Por Ricky Nobre
Quem está acostumado ao cinema de ação de Paul Greengrass (os filmes da franquia Bourne entre eles) pode se surpreender com esse western mais intimista. Sim, existem umas três sequências de ação muito bem realizadas, mas o tom geral do filme é bem diferente. Tom Hanks (perfeito sempre!) é o Coronel Kidd, veterano da guerra civil que atravessa o oeste norte americano lendo as notícias dos jornais para a população, em eventos com um ligeiro toque teatral. Ele acaba por cruzar o caminho de uma menina de origem alemã (Helena Zengel, de Transtorno Explosivo) cuja família foi morta, sendo depois criada por nativos americanos. Sem conseguir se comunicar com a menina que fala apenas a língua kiowa, ele agora precisa levá-la até seus tios, mas este será um longo e perigoso caminho.
Durante a jornada do Capitão e da jovem Johanna, somos apresentados à paisagem natural, política e social do Texas de 1870. Inconformados com a derrota na guerra civil, os texanos seguiam insatisfeitos com as políticas da União e com a negação de seu sacrossanto direito de exterminar índios e escravizar negros. Neste turbilhão, que por vezes os fazem ser recebidos com desconfiança de cidade em cidade, os dois vão lentamente se conectando apesar das diferenças culturais e geracionais.
O filme apresenta diversos temas interessantes de serem
abordados mas não se aprofunda de fato em nenhum. Talvez o melhor ponto
destacado seja a visão de vida da América branca de seguir sempre em frente, em
linha reta, e dos nativos, de reconhecimento do passado para seguir adiante. A
direção segura e o show de interpretação de Hanks e Zengel garantem um filme
razoavelmente divertido, excitante e tocante, mas também deixa a impressão de
que temas preciosos foram deixados apenas nas pinceladas. A intenção pareceu
ser realizar um filme leve e agradável que tivesse temas mais fortes apenas como pano de fundo. Mesmo assim,
ele segue a linha dos westerns pós anos 60, onde o mal não vem dos vilões
clichês e o herói não é o guerreiro sempre pronto para a violência.
Recomendável para quem procura um bom filme que não se aprofunde demais em assuntos mais pesados.
COTAÇÃO:
INDICAÇÕES AO OSCAR:
Fotografia: Dariusz Wolski
Música original: James Newton Howard
Direção de arte: David Crank e Elizabeth Keenan
Som: Oliver Tarney, Mike Prestwood Smith, William Miller e John Pritchett
RELATOS DO MUNDO (News of The World – EUA e China, 2020)
Com: Tom Hanks, Helena Zengel
Direção: Paul Greengrass
Roteiro: Paul Greengrass e Luke Davies, baseado no livro de Paulette Jiles
Música: James Newton Howard
Fotografia: Dariusz Wolski
Montagem: William Goldenberg
Design de produção: Mark Bridges
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