segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

CARNAVAL SANGUE BOM

por Luciana Werneck

Com a aproximação do carnaval, a população começa a se preparar para aproveitar o feriadão. Quem vai brincar, dá os últimos retoques na fantasia, quem vai viajar finaliza os preparativos para um período de muita curtição. Só que poucos sabem que os hospitais também se preparam para esta época, já que o número de emergências aumenta consideravelmente, devido aos excessos e falta de cuidado dos foliões e viajantes.

Até aí estaria tudo bem se não fosse pelo fato do número de doadores de sangue cair 50% neste período, justamente quando a necessidade de transfusões aumenta bastante. Para evitar que falte sangue nos hospitais, os hemocentros pedem a população que incluam uma doação de sangue na preparação para o carnaval.

A necessidade de doações é tão grande que alguns hemocentros irão funcionar normalmente durante o Carnaval, como é o caso do Hemorio, no Rio de Janeiro.

Doar sangue não engorda, não faz mal e ainda salva uma vida. Então? Que tal ser “Sangue Bom”, dar uma passadinha no hemocentro mais perto da sua casa e ajudar os hospitais a salvar a vida dos feridos? Para doar basta:

- Documento oficial de identidade com foto (original).
- Ter entre 18 e 65 anos.
- Pesar mais de 50 quilos.
- Estar bem de saúde.
- Não estar grávida ou amamentando.
- Não estar em jejum.
- Evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação.
- Não ter bebido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
- Ter dormido pelo menos 6 horas de sono nas últimas 24 horas.

É só quando a gente tem alguém querido numa mesa de operação recebendo uma transfusão salvadora que a gente percebe o quanto o ato de doar é importante, já que dinheiro nenhum pode sintetizar sangue humano.

Doe sangue, salve uma vida e tenha um carnaval “Muito Sangue Bom”!

Nenhum comentário: