terça-feira, 1 de março de 2011

MATRONÁLIA

Hera, como era chamada na Grécia, ou Juno Lucina, como era conhecida em Roma, é a deusa homenageada neste festival, também chamado de Matronales Feriae. Era um festival dedicado às mulheres em geral, que recebiam presentes e orações de seus maridos. No templo, rituais sagrados com mulheres eram realizados, onde as mulheres deviam usar os cabelos soltos e não podiam usar cintos ou nenhum nó nas roupas.
Na mitologia grega Hera (do grego Ήρα, transl. Hēra) é a deusa do casamento, equivalente a Juno, na Mitologia romana, irmã e esposa de Zeus, Rei dos deuses, e rege a fidelidade conjugal. Retratada como majestosa e solene, muitas vezes coroada com os polos (uma coroa alta cilíndrica usada por várias deusas), Hera pode ostentar na sua mão uma romã, símbolo da fertilidade, sangue e morte, e um substituto para as cápsulas da papoula de ópio. A vaca, e mais tarde, o pavão eram animais relacionados com ela. O que muita gente não sabe é que na mitologia grega original, ela era hermafrodita, diferentemente da mitologia adotada pelos romanos.

Retratada como ciumenta e agressiva contra qualquer relação extra-conjugal, odiava e perseguia as amantes de Zeus e os filhos de tais relacionamentos, tanto que tentou matar Hércules quando este era apenas um bebê. O único filho de Zeus que ela não odiava, antes gostava, era Hermes e sua mãe Maia, porque ficou surpresa com a sua inteligência.

Como protetora da família, Hera pode ajudar a trazer alegria e felicidade para a sua. Ofereça a ela em um vaso um ramalhete de flores, que devem estar amarradas por uma fita amarela. Para quem prefere uma magia para fidelidade, pode pedir à Hera que proteja seu relacionamento de toda força separatista. Ofereça a ela uma representação bem bonita, que pode ser uma vaquinha ou um pavão. 

2 comentários:

Emi Berthier disse...

Oi, Eddie!

Uma das muitas vantagens do Facebook é que faz a gente ficar por dentro das novidades dos sites preferidos.

Não entendi a relação da romã com as cápsulas de ópio da papoula. Pode explicar, pls?

Bjs!

Bruno Matsushita disse...

Estou super vivendo esse momento Hera em meu relacionamento, acho que vou fazer uma meditação para tentar entender que diabos anda acontecendo no meu amor e depois um ritual para Hera proteger nós dois.

Beijos, Eddie!