quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Filmes de fantasia bem reais

O cinema nos dá essa viagem a mundos fantásticos sempre que permitimos. Alguns desses mundos parecem fantasia, mas são bem reais. Alguns são baseados em livros e os autores se dedicaram a pesquisas profundas para contar um pouco desse mundo mágico. Um exemplo é Crônicas de Spiderwick, muito fiel ao mundo das fadas e dos elementais, em especial aos elementais da Europa.

Outro bem interessante é Coraline, baseado num livro de Neil Gaiman. Este mostra uma das faces do Umbral,que todos nós visitamos constantemente. Ambos abordam esses mundos com fidelidade e ambos citam a obsidiana, uma pedra mágica mencionada nas Lendas Arturianas como uma forma de ver o que está oculto aos olhos mundanos. Espelhos mágicos podem ser feitos de obsidiana e podem fazer muito mais do que ver o presente, passado e futuro, como mostra um dos capítulos de Alcatéia, onde a Bruxa de Gévaudan ensina a fazer um espelho mágico extremamente poderoso. Mas isso é uma outra história!

A obsidiana é uma pedra em forma de anel é, quando devidamente preparada, é capaz de mostrar o que nossos olhos humanos esqueceram como ver.

Alcatéia é um livro de ficção,mas traz em suas páginas verdadeiros tesouros místicos que só os atentos poderão notar e só os merecedores poderão aproveitar. Voltando a Neil Gaiman, todos os seus livros são mágicos. Os Filhos de Anansi, uma espécie de Spin off de Deuses Americanos, é incrivelmente rico ao descrever mundos invisíveis. Ficam aí as dicas de filmes e livros pro seu fim de semana de feriadão!

4 comentários:

Ricardo Lima disse...

Eddie, estou esperando a estreia de Uma Guerra de Luz e Sombras, no catálogo dizia que a estréia era em Outubro, certo?

fabio disse...

Olá eddie,achei muito interessante esse seu comentario sobre a fantasia com o mundo real.
Ah,e sobre o feitiço com o espelho esseé aquele que se utiliza para atrair a simpatia dos poderosos ou vai haver uma continuaçao da bruxa de gevaudan em seu proximo livro de alcateia???

Anônimo disse...

como chama o nome desse?.filme quero muito assistir ele!

Eddie disse...

QUal filme?