segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CINEMAS NO RIO: No olho da rua.

por Ricky Nobre

Inspirado pelo post de nosso amigo Nanael Soubaim sobre o fim do Belas Artes, resolvi relembrar os cinemas que fizeram parte de minha infância e juventude.

Eu cresci no cinema, todos de rua, claro. Na cinelância, principalmente, que nem sei porque diabos ainda tem esse nome. Quando eu era garoto, vários já tinham fechado (o Regência, que virou a Sala Cecília Meireles, o Plaza que está em ruínas até hoje) ou virado pornôs (Rex, Orly e o Vitória, que voltou a ser normal um ano antes de fechar). Frequentei muito o Metro Boavista (abandonado), o Pathé (virou Universal), o Palácio (que teve a fachada original totalmente recuperada mas não resistiu e fechou de vez) e o Odeon (que chegou a fechar, mas foi belissimamente recuperado pelo Grupo Estação e hoje é o último cinema da Cinelândia).

Na Tijuca, onde moro, era a "cinelándia da zona norte". Tinha o Tijuca 1 e 2 (virou Casa & Video), Art Tijuca (virou Leader), Carioca (virou igreja Universal), América (virou Casas Chamma e hoje é Drogaria Pacheco) e Bruni Tijuca (virou laboratório clínico). Na época de meu pai, a Praça Seans Peña tinha o Olinda, o maior cinema da cidade, com quatro andares e 3500 lugares. Foi demolido e o espaço hoje abriga o Shopping 45. Sim, terreno era TÃO grande que deu pra fazer um pequeno Shopping no lugar.

Hoje no Rio temos apenas os seguintes cinemas de rua: Leblon 1 e 2 e as seis salas do Artplex Botafogo, construído no antigo espaço do cinema Coral. Os outros são de propriedade do Circuito Estação: Espaço de Cinema 1, 2 e 3, Estação Botafogo 1, 2 e 3, Odeon, Estação Museu da República (que funciona dentro do antigo Palácio do Catete) e Estação Ipanema. Tem também o São Luiz 1, 2 e 3. Ele era de rua e nunca fechou, mas acabaram construindo tantas lojas no mesmo prédio que ele é meio de rua, meio de galeria.

EDIT: Esqueci das 3 salas do Roxy em Copacabana, pode?? O último filme que vi ali antes de ser dividido em 3 salas, ainda no início dos anos 90, foi Dick Tracy. Que cinema enorme que ele era...

Existe algo mais do que a falta de segurança na questão do fim das salas de rua. Durante a década de 90, quando ocorreu o golpe de misericórdia, este era um motivo forte, mas hoje não convence, e o motivo de minha certeza é o fechamento recente do Palácio, na Cinelândia. Largado e em péssimas condições técnicas, como todo cinema de rua em seus últmos anos, o Palácio teve um belo canto do cisne. Inspirado pela bela recuperação do Odeon pelo Grupo Estação, o Grupo Severiano Ribeiro resolveu restaurar a fachada original do cine Palácio (perdida numa reforma na década de 70). Fez obras internas, deixou o cinema direitinho e continuou cobrando o baratíssimo ingresso que já cobravam naquele cinema, que era cerca de metade do preço dos cinemas de shopping. Depois de um ano, ele foi fechado por falta de público. Era um lugar perigoso? Não mais. A região da Cinelândia se encontra ao lado da Lapa, que uma vez já foi um lugar largado, perigoso e barra pesada. Hoje é um ponto onde se concentrar muito bares, a maior parte deles bem caros. Os donos dos estabelecimentos se asseguram de que a polícia esteja sempre presente, dando segurança aos seus fregueses que lotam a região todas as noites. Isso acabou dando mais segurança também para a área da Cinelàndia. Então não foi por falta de segurança que o público deixou o Palácio às moscas. As pessoas realmente querem a facilidade de poder estacionar, comer, ver filmes, comprar, tudo num lugar só.

O shoppíng é um templo de consumo e de estilo de vida que as pessoas hoje não abrem mão. A omissão do Estado que permite que importantes pontos culturais da cidade desapareçam é imperdoável. Mas, sejamos francos, as pessoas vão deixar de ir aos shoppings pra ir em cinema de rua, mesmo mais baratos? Os cinemas de rua do grupo Estação só sobrevivem porque trabalham com filmes alternativos, tendo um público bem específico que não tem como ver esses filmes nos shoppings. É interessante notar como esses cinemas tem lanchonetes mais refinadas e livrarias, ampliando o entretenimento do seu público, que possui um nível cultural diverso.

Sendo honesto, gosto muito da qualidade técnica dos cinemas de shopping (nem todos, tem muita porcaria, como as sete horríveis salas do Iguatemi), e a baixa qualidade de som e imagem das salas de rua já me aborrecia no fim da década de 90. Mas tenho sim uma saudade nostálgica dos cinemas que frequentei (e do preço que pagava). A saída para as salas de rua talvez seja mesmo por incentivo estatal. Uma sala de 94 lugares, com projetor 3D foi inaugurada na favela do Alemão, recém pacificada, com ingressos a 4 reais. Todas as sessões lotam. Não seria esta a saída tanto para a revitalização dos cinemas de rua quanto da democratização da cultura cinematográfica, hoje restrita a quem tenha condições de pagar de 14 a 25 reais para ver um filme? Com certeza, essa foi apenas uma iniciativa isolada, já que a pacificação do Alemão é recente e trouxe muito lucro político ao Estado. Mas bem que poderia se tornar uma política pública de cultura de verdade.

JÁ TEMOS SUPERMAN


Essa saiu ontem no meio do domingão: A Warner bateu o martelo: Superman será... Brandon Routh??? Tom Welling de Smallville? Didi Mocó????

POR UM RIO MAIS ANIMADO!


por Renato Rodrigues
A Fox divulgou o primeiro trailer de "Rio", nova animação do diretor de "A Era do Gelo" (Carlos Saldanha). O filme conta a história de uma arara azul (voz de Jesse Eisenberg, o meganerd de "A Rede Social") que deixa o conforto de sua gaiola, no interior do Estado do Minnesota, e vai parar na Cidade Maravilhosa.

Anne Hathaway, Rodrigo Santoro e Neil Patrick Harris estão entre os dubladores em inglês.

<a href="http://video.msn.com/?mkt=us&brand=msn%20video&from=sp&vid=390a5af2-fac2-4e20-8b6e-4cc518d71596&src=FLCP:sharebar:embed" target="_new" title="'Rio' Exclusive: Film's First Two Minutes">Video: 'Rio' Exclusive: Film's First Two Minutes</a>

O filme tem lançamento previsto para 8 de abril no Brasil.

POR UM RIO MAIS ANIMADO


A Fox divulgou o primeiro trailer de "Rio", nova animação do diretor de "A Era do Gelo". O filme conta a história de uma arara azul que vem dos EUA para morar na Cidade Maravilhosa. Espero que não seja assaltado, espero que não seja assaltado, espero que...

Veja o trailer aqui

domingo, 30 de janeiro de 2011

BOMBA!!!! JÁ TEMOS SUPERMAN



por Renato Rodrigues
Em pleno domingão me estoura uma bomba dessas!!! A Warner bate o martelo (finalmente): Superman é Henry Cavill. QUEM???? Bom, se existissem blogs em 1978 e dissessem Christopher Reeve é Superman também diríamos "QUEM???"

Zack Snyder já se pronunciou: “No panteão dos super-heróis, Superman é o mais reconhecido e reverenciado personagem de todos os tempos, e estou muito honrado de fazer parte do seu retorno ao cinema. Eu também me junto à Warner Bros., Legendary e os produtores em anunciar o quão empolgado estou em escalar Henry. Ele é a escolha perfeita para vestir a capa e o S no peito.”
Tá, não falou nada demais...
Henry é britânico (O primeiro não americano a fazer o Super, então) nascido em 1983 e participou de Tristão e Isolda e Stardust - O Mistério da Estrela e na na TV em The Tudors. Eu só vi Stardust e vou ter que dar uma olhadinha no IMDB pra lembrar quem ele era, peraí...

[tempo pra pesquisar]

Ah, um tal de Humphrey, sei lá quem era. Deve ter sido um papel de merda.

Bom, Cavill já andou bicando neste prato há um tempinho: fez teste para Batman Begins e era um dos principais candidatos a Superman na época em que McG comandava a produção.

É uma pena Superman - O Retorno não ter ido bem na bilheteria, eu gostei da atuação do Brandon Routh, quem atrapalhou o coitado foi o diretor. Agora a bola tá no pé do diretor Zack Snyder. Boa sorte pra ele! O recomeço de Superman no cinema estreia em dezembro de 2012

A LUTA CONTINUA


NOVA FRIBURGO: COOBEA E UNIVIDA PRECISAM DE RECURSOS

Voluntários de Nova Friburgo e de outras cidades do estado de juntaram à ONG Univida e à Coordenadoria de Bem Estar Animal (COOBEA) para resgatar os animais vitimados pela tragédia das chuvas ocorrida na região serrana do RJ.
O trabalho vem sendo realizado com muita dificuldade e as instituições contam com a solidariedade de cidadãos não só por meio do trabalho voluntário, mas também pela doação de recursos financeiros.
 


COLABORE!
 
Para doaçõesInstituto Univida de Proteção Animal - http://www.univida.org.br/
Banco Itaú
Agência: 6542
Conta corrente: 06841-3
CNPJ  09.338.606/0001-06


Produtos (ração, etc) podem ser entregues ou enviados para:
R. 1º de Março, 22 - Vilage - Nova Friburgo/RJ (próximo ao Externato Santa Inês)

Contatos:Adilson Pacheco (Presidente do Univida):
(22) 2533-4035 e 8801-2153

Carla Freire (Coordenadoria do Bem Estar Animal de Nova Friburgo)
(22) 2522-1356 e 9931-3313 - coobea.nf@gmail.com

Cristina Ribeiro (voluntária)
(22) 2528-3312 e 9942-9655 


Da esquerda para a direita: Antonio, voluntário, Daniel Lopes, membro do IEBMA - Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica – Búzios/RJ, Cristina Ribeiro, do Grupo Independente de Defesa dos Direitos dos Animais, Adilson Pacheco, presidente do Instituto Univida de Proteção Animal, Ramon Porto, membro do CECNA – Centro de Estudo e Conservação da Natureza, Thais Pimenta, do INEA – Instituto Nacional de Estudos Ambientais, Carla Freire, coordenadora do Bem Estar Animal de Nova Friburgo e Agnes Luttenbarck, jornalista da Século XXI.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Alunos da Eddie tentando chegar no Workshop

Aluno do Rio de Janeiro tem fama de ser enrolado e dá sempre um motivo bizarro para não ir aos Workshops. Finalmente achei um vídeo provando que, às vezes, o cara simplesmente não consegue se virar mesmo!!!

VAMOS AGIR EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE!

Caros amigos de todo Brasil,
Chegou a hora de agirmos! O governo acaba de aprovar uma licença “parcial” que libera a derrubada de árvores para iniciar o canteiro de obras para a construção da usina de Belo Monte.

A decisão já teve forte repercussão, o Ministério Público Federal no Pará declarou que a licença é ilegal e não poderia ser emitida sem o cumprimento das condicionantes ambientais. Mas a Presidente Dilma está se fazendo de surda.

Somente uma mostra da indignação geral de brasileiros de todo o país conseguirá persuadir ela a revogar a licença. Nós sabemos que a pressão funciona! Se um número suficiente de pessoas ligarem para a Dilma, poderemos ajudar a proteger a nossa preciosa floresta e conseguir a revogação da licença ilegal. Se não agirmos, a floresta começará a ser derrubada, a construção dos canteiros de obra iniciará e ficará cada vez mais difícil reverter esse quadro.

Vamos inundar o gabinete da Dilma com telefonemas hoje, mostrando que estamos atentos e prontos para impedir a destruição do Rio Xingu.

Só leva alguns minutos.

Ligue para o gabinete da Dilma agora: (61) 3411.1200, (61) 3411.1201 ou (61) 3411.2403

Veja algumas sugestões do que falar ao telefone. Lembre-se de se apresentar e ser educado:

* Peça a revogação imediata da licença parcial concedida esta quarta-feira e pare o andamento do projeto
* Cite a renúncia do Presidente do IBAMA e o processo do Ministério Público Federal declarando a ilegalidade da licença
* Peça investimento em eficiência energética e fontes verdadeiramente limpas que não causam uma devastação ambiental
* De acordo com a lei brasileira e internacional, o governo tem a obrigação de proteger os direitos básicos das populações indígenas e comunidades locais
* Mencione a petição para parar Belo Monte com mais de 385.000 nomes, dizendo que esperamos que ela ouça a população

Duas semanas atrás o ex-Presidente do IBAMA renunciou ao cargo, se recusando a ceder a pressão política para emitir a licença de construção de Belo Monte. Mas o governo rapidamente apontou Américo Ribeiro Tunes, um substituto leal que caladamente assinou a licença pouco depois de assumir o cargo.



Porém, a pressão está aumentando por vários lados. O Ministério Público Federal no Pará está comprometido a entrar na justiça para parar Belo Monte, líderes indígenas estão voando do Pará para se reunir com o governo e a nossa petição de 385.000 nomes será entregue em Brasília.

Vamos mostrar a nossa indignação! Ligue para o gabinete da Dilma agora: (61) 3411.1200, (61) 3411.1201 ou (61) 3411.2403. Juntos nós podemos proteger a Amazônia. Depois de ligar escreva para portugues@avaaz.org para contarmos o número de ligações.

Para fortalecer a nossa ação, ligue também para a Ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira: (61) 2028-1057 or (61) 2028-1289, peça para ela parar de se omitir, fazer o seu trabalho e impedir este desastre ambiental.

Com esperança,

Luis, Alice, Graziela, Ricken, Ben, Maria, Pascal e toda a equipe da Avaaz

PS. Se você ainda não assinou a petição contra Belo Monte, assine aqui: http://www.avaaz.org/po/pare_belo_monte/?vl

Fontes:

MPF vai à Justiça contra licença precária de Belo Monte:
http://www.prpa.mpf.gov.br/news/2011/mpf-vai-a-justica-contra-licenca-precaria-de-belo-monte

MPF questiona licença de Belo Monte na Justiça:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110128/not_imp672110,0.php

Belo Monte: licença parcial não existe:
http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2011/01/27/belo-monte-licenca-parcial-nao-existe-359392.asp

ONGs protestam e chamam licença parcial de Belo Monte de crime:
http://www.jb.com.br/pais/noticias/2011/01/27/ongs-protestam-e-chamam-licenca-parcial-de-belo-monte-de-crime/

Reação em cadeia contra a licença a Belo Monte:
http://colunas.epocanegocios.globo.com/empresaverde/2011/01/27/reacao-em-cadeia-contra-a-licenca-a-belo-monte/


Apoie a comunidade da Avaaz! Nós somos totalmente sustentados por doações de indivíduos, não aceitamos financiamento de governos ou empresas. Nossa equipe dedicada garante que até as menores doações sejam bem aproveitadas -- clique para doar.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CINE BELAS ARTES RUMO AO TOMBAMENTO


O Cine Belas Artes, um dos cinemas de rua mais tradicionais de São Paulo, encerraria suas atividades ontem, dia 27 de janeiro. Mas, como numa dessas viradas que só acontecem nos filmes, a abertura de um processo de tombamento apareceu para salvar o clássico cinema. André Sturm, o dono, decidiu manter o espaço funcionando até a última semana de fevereiro.

