terça-feira, 12 de janeiro de 2010

HOMEM-ARANHA 4 SERÁ REBOOT! TOBEY MAGUIRE E SAM RAIMI ESTÃO FORA!

Por Ricky Nobre



Mesmo com notícias confirmadas ano passado de que a equipe reunida pelo diretor Sam Raimi já teria finalizado o roteiro do quarto filme da série do cabeça de teia, a Columbia Pictures, subsidiária da Sony, anunciou ontem, dia 11 de janeiro, que tanto Raimi quanto o astro Tobey McGuire estão fora do novo filme. Homem Aranha 4 também mudou de data: em vez de maio de 2011, só chegará aos cinemas em 2012. E não é só isso: o estúdio pretende realizar uma nova trilogia com a história de Peter Parker começando do zero, novamente adolescente, de volta à escola.


Homem Aranha 4 vem sendo desenvolvido há cerca de um ano, quando o roteirista James Vanderbilt (de Z0díaco) elaborou a primeira versão do roteiro. Insatisfeito, Raimi contratou o dramaturgo ganhador do Pulitzer David Lindsay-Abaire e o cinesta Garry Ross (A Vida em Preto e Branco) para revisarem o roteiro. Depois, veio Alvin Sargent, que trabalhou nos roteiros do Homem Aranha 2 e 3, para colocar ordem em todas essas versões. O resultado final, porém, continuou objeto de discussão entre o estúdio e Raimi. E mais: o já estronômico orçamento de 230 milhões de dólares reservados pela Columbia para o novo filme foi considerado baixo por Raimi, em vista das ambições do roteiro e sua visão do filme. A filmagem precisaria começar imediatamente para o prazo de estreia de maio de 2011 ser cumprido, e isso não parecia provável. O resultado foi o afastamento do diretor Sam Raimi do projeto.


Imediatamente, o estúdio anunciou que realizaria os 3 filmes que pretendia (Raimi queria fazer apenas o 4). Todo o elenco foi dispensado e novos e mais jovens atores seriam escalados para esse reboot da franquia. Corre a especulação que isso seria uma tentativa da Columbia/Sony de aproveitar o estilo de filmes adolescentes devido ao sucesso da franquia de Crepúsculo. Aparentemente, a idéia já seria considerada para Homem Aranha 5, tanto que o roteirista James Vanderbilt já possuía um roteiro para as aventuras do Parker adolescente. O que a Sony fez foi descartar totalmente o projeto do quarto filme e partir direto para o que planejavam para o quinto, que seria mesmo o reboot.


Por mais desastrado que tenha sido o terceiro filme, os dois primeiros ainda são referência em termos de filmes de super herói. A saída de Raimi pode ter sido péssimo para a franquia, assim como a idéia de adolescentização da história. Por outro lado, o fracasso do terceiro veio justamente da filmagem ter começado sem um roteiro pronto, cujo conteúdo não agradava a todos os envolvidos, resultando num filme confuso, tolo e sem pé nem cabeça. Raimi pode ter visto um nefasto replay da situação pela qual já passou e preferiu saltar desse barco antes que afundasse com ele. Agora é ver se esse desnecessário reboot vai ou não destruir a franquia.


Um comentário:

Alexandre Sato disse...

Não comcordo com a Opinião de que o HA3 tinha cido confuso!
è uma pena ver tudo novamnte contar a historia td novamente. Sem contar q nesta continuação sem dúvidas q o Homem lagarto já estaria confirmado e espeluvam mais um.
Alexandre Sato