado. Dei e ganhei muitos abraços e autografei um monte de Magia dos Dragões. Foi bom demais, como sempre é a Feira aqui em POA! Agradeço o carinho com que os gaúchos sempre me recebem, à organização da Feira, à Katy Distribuidora, à Lisiane, ao Jônatas e à Carolina Mylius, meu staff de amigos daqui, ao pessoal da Casa do Sol, à Loja Sírius e, é claro, aos leitores gaúchos, sem os quais nada disso faria sentido. Foi muito bom ser reconhecida caminhando pela feira e ver tanta gente com Alcatéias e Magia dos Dragões pra autografar!


Mas ainda não acabou! Estou ainda em Porto Alegre para mais atividades! Sábado e domingo, teremos as últimas aulas e as Iniciações. É só dar uma olhadinha mais abaixo pra ver os detalhes.


Estou com algumas poções e caixas irradiadoras, então quem quiser, aproveite pra poupar o frete. Não é preciso mais confirmar, é só ir. Cada aula é R$44,00 e os cursos são realizados, na Casa do Sol, um cantinho mágico bem no centro de Porto Alegre. QUalquer dúvida, você pode ligar para (51)9153-3091.

O FANTASMA DA CPMF

por Renato Rodrigues
Não é possível!!! A mulher nem assumiu e já está falando em CPMF. Se vira nos 30 aí, Dilma, CPMF NÃO! Só não vai fazer quem nem o prefeito de uma cidadezinha da Itália chamada Acquapendente. O carcamano Alberto Bambini publicou um decreto em que PROÍBE os moradores de ficarem doentes.

Como a cidade só tem uma unidade de emergência, Bambini (só de pirraça) ordenou que os 5.700 moradores evitem qualquer comportamento que possa comprometer a sua saúde, como sair de casa com muita frequência ou praticar esportes, de acordo com a imprensa local.

Se o morador tiver a ousadia de ficar doente e precise ser levado a alguma cidade vizinha, terá que pagar uma multa, que varia de acordo com a gravidade da doença. Vai ter gente espirrando escondida direto.

O MUNDO DÁ VOLTAS

por Renato Rodrigues
Você lembra quando o Chaves estreou no Brasil? Era um seriadozinho vagal que o Silvios Santos deve ter levado de brinde na compra de alguma novela mexicana e que todo mundo tinha vergonha de dizer que assistia. Aos poucos todos na escola sabiam os bordões (Ninguém tem paciência comiiigo...) mas ninguém admitia ver.

De repente a gente acordou e o seriado virou cult!!! Os Mamonas eram sucesso vestidos de Chapolim, as revistas nerds faziam matérias sobre os atores, vários sites e fãs-clubes pipocaram na Internet e eventos como o Festival da Boa Vizinhança lotam até não caber mais gente. Além de ser um fenômeno de audiência, o pesadelo da Globo em qualquer horário! É até hoje, quase 25 anos depois, a arma secreta do SBT.

E agora a glória completa: Quem poderia imaginar que Chaves e Chapolim passariam na poderosa Cartoon Network? E na íntegra, com abertura e encerramento que não eram vistos desde 1988 na TV. Chaves é exibido às 9h30 e 20h de segunda à sexta, às 10h e 20h no sábado e às 11h e 19h no domingo, enquanto o Polegar Vermelho será exibido às 20h30 de segunda à sexta, às 10h30 e 20h30 no sábado e 11h30 e 19h30 no domingo. Ah, ano que vem o humorístico completa 40 anos de sucesso. E contando...

De tapa buracos na programação da TVS para estrela da TV paga. É, o mundo não é redondo à toa...