Diversos usuários do Facebook aderiram a uma campanha para salvar o cinema mudando suas fotos para Audrey Hepburn, James Dean, Greta Garbo e outros astros dos anos dourados de Hollywood. A página do site que reúne o protesto de usuários contra o fechamento tem a adesão de mais de 55 mil internautas.

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a história deste pedacinho de São Paulo que esteve (ou ainda está) a um passo de desaparecer.

APAGAM-SE AS LUZES



por Nanael Soubain
Salas de cinema são entretenimentos baratos. Cada vez menos baratos no Brasil, reconheçamos, mas ainda são. É cada vez mais comum haver salas em shoppings e menos nas ruas. Os motivos vão desde o conforto e a conveniência, até a segurança, que em nosso país ainda é crítica, a ponto de conversíveis serem pouco vendidos por não poderem ser utilizados à noite sem sérios riscos aos ocupantes. E olha que há buggies abertos baratinhos por aí.

A vantagem das salas em shoppings acaba se tornando uma armadilha, não só pelo preço maior. Em ambiente fechado elas te privam da noção de tempo, podendo te fazer sair tarde demais, que em terras tupiniquins significa perigoso demais, gerando mais gastos com táxi. Entre um filme e outro, o risco de estourar o cartão de crédito é iminente. Ou vocês pensam que eles alugam espaços para cinemas por amor à arte?

As salas de rua são mais expostas aos meliantes e às intempéries. É fácil pensar que um elemento vai se espreitar na multidão para se aproveitar de vocês, porque se puder ele vai. As chuvas costumam prender à porta do cinema quem acaba de sair de uma sessão, pois ainda não temos o hábito de levar guarda-chuvas, e as chuvas tropicais sempre foram mais inclementes do que as do hemisphério norte. Com o esvaziamento dos últimos anos, a renovação de filmes fica mais difícil, já que as salas pagam pelas cópias. Não dá para piratear filmes de prata como se fazem com DVDs, sai muito mais caro e sem qualidade. E quem conhece sabe, a película ainda hoje tem uma qualidade que nenhum sistema digital conseguiu igualar. As imagens podem ser ampliadas numa proporção de fazer raiva aos fabricantes de processadores. Por isto é caro trazer um filme.

Mas as salas de rua também têm vantagens. Elas são abertas em lugares habitados, nos quais o cliente está a poucas quadras de distância, bastando assim uma pernada para se voltar para casa. Podem ser um ponto de encontro e um foco de coesão para a comunidade. Infelizmente a especulação imobiliária acabou por dificultar a modernização destas salas, já que qualquer pedacinho de terra custa os olhos da cara em lugares bem localizados, sendo mais lucrativo vender para empreiteiras construírem edifícios de condomínios. Elas tiveram mais três ameaças sérias de morte, ao longo do século passado:
• O advento da televisão. Acabou não colando. A qualidade da transmissão à época era péssima, valia mais como meio de comunicação em tempo real, e as salas passaram a utilizar as telas widescreen, em substituição às quadradas de até então;

• O advento do videocassete. Este foi uma ameaça mais consistente, mas nem todos os filmes estavam disponíveis em fita e a ida ao cinema sempre foi parte de um programa, assim como a ida a um restaurante;

• A queda brutal na qualidade, nos anos oitenta e noventa. Esta quase matou Hollywood.
A decadência de uma sala de cinema tem cinco fases: Demora na renovação do acervo, exibição só de filmes velhos, exibição só de filme pornô, exibição de filme pornô velho e finalmente virar igreja caça-níqueis. Há no centro, em uma parte residencial, o Cine Santa Maria, que só tem filmes pornôs... Goiânia já teve vários cinemas, ao menos uma sala em cada bairro, hoje há algumas no centro e a maioria é de empresas de fora, em shoppings.

Entre os que resistiram, há um em São Paulo que deveria ter sido tombado pelo Estado, não derrubado por sua incompetência e descaso para com a cultura: O Cine Belas Artes.

Por pouco dinheiro, uma hora de felicidade.

Fundado em 1943, como Cine Ritz, quando o mundo precipitava na pior guerra de todos os tempos, o Cine Belas Artes tornou-se um foco de entretenimento para pessoas que viam seus pais, filhos e irmãos sendo mandados para a morte certa na Europa. Aqui um blog que tentou de tudo para preservar o cinema, uma galeria e notícias recentes.

Nas duas décadas seguintes conheceu sua fase áurea, com o cinema mundial, inclusive o nosso, produzindo artigos que valiam a prata em que eram impressos. Com o tempo tornou-se uma das poucas salas a exibir filmes clássicos sem que os estúdios lançassem edições remasterizadas. Filmes de alta qualidade para quem não nasceu a tempo de vê-los em seu lançamento.

Sua sede, na Rua da Consolação, próximo ao metrô Consolação, está ameaçada pela especulação imobiliária. Foi estipulado um aluguel altíssimo para o quê ele precisaria de patrocínio, que conseguiu a tempo, mas o contracto não foi renovado e o dono do prédio o quer. Sim, aos extremistas de direita irascíveis, o proprietário do prédio tem o direito constitucional de dispor do imóvel dentro dos limites da lei. Da mesma forma como a prefeitura tem o de tirar tua casa para abrir uma rua e demorar anos para começar a pagar menos do que ela vale. Essa mentalidade do cada um por si e todos contra todos já causou estragos demais. Nós vivemos em comunidades, não em cavernas isoladas.

O que os críticos não entendem, e não se esforçam para entender, é a importância cultural do Belas Artes. Ele faz parte da história recente de São Paulo, e se está “decadente”, como muitos alegam, o facto não afasta os freqüentadores fiéis. Se esquecem, desculpem o trocadilho, que a falta de memória é um dos entraves ao desenvolvimento do país, porque PIB para um bom padrão de vida nós temos. Ignoram solenemente que a valorização da cultura pelo Estado é um dos grandes muros que separam o Brasil dos países com boa qualidade de vida generalizada. Mas assim como os marxistas de boutique, os direitistas azedos querem que o mundo se molde às suas idéias tortas e viram as costas para o resto. Roma, Paris, Londres e aos poucos também Moscou, são exemplos de cidades que têm boas receitas naquilo que esses críticos desprezam, sua cultura e memória.

Ainda que tardiamente, por interesse (e pressão) público, o processo de tombamento já começou. Foi protocolado o pedido. Não é a falta de público, é o egoísmo de quem só enxerga seu próprio umbigo que está matando a cultura no país. Resta esperar que saia a tempo de evitar que uma igreja caça-níqueis acabe comprando o prédio, porque estas não desprezam só a cultura, desprezam absolutamente tudo o que não for de sua influência, inclusive mandados judiciais. Este, até que tudo se resolva, é o último mês de funcionamento do cinema, cujos funcionários já estão de aviso prévio.



Nanael Soubain é nosso único leitor e agora colaborador da Séries. Conheça o seu blog

PRÉ-VENDA: MAGIA PRÁTICA DE FRANZ BARDON

A Editora Linhas Tortas abre 2011 com uma das mais importantes obras sobre ocultismo já publicada: Magia Prática - 10 Passos para a Iniciação, de Franz Bardon, é um tesouro da magia hermética para quem busca a evolução e a compreensão dos mistérios da magia. A tradução de Eddie Van Feu procurou manter a essência do original alemão, permitindo assim não só uma melhor compreensão do leitor, mas também um aprendizado eficiente, pois Bardon era também um grande professor. O livro está em processo final, já a caminho da gráfica, e já está disponível para pré-venda. Quem adquirir o livro em pré-venda, também receberá um brinde exclusivo.


