quinta-feira, 1 de outubro de 2009

DIA TRISTE EM PATÓPOLIS

por Renato Rodrigues
Ivan Saidenberg, um dos mais destacados nomes do quadrinho nacional, faleceu ontem, 30/09 perto de completar 69 anos, vítima de complicações causadas por diabetes e insuficiência arterial.

Seus trabalhos mais conhecidos são nos Estudios Disney da Editora Abril onde criou e desenvolveu - sozinho ou em equipe - personagens como Morcego Vermelho, Zorrinho, Vovô Metralha, Pena Kid, Morcego Verde, Biquinho (sobrinho do Peninha), a Anacozeca (impagável Associação Nacional dos Cobradores do Zé Carioca) entre outras criações que ajudram a enriquecer e dar uma cara verde amarelo a Patópolis.

Como chargista, ele também colaborou para O Pasquim de 77 a 82 e participou de vários salões de humor, recebendo o Prêmio Júri Popular do Salão de Humor de Piracicaba, em 1979 entre outras premiações do meio.

Um obrigado a Ivan, mais um desses heróis anônimos nas trincheiras do Quadrinho Nacional cuja obra esteve presente em nossa infância e estará ainda por muito tempo graças as diversas republicações que a Abril lança ainda nas bancas. Eu recomendo o almanaque Disney Big, uma coletânea de 132 páginas com várias histórias de todas as épocas.




2 comentários:

Patrícia Balan disse...

Renato é um cara necessário para a gente aprender a dar valor a nossos tesouros. Heróis como Ivan Saidenberg não deveriam ser anônimos.

robert.blue disse...

Ele fez parte de minha infância e da de outras pessoas, que como eu, apreciava e ainda aprecia histórias em quadrinhos!!