MAGIA PRÁTICA - 10 PASSOS PARA A INICIAÇÃO
de Franz Bardon
Tradução de Eddie Van Feu
328 páginas
Preço: R$48,00
EM PRÉ-VENDA
Lançamento: 28 de fevereiro de 2011
Pedidos pelo e-mail: linhastortas@alcateia.com ou pelo tel.: (21)3872-4971

ÚLTIMOS DIAS DA PROMOÇÃO DO VÍDEO DA WICCA!

Para os desligados de plantão, termina segunda-feira, dia 31, o prazo para participar da promoção "Me achei no Vídeo da Eddie!". Para participar, basta se encontrar no vídeo e mandar um e-mail para eddie@eddievanfeu.com dizendo onde você está e quem você é. É preciso mandar também o endereço completo. Só mandar o e-mail dizendo "Tô aqui!" não vai ajudar. Quem fizer isso até dia 31 de janeiro, ganhará um talismã encantado por mim, que chegará pelo correio (por isso o endereço é tão importante) sem nenhum custo em sua casa! Então, veja o clip, procure-se e viaje na beleza da música e das pessoas (como meus leitores e alunos são LINDOS!!! Não é à toa que tem gente por aí que morre de inveja...).



Fiz essa singela homenagem a todos que puderam me acompanhar nos cursos, nos Wiccaniques, na Convenção, em Porto Alegre e em Brasília. Então, eis aí meu agradecimento por vocês terem colorido meu 2010 e me dado muitas boas lembranças nesse Natal! 2010 foi um ano punk! Tivemos muito movimento, muitos sucessos e muitos tropeços - o que é normal para quem se movimenta. Tivemos também muitos risos, piadas, conhecimento, abraços e momentos pra guardar no coração para os dias chuvosos, pois eles aquecem que só eles! Nas minhas viagens pelo Brasil, encontrei velhos amigos, fiz alguns novos e perdi outros que não sei onde guardei (mas estão guardados e um dia eles aparecem).

Tivemos aulas no Rio de Janeiro, no Portal Violeta. Tivemos aulas no Faces da Lua, todo mês em São Paulo. Tivemos também Wiccanique SP e Convenção de Bruxas de Paranapiacaba. Tivemos Feira do Livro em Porto Alegre, com cursos e iniciação na Casa do Sol. Tivemos o Kodama, onde a galera mágica sempre dá um jeitinho de comparecer às aulas e dar uma passadinha no nosso estande! São muitos amigos, e essa é minha homenagem a eles por terem estado comigo durante todo o ano de 2010! A você que pôde estar presente ao menos em um evento, meu muito obrigado! A você que pode estar em todos ou na maioria, meu coração cheio de gratidão! Graças a você, poderemos continuar com força total com nossos cursos e encontros em 2011!

Então, meu Feliz 2011 e este é meu agradecimento pelo 2010!

Para saber a agenda de cursos e eventos e ainda receber magias exclusivas por e-mail, mande-me um e-mail e peça para entrar no meu mailing pessoal. Para conferir a agenda, dê uma passadinha no www.alcateia.com e no www.eddievanfeu.com! Ou ligue: (21)3872-4971!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

AUDIOLIVROS PARA DEFICIENTES VISUAIS

Não precisam de dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO
Procure o site www.audioteca.org.br/catalogo.htm
e veja os nomes dos livros falados disponiveis.
 
O trabalho realizado na Audioteca Sal e Luz corre o risco de acabar. A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros). Mas o que seria isto? São livros que alcançam cegos e deficientes visuais, (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada) de forma totalmente gratuita. Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.

E agora, você está se perguntando: O que eu tenho a ver com isso? É simples. Ajude divulgando. Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do nosso trabalho. DIVULGUE! Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125- Centro. RJ. Não precisa ser morador do Rio de Janeiro.

A outra opção, foi uma alternativa que se criou face a dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade. Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e o material será enviado gratuitamente pelos Correios.

A maior preocupação deles reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. É preciso atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, se não ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura. Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros...

Ajudem, Divulguem!
Atenciosamente,

Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz
Rua Primeiro de Março, 125- 7o
Andar.Centro- RJ. CEP 20010-000
Fone: (21) 2233-8007 (21) 2233-8007

Horário de atendimento: 08:00 às 16:00 horas
http://audioteca.org.br/noticias.htm

INSISTINDO: a audioteca não precisa de dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO!!!


Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio
Que a morte de tudo em que acredito não me tape os ouvidos e a boca...
Que o medo da solidão se afaste
E o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável...
E que o seu silêncio me fale cada vez mais...
Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba
E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer...
Que a minha loucura seja perdoada porque metade de mim é amor
e a outra metade também.

Fragmentos "Metade - Oswaldo Montenegro"

CLÁSSICOS NA TV

por Renato Rodrigues
Lembra quando a Cartoon Network estreou no Brasil e resgatou do limbo vários clássicos que estavam sumidos da telinha? Daí o canal foi ficando mais moderninho e acabou se dividindo em outro, o Boomerang? O fim desse segundo canal foi triste, virou canal teen e aqueles que curtem desenhos de verdade ficaram chupando o dedo.

Agora, em mais um tentativa, lançaram o Tooncast, um canal mistureba que lembra bem o CN dos anos 90 trazendo desenhos como Jetsons, Flintstones, Manda Chuva, Jonny Quest, He-Man, Looney Tunes, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango, Laboratório de Dexter, entre outros.

A porcaria da minha operadora (A Sky) ainda não pega o Tooncast. Se a sua também não pega CLIQUE AQUI e entre nessa campanha também: "Eu Mereço Tooncast".

A campanha, que deve permanecer no ar até o final de março, é parte das estratégias idealizadas pelos sites RetrôTV, TV Plus, Portal BSD, Rádio BSD e Vcfaz.net e possui um site próprio e independente.




SE UM CACHORRO FOSSE PROFESSOR

por Eddie Van Feu


Adorei isso aqui! Mas, não sei porque, quando vi isso me deu uma saudade do Ricky!!!

DIA DA PAGANALIA

Hoje é dia da Paganália e o Dia da Mãe Terra. A Paganalia era uma festa tradicional de preparação do solo para o plantio, dividida em duas partes. Era o festival Romano da semeação e também recebia os nomes  Sementivae ou Faerie Sementivae. Este festival homenageava Ceres (Deusa da Agricultura) e Tellus (Mãe-Terra) e está enquadrado nas feriae conceptivae (sem datas fixas todos os anos). O Paganalia era dividido em duas partes. A primeira, em honra a Tellus, de 24 até 26 de Janeiro. A segunda, em honra a Ceres, celebrada uma semana depois, no dia 2 de fevereiro. O Festival ocorria na época da semeação, onde os romanos pediam por boas colheitas. Hoje, é um bom dia propício para fazer um pedido especial, algo que você deseje muito em seu coração. Escreva o pedido em uma fita amarela e amarre nos galhos de uma árvore que dê frutos. Também é um bom dia para um ritual com grãos, como este aqui: pegue cinco tipos de grãos em sua casa e desenhe com eles um pentagrama numa bandeja. Acenda uma vela verde em cada ponta do pentagrama e peça à Mãe Terra que ajude suas ações a frutificarem. Pode falar de seus projetos e desejos, pedindo que tudo cresça e dê bons frutos. Deixe as velas queimarem até o fim. Recolha as sementes e separe em três saquinhos. Um saquinho, você deve levar ao pé de uma árvore frutífera, de preferência em um lugar com muita terra, e agradecer pela boa energia, plantando as sementes ali por perto. O segundo saquinho, você deve dar a alguém de quem goste, pois a prosperidade deve ser compartilhada. O terceiro, é seu. Ande com ele na bolsa ou mantenha-o sempre por perto dos seus projetos.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CARTUNISTAS EM AÇÃO


Até esta sexta, (dia 28/01), das 9h às 17h, cartunistas e caricaturistas estarão reunidos na capital do Rio de Janeiro, no Largo da Carioca, Centro, produzindo caricaturas ao vivo e arrecadando donativos para as vítimas das chuvas que assolaram a Região Serrana do estado.

Realizado em parceria com a Cruz Vermelha e a prefeitura do Rio de Janeiro, o evento Caricatura Solidária conta com a participação de vários desenhistas. Se você estiver ali pelo Centro, passa por lá!

DIA DOS DEUSES LARES

Hoje é o dia dedicado aos Deuses Lares, espíritos guardiões da tradição romanda que protegem nossas casas. Espíritos Lares podem ser elementais simpáticos aos moradores ou outros tipos de espíritos que assumem a guarda de uma casa e podem ser chamados com rituais. Hoje, você pode escolher um cantinho da sua casa para ser a morada dos deuses lares. Acenda uma vela verde e um incenso de ervas, agradecendo-lhes a proteção e alegria que proporcionam. Também é um bom dia para fazer um bolo, oferecer o primeiro pedaço aos deuses lares deixando num pratinho no altar e dividir o resto entre as pessoas da casa, moradoras ou não. Lembre-se de que nenhum alimento encantado deve ser jogado fora, então distribua entre todos que possam usufruir dos bons fluidos do encanto! Todos merecem um lar aconchegante e seguro e, independente de onde você viva, você também pode ter isso. Há muitas outras dicas importantes para ter o lar dos sonhos, mas isso fica para um outro momento, OK?

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

THUNDERCATS... Hooooooo!


por Renato Rodrigues
Saiu a primeira imagem oficial do novos Thundercats, versão repaginada e japonezada de um dos desenhos de ação mais legais dos anos 80.

Como vocês viram aí em cima, ele vem com cara de anime, provavelmente pra rolar uma maior identificação com a atual geração. Lion, Panthro, Tygra, Cheetarah, Snarf, Wilikit e Wilikat devem voltar para a TV ainda esse ano pela Cartoon Network neste remake da Warner Bros Animation em parceria com o estúdio japonês 4°C.

Uma vez que o desenho do He-man de 2002 (que até ficou bem legal) não chegou nem perto do sucesso do desenho original, a WB deve ter partido para algo bem diferente, radicalizando com o traço anime como se quisessem dizer "Esses são os NOVOS Thundercats". Eu verei com certeza pra conferir pois gostava bastante dos Thundercats, mas fico com a pulga a trás da orelha.

Agora, eu desafio eles a fazerem uma abertura mais legal que a original (que, por caso, foi animada no japão):

PODIA SER PIOR...

por Eddie Van Feu


Quando eu penso que 2010 realmente ficou pra trás, eis que um fantasma dele vem do umbral puxar meu pé. Pra quem não foi no Mundo de Eddie, a notícia é que a viagem da Irlanda infelizmente foi cancelada. Tem muita gente interessada, mas ninguém firmou o compromisso, então... É uma pena, pois seria uma viagem maravilhosa! De qualquer forma, entre tantos outros problemas enfrentados nesse pouco tempo, esse é só mais um. Fica aí só um cartun que representa minha atitude para com o Universo! Ah, e só pra constar... A Abbatour pode ter cancelado a viagem... Não quer dizer que EU cancelei...

LANÇAMENTO DE LIVRO COM SHOW EM SAMPA

por Eddie Van Feu

Rola no dia 29 o lançamento do livro "Avatar - Jornada do Herói, Arquétipos e Símbolos" em São Paulo. O evento acontecerá no próximo sábado, dia 29 de janeiro, a partir das 19h30, com show de lançamento com a Banda Homem do Brasil.

Sinopse:

Avatar – Jornada do Herói, Arquétipos e Símbolos convida o leitor a descobrir com encanto e discernimento as misteriosas peças e cenas de um jogo simbólico.

Baseado na Jornada do Herói de Joseph Campbell, este livro apresenta ferramentas simbólicas, reflexões e inspirações que contribuem para a geração de um novo olhar complementar sobre o filme de James Cameron, e instiga o pensamento e descobertas que refletem a sua própria jornada neste planeta.

Com prefácio de Christian Petermann, jornalista e crítico de cinema há mais de 20 anos e participação de treze escritores de diversas áreas da arte do desenvolvimento humano, cada página abre-se como uma verdadeira aventura.

É um livro de leitura fácil, para todos aqueles que, curiosamente querem conhecer diversas percepções sobre o filme e ampliar suas visões de maneira surpreendente e divertida.

Evento: Show de lançamento e noite de autógrafo do livro "Avatar - Jornada do Herói, Arquétipos e Símbolos"
Data: 29/01/2011
Local: Instituto Biosegredo (São Paulo - SP)
R. Ambrosina de macedo, 96 - Vila Mariana - próx. estação Ana Rosa do metrô.
Maiores informações: (11) 2528-2800.
Email: samuel.s.silva@bol.com.br

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

DAVID LEE ROTH de volta ao VAN HALEN!

por Renato Rodrigues
Essa é pra velha guarda: O Van Halen anunciou que começou a trabalhar em seu novo disco, que será o primeiro, em 26 anos, com o cantor original, David Lee Roth. Ele até se apresentou ao vivo com a velha banda numa turnê em 2008 e fez participação vocal num disco em 96.

Mas agora é pra valer. E essa é a primeira vez que Roth grava oficialmente com o grupo desde o disco '1984' (lançado em  83). Depois, ele, malandro, esperto, cheio de ginga, largou a banda para seguir em carreira solo. E sumiu! Desapareceu! Se escafedeu!

VAMOS ADOTAR? AGORA É FÁCIL!


Os supervoluntários atacam novamente! Para amenizar a superlotação de animais resgatados das chuvas da Região Serrana do Rio, voluntários estão realizando feiras de adoção e está sendo o maior sucesso. Ontem mesmo teve uma no Parcão da Lagoa, (perto do Corte de Cantagalo). Pelo menos 300 senhas foram distribuídas aos interessados em adotar um dos 40 animais. Legal, né?

- As pessoas estão muito mobilizadas e hoje temos mais gente querendo do que animais para adoção. Tivemos que distribuir senhas - disse Marco Antônio Totó, organizador do evento.

MAS A LUTA CONTINUA: 
No próximo fim de semana as feiras na Zona Sul o Rio, em Copacabana e na Lagoa, serão realizadas novamente. Ele anunciou ainda que a partir do dia 5 de fevereiro, o evento vai rodar bairros cariocas da Zona Sul e da Zona Oeste.

Para levar um novo amigo pra casa  é preciso apresentar comprovante de residência e documento de identidade. Os filhotes são os mais populares, mas os voluntários apelam para que as pessoas também adotem os cães adultos, que nos abrigos estão em maior número.

Quem não quiser esperar até a próxima feira pode procurar a veterinária Andrea Lambert (9632-8115) que tem cães da Região Serrana à procura de um novo lar.
Oba, me dei bem!


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ZORRO E CAVALEIRO SOLITÁRIO?


por Renato Rodrigues
Antes de mais nada, um é um e o outro é o outro. É que por anos, aqui,  o público confundiu os dois heróis mascarados Zorro e Cavaleiro Solitário. E não era a toa, os filmes na TV e a própria EBAL traduziam o Cavaleiro Solitário como "Zorro", na maior cara-de-pau.


Mas se depender da Dynamite Entertainment essa confusão chega ao fim. Trata-se de um crossover entre os dois heróis numa minissérie em cinco edições.

A história, o título já entrega de uma vez: The Lone Ranger: The Death of Zorro (O Cavaleiro Solitário: A Morte de Zorro). Na trama, Zorro se sacrificou em defesa de inocentes, e para vingar seu nome, o Cavaleiro Solitário aparece com seu amigo Tonto pra salvar o dia. 

O primeiro número tem capas de Alex Ross, Jerry Lawler e Francesco Francavilla. Eu cheguei a ter uma máscara do Zorr.. digo, do Cavaleiro Solitário quando criança. E as armas também (era outra época, minha gente!).

Agora só falta o Cavaleiro Solitário se vestir de Zorro na mini-série... Aí, até o Tonto vai ficar tonto!

Porra, Kemosabe!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

STAN LEE NA CALÇADA DA FAMA


por Renato Rodrigues
O velhinho porreta da Marvel marca mais um ponto! Stan Lee, a lenda viva dos quadrinhos e da auto-promoção, foi agraciado no início deste mês com uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.

Se você não sabe quem ele é, MORRA AGORA!!! Stan Lee é responsável (em parceria com vários desenhistas, é claro) pela criação do Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro, Thor, X-Men e muito outros. Agora é a 2428ª celebridade na calçada mais famosa do mundo (depois do Calçadão de Copacabana) e o primeiro profissional ligado às HQs a receber esta honraria.

Quadrinista é mesmo um fudido! Qualquer Justin Biber ganha isso e um quadrinista tem que trabalhar 50 anos e fazer ponta em 10 filmes pra chegar lá...).

Puxa meu dedo? Excelsior!!!
Tem muita gente que acha o Stan Lee picareta ou exibido mas eu admiro demais esse senhor. O meio editorial é cruel e canibal e ele conseguiu não só mudar a cara dos quadrinhos quando criou a Marvel nos anos 60 como navegou pelas décadas seguintes sobrevivendo a todo tipo de crise no mercado, seja criativa ou financeira. E sempre mantendo a simpatia e fazendo sucesso!

Com a palavra, mister Marvel:


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

RAPIDINHAS


- Essa é a semana do comediante Rick Gervais mesmo. Depois da zona que fez apresentando o Globo de Ouro 2011, vazou a notícia de que vai fazer uma participação na série The Office (americana, claro, porque Ricky era o astro da versão original inglesa). Seu personagem David Brent vai se encontrar com Michael Scott (Steve Carell). O encontro dos chefes malas da TV será dia 27 de janeiro.

- O novo Batman já tem sua vilã:  A Warner anunciou que Anne Hathaway será a Mulher-Gato em Dark Knight Rises, filme dirigido por Chris Nolan e que fechará a nova trilogia do Batman. Ah, e Tom Hardy será Bane, aquele vilão sem o menor conteúdo que só apareceu pra quebrar a coluna do morcego. Sinto cheiro de Homem-Aranha 3. Que Deus ilumine Nolan...

- A comédia nacional "De Pernas Pro Ar" foi tão bem nos cinemas pode virar sitcom na Globo e ganhar uma continuação no cinema. A ideia é começar a gravar a sequência no fim deste ano. Com Ingrid Guimarães e Maria Paula no elenco, o filme teve 2 milhões de espectadores até esta semana.

TODOS PRECISAM DE AJUDA

por Eddie Van Feu

A coisa continua muito complicada na região serrana do Rio. Animais perdidos procuram por suas casas e donos, e muitos não serão encontrados, dada a proporção da maior tragédia natural que já aconteceu no Brasil. Leão, o vira-latinha amarelo da foto, ficou ao menos dois dias ao lado do túmulo de sua dona, em Teresópolis, cavando para encontrá-la. Há ongs ajudando, mas elas também precisam de ajuda. Itaipava e Teresópolis são sede de três protetores.



Itaipava: GAPPA
Teresópolis: Abrigo da Serra e Bebete Filpi

Tive a honra de entrevistar Bebete Filpi há alguns anos e nunca vi ninguém tão dedicado. Todos sofreram grandes danos, todos perderam animais. A tragédia é semelhante para todos: muros arrastados, canis destruídos, animais mortos e feridos, alguns em estado bem grave. O acesso é difícil. A mídia só informa os problemas enfrentados pelos humanos. Somente hoje mostraram uma senhora sendo resgatada com o cãozinho no colo e o animal sendo arrastado pela correnteza. E essa cena me tirou o sono, pois imagino a dor dessa senhora que minutos antes chorava abraçada aos seus cães no terraço de sua casa, arrastada logo depois.


Seguem os dados disponíveis dos Protetores da Região:

Bebete Filpi
Mais de 500 animais, entre cães, gatos e outros animais... o muro do canil está caindo, e o rio passa ao lado. Se este muro cair, mais cães irão morrer.

Maria Elizabete L. Filpi
Banco Itaú 341
Agência 7037
C/C 01416-9
CPF: 402.923.807-63

GAPPA – Itaipava
O Lar Provisório que possuímos no Vale do Cuiabá foi invadido pelas águas e muita lama, o que, infelizmente, resultou na perda de muitos animais que ali se recuperavam ou aguardavam adoção. E pior, ficará sem poder ser utilizado por muito tempo, tão grandes foram os estragos.
Postamos no YouTube um video mostrando um pouco da situação na ponte que dá acesso à nossa casa, pouco depois das águas baixarem.

O link é: http://www.youtube. com/watch? v=RZE1lOTeTLQ
Carlos Eduardo da Cunha Pereira
Coordenador de Atividades
GAPA-MA
www.gapaitaipava. org.br



Abrigo da Serra
Os canis foram destruídos pela chuva e pelo vento, e muitos animais ficaram gravemente machucados...alguns estão com cortes muito profundos e estão gritando de dor... Provavelmente estão com traumatismo.

Eliane T. M. Leão (tel: 21-9533.2956)
BaNco do Brasil
Ag. 0741-2
Conta Corrente: 39911-6

Cristiane Gonçalves da Silva - Veterinária responsável - Clínica Meu Xodó (tel: 21- 2644.4253)
Banco do Brasil
Ag. 0741-2
Conta Corrente: 33437-5




Como ajudar

A Coordenadoria do Bem Animal de Nova Friburgo, em parceria com a ONG (organização não governamental) Instituto Univida de Proteção Animal, está disponibilizando uma conta e contatos para doações que serão revertidas para alimentação e todos os cuidados que forem necessários para o atendimento dos animais desabrigados .

A conta do instituto é no banco Itaú, agência 6542 número 06841-3.


A Organização Mundial de Proteção Animal (sigla em inglês WSPA) também enviou profissionais para a região serrana para ajudar os bichinhos que também sofrem com a tragédia. Além disso a organização também capta recursos para ajudar.

Todos os recursos serão empregados na prestação de socorro e prevenção de doenças dos animais.

Quem quiser doar alimento (ração para cães e gatos) e medicamentos veterinários, pode ver abaixo os endereços para entrega na própria região atingida. A WSPA também fez contato com alguns parceiros para apoio à campanha e conseguiu doações de um lote de vacinas para prevenção da raiva e leptospirose, que serão encaminhadas para uma clínica veterinária parceira na região de Itaipava. Uma fabricante de ração também conseguiu a doação de uma tonelada de ração para cães e gatos.



A WSPA coordena essa ação em apoio aos animais, junto às seguintes ONGs afiliadas: a Defensores dos Animais (Rio de Janeiro), o Gapa (Itaipava) e a AnimaVida (Petrópolis), a Combina (Nova Friburgo) e SOS Animal (Teresópolis), que estão se mobilizando regionalmente.

A conta da organização está com o nome Defensores dos Animais e com CNPJ 04.363.242/0001-09, no banco Bradesco na agência 0279-8 número 172813-0.




Veja os endereços onde fazer doações:

Clínica Bicharada - estrada União Indústria, 10661, Itaipava/ Petrópolis (RJ) – CEP 25750-225

ONG Combina (Companhia dos Bichos e da Natureza) - rua José Eugênio Muller, 36, Centro – CEP: 28610-010 – Nova Friburgo

Armazém do Gemmal - estrada União e Indústria, 10.733, Itaipava – CEP 25750-225
Telefone 0/xx/24/ 2222-0298.

SOS 4 Patas - Centro de Proteção de Defesa dos Animais de Resende - avenida Projetada, número 578, Toyota 2 – Resende - CEP 27511-970 telefone 0/xx/24/ 3360-8070

SOS Animal - rua Silvio Romero, 40 – Golf (em frente ao Hotel Alpina) – Teresópolis
com Rosane Forli telefone 0/xx/21/87870872 ou 3641-0872

Defensores dos Animais - rua Doutor Manoel Cotrim, número 61, Riachuelo (RJ), CEP 20961-040 telefone 0/xx/21/2582-6646

Postos de esterilização no Rio da SEPDA (Secretaria de Promoção e Defesa Animal) receberão doações:

Bonsucesso - avenida Brasil, esquina com a rua Teixeira Ribeiro (passarela 9).
Centro - Campo de Santana - Praça da República, s/nº.
Coelho Neto - praça Virgínia Cidade (próximo à estação Coelho Neto do Metrô).
Guaratiba- fazenda Modelo - estrada do Mato Alto, 5620 (ao lado do Posto de Saúde Maia Bittencourt)

Jacarepaguá - praça Seca (em frente ao banco HSBC)

Largo do Machado- em frente à cabine da Polícia Militar, próximo à estação do Metrô

Realengo - praça Padre Miguel (paralela à avenida Santa Cruz, em frente à igreja Nossa Senhora da Conceição)

Vicente de Carvalho - largo de Vicente de Carvalho - avenida Pastor Martin Luther King Júnior (próximo ao Metrô).

As doações também poderão ser feitas no Centro de Controle de Zoonoses no largo do Bodegão, 150 em Santa Cruz.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ricky Gervais ofende meia Hollywood no Globo de Ouro.


Com piadas ácidas que não perdoavam ninguém e garantiram que ele não voltará em 2012, Ricky Gervais divertiu e ofendeu muita gente durante sua apresentação do Globo de Ouro nesse domingo. E com tantas piadas ofensivas, qual pode ter sido a piada que NÃO deixaram ele fazer? Saiba de tudo aqui!

O GLOBO DE OURO e a acidez de Ricky Gervais

Por Ricky Nobre

O Hollywood Foreign Press Association anunciou em sua cerimônia anual os ganhadores do Globo de Ouro deste ano. A festa foi aquela coisa de sempre, pois não tem muito o que fazer pra cerimônias como do Oscar, Emmy e Grammy serem muito mais interessantes que isso. Mas um elemento sacudiu as bases da noite, tornando a festa bem melhor para alguns e bem pior para outros. O apresentador foi Ricky Gervais, comediante e ator britânico, responsável pelo seriado The Office original. Ano passado Gervais ocupou a mesma função, que era desfiar seu típico humor ácido britânico para apimentar a noite. Este ano, porém, suas piadas foram tão grosseiras que fizeram a platéia passar do constrangimento à raiva.

Ricky começou dizendo: "Iniciamos agora mais uma noite de festa e bebedeira, ou, como chama Charlie Sheen, café da manhã." Até aí, tudo bem. Sheen já fez besteira demais, inclusive ser preso por drogas e repetidas agressões físicas e ameaças de morte às suas namoradas e ex esposas. Mas logo em seguida, emendou: "Esse foi o ano do 3D no cinema: Tron, Toy Story, Meu Malvado Favorito. Tudo nesse ano no cinema parece ter sido tridimencional, exceto os personagens de O Turista", disse ao se referir ao filme com Angelina Jolie e Johnny Depp, indicado à melhor filme comédia ou musical, arrancando imediatas reações de desaprovação do público. Ele emenda logo em seguida: "Calma, gente, eu tô caindo de paraquedas aqui. Eu nem sequer vi O Turista. Aliás, quem viu?". Já estava claro que ele tentaria ser o mais desagradável possível nessa última noite de domingo.

Daí em diante, sobrou até piada (velha por sinal) sobre a suposta homossexualidade de Tom Cruise e John Travolta, com a idade do elenco de Sex and the City 2 ("melhores efeitos especiais pra equipe que fez o poster. Meninas, nós sabemos a idade de vocês") e até com o presidente da associação que promove o Golden Globe ("eu o ajudei no banheiro a colocar os dentes"), o que fez o próprio presidente responder: "Ricky, se no futuro você pensar em pedir minha ajuda para futuros projetos, não peça." Mais adiante, apresentou Bruce Willis como "o pai de Ashton Kutcher", e que a apresentadora seguinte tinha que ser linda de se olhar, porque ia apresentar o melhor filme estrangeiro, "categoria que ninguém na América dá a mínima". Robert Downy Jr, ele apresentou como "mais conhecido da clínica Betty Ford e da cadeia de Los Angeles".

Então ele meio que sumiu da festa até reaparecer mais à frente, para apresentar mais dois atores, enquanto lia um cartão: "O primeiro foi vencedor de 2 Oscars, 3 Globos de Ouro, seus filmes renderam mais de 3 bilhões de dólares e esteve em grandes filme como Filadélfia, Resgate do Soldado Ryan, À Espera de um Milage e Apolo 13, Sr. Tom Hanks!". Então ele pegou outro cartão: "E o outro..." Ele pára, olha o verso do cartão, olha a frente de novo: "O outro é Tim Allen". Os dois entraram de péssimo humor no palco e Hanks disse: "Tim, lembra quando Gervais era um bom comediante meio gordinho?" E Allen respondeu: "É, hoje ele não é nenhum dos dois".

Sua última palavra no palco (que a TNT cortou o mais rápido possível) foi: "Obrigado a Deus, por ter me feito ateu".

Mas além de tudo isso, teve uma piada que a Associação não permitiu que ele fizesse, como ele relatou no talkshow do apresentador Conan, pois piadas com nazismo não são bem vindas. Ele entraria vestido de Hitler, saudaria a platéia com o braço estendido e esperaria a reação (provavelmente ruim) do público. Então ele diria: "Exagerei?". Aí ele tiraria o bigode e arremataria: "É a última vez que pego uma roupa emprestada com Mel Gibson".


A premiação?? Ah! Teve isso, né? O grande vencedor de filme dramático foi A Rede Social, que levou melhor filme, diretor, roteiro e música. Glee foi a série vencedora de comédia ou musical e também levou ator e atriz coadjuvantes, enquanto série dramática ficou com Broadwalk Empire, nova série produzida por Martin Scorcese. Abaixo, a lista!


Melhor ator coadjuvante
Christian Bale - “O vencedor”
Andrew Garfield - “A rede social”
Geoffrey Rush - “O discurso do rei”
Jeremy Renner - “Atração perigosa”
Michael Douglas - “Wall Street: o dinheiro nunca dorme”

Melhor atriz em série dramática
Julianna Margulies - "The good wife"
Piper Perabo - "Covert affairs"
Elisabeth Moss - "Mad men"
Katey Sagal - "Sons of anarchy"
Kyra Sedgwic - "The closer"

Melhor minissérie ou filme de TV
"Carlos"
"The pacific"
"Pillars of the earth"
"Temple grandin "
"You don’t know Jack"

Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou filme de TV
Eric Stonestreet - "Modern family"
Chris Colfer - "Glee"
Scott Caan - "Hawaii 5.0"
Chris Noth - "The good wife"
David Strathairn - "Temple grandin"

Melhor ator em série dramática
Michael C. Hall - "Dexter"
Bryan Cranston - "Breaking bad"
Jon Hamm - "Mad Men"
Hugh Laurie - "House"
Steve Buscemi - "Boardwalk empire"


Melhor série dramática
"Mad men"
"Boardwalk empire"
"Dexter"
"The good wife"
"The walking dead"

Canção original
“Bound to you” - “Burlesque”
“You haven’t seen the last of me” - “Burlesque”
“There’s a place for us” - “As crônicas de Narnia: a viagem do peregrino da alvorada”
“Coming home” - “Country strong”
“I see the light” - “Enrolados”

Trilha sonora original
“127 horas”
“O discurso do rei”
“Alice no país das maravilhas”
“A rede social"
“A origem”

Melhor animação
“Meu malvado favorito”
“Enrolados”
“Como treinar o seu dragão”
“Toy story 3"
“O mágico”

Melhor atriz musical ou comédia
Anne Hathaway - “O amor e outras drogas”
Angelina Jolie - “O turista”
Annette Bening - “Minhas mães e meu pai”
Julianne Moore - “Minhas mães e meu pai”
Emma Stone - “A mentira”

Melhor ator em minissérie ou filme de TV
Idris Elba - "Luther"
Ian McShane - "Pillars of the earth"
Al Pacino - "You don't know Jack"
Dennis Quaid - "The special relantionship"
Edgar Ramirez - "Carlos

Melhor atriz em minissérie ou filme de TV
Hailey Atwell - "Pillars of the earth"
Claire Danes - "Temple grandin"
Judi Dench - "Return to Cranford"
Romola Garai - "Emma"
Jenifer Love Hewitt, "The client list"

Melhor roteiro
Danny Boyle e Simon Beaufoy - “127 hours”
Stuart Blumberg e Lisa Cholodenko - "Minhas mães e meu pai"
Christopher Nolan - “A origem”
David Seidler - “O discurso do rei”
Aaron Sorkin - “A rede social”

Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou filme para TV
Hope Davis, "A miraculous year"
Jane Lynch, por "Glee"
Kelly Macdonald, "Boardwalk empire"
Julia Stiles, por "Dexter"
Sofia Vergara, por "Modern family"

Melhor filme estrangeiro
“Biutiful” (México)
“The concert” (França)
“The edge” (Rússia)
“I am love” (Itália)
“In a better world” (Dinamarca)

Melhor atriz em série cômica ou musical
Tony Colette - "The united states of Tara"
Edie Falco - "Nurse Jackie"
Tina Fey - "30 rock"
Laura Linney - "The big C"
Lea Michele" - "Glee"

Melhor ator em série cômica ou musical
Alec Baldwin - "30 rock"
Steve Carell - "The office"
Jim Parsons - "The big bang theory"
Thomas Jane - "Hung"
Matthew Morrison - "Glee"

Melhor atriz coadjuvante
Amy Adams - “O vencedor”
Helena Boham Carter - “O discurso do rei”
Melissa Leo - “O vencedor”
Mila Kunis - “Cisne negro”
Jacki Weaver - “Animal kingdom”

Melhor diretor
Darren Arronofsky - “Cisne negro”
David Fincher - “A rede social”
Tom Hooper - “O discurso do rei”
Christopher Nolan - “A origem”
David O. Russell - O vencedor”

Melhor série cômica ou musical
"Glee"
"30 rock"
"The big bang theory"
"Modern family"
"Nurse Jackie"
"The big C"

Melhor ator musical ou comédia
Johnny Depp - “O turista”
Johnny Depp - “Alice no País das Maravilhas”
Paul Giamatti - “Barney’s version”
Jake Gyllenhaal - “O amor e outras drogas”
Kevin Spacey - “Casino Jack”

Melhor atriz de drama
Halle Berry - “Frankie and Alice”
Nicole Kidman - “Rabbit hole”
Natalie Portman - “Cisne negro”
Michelle Williams - “Blue valentine”
Jennifer Lawrence - “Inverno da alma”

Melhor filme musical ou comédia
“Burlesque”
“O turista”
“Minhas mães e meu pai”
“Red – Aposentados e perigosos”
“Alice no País das Maravilhas”

Melhor ator de drama
Jesse eisenberg - “A rede social”
Colin Firth - “O discurso do rei”
Jame Franco - “127 horas”
Ryan Gosling - “Blue Valentine”
Mark Wahlberg - “O vencedor”

Melhor filme drama
“O cisne negro”
“O vencedor”
“A rede social”
“O discurso do rei”
“A origem”

FAZENDO A DIFERENÇA

por Renato Rodrigues
Nos meios dos destroços a gente tem que tentar cavar boas notícias, né?

Muitos cães e gatos foram abandonados por moradores das cidades atingidas pelos alagamentos na Região Serrana do Rio. Em Teresópolis, cerca de 150 cachorros foram encontrados com ferimentos, soterrados ou presos nas casas atingidas. Esse foi o caso de Daniel e Maria: “Saímos correndo de casa sob o risco de desabamento e a deixamos lá, pois não dava para levá-la junto.” Quando pôde voltar pra casa, Dara, sua cadela de estimação tinha sumido.

A sorte é que Dara foi levada por voluntários para o abrigo da ONG Estimação: “Viemos tentar a sorte e ela [Dara] estava lá. Quando nos viu, começou a chorar. Nem precisamos de documentos para provar que somos os donos dela, pois foi Dara que nos reconheceu no abrigo”, disse Maria.

Depois de quatro dias hospedada no abrigo para cães, Dara ganhou uma coleira nova, novos potes de água e comida e um saco de ração.

Adoção
Segundo o biólogo Guilherme Andreoli, do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, a maioria dos cães levados para o abrigo é colocado para adoção. “Já concretizamos mais de 20 adoções, mas precisamos que mais cães sejam adotados. Só houve um caso de um beagle abandonado, que foi adotado e o dono apareceu depois pedindo pelo cão. Aí o processo adotivo foi cancelado e o beagle voltou para seu antigo dono.”

Todos os animais, logo que chegam ao abrigo, passam por triagem para avaliação veterinária. Lá eles fazem fazem a análise de possíveis fraturas, lesões, ferimentos e estado geral de saúde do cão. Eles são vacinados e vermifugados. Em seguida, se for o caso, o animal faz raio-x ou é medicado até se recuperar totalmente.

VAMOS AJUDAR?
Os abrigos pedem doações de ração úmida (daquelas em lata), ração comum, panos velhos, jornais, papelão, focinheiras, coleiras e cercadinhos de arame para separar os animais.

Se você não mora no Rio, veja como ajudar:

* Pelo Próximo e Clube do Totó
Postos de Coletas no Rio de Janeiro:
Flamengo: Rua Correa Dutra-99/loja5
Méier: Carla Bello -8829-9026
Copacabana: Loja Bicho Bacana- Rua Sta. Clara, 110
Lojas Patas & Penas: Botafogo, Urca e Norte Shopping
Gávea: loja Pet Gávea- R. Marquês de São Vicente
peloproximo.blogspot.com

* Suipa (Sociedade União Internacional Protetora Dos Animais)
Banco Itaú
Agência: 0584
Conta Poupança: 54979-4 / 511 (complemento)
CNPJ é 00.108.055/0001-10
http://www.suipa.org.br/

* Univida
Instituto Univida de Proteção Animal
Banco Itaú
Agência: 6542
Conta corrente: 06841-3
http://www.univida.org.br/

* Grupo Estimação
Banco Itaú
Agência: 6103
Conta Corrente: 19918-5
CNPJ: 08.996.430/0001-17
http://www.estimacao.org/

* WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) / Defensores dos Animais
CNPJ: 04.363.242/0001-09
Banco Bradesco
Agência: 0279
Conta-poupança: 172813-0

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CAPITÃO AMÉRICA - Fotos novas!


por Renato Rodrigues
Semana passada o Homem-Aranha deus as caras (sem máscara e tudo) e agora pintam duas fotos do Capitão América. Confira as imagens numa emocionante sequência de ação:

Parado:
Correndo:

Parado:

correndo:

Parado:


Correndo:
Viu? Igualzinho aos saudosos Desenhos Desanimados Marvel:



Além de Chris Evans (Steve Rogers), Capitão América - O Primeiro Vingador traz no elenco Hayley Atwell (Peggy Carter), Sebastian Stan (Bucky), Hugo Weaving (Caveira Vermelha), Tommy Lee Jones (General Chester Phillips), Samuel L. Jackson (Nick Fury), entre outros.
O filme estreia 29 de julho no Brasil.