sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

UMA ODISSÉIA ELETRÔNICA


por Ricky Nobre
Em 1982, computador era ou uma parede inteira de armários com botões ou pequenas máquinas domésticas de pouquíssimos kbytes de memória e monitor verde. Videogame? Atari para as massas ou então usar os pequenos computadores domésticos para jogos que eram gravados em fitas cassetes. O pioneirismo de Tron foi desvendar um mundo que estava apenas na imaginação dos mais delirantes apaixonados por informática. Não, nós ainda não entramos literalmente nos computadores, porém, metaforicamente, estamos quase todos lá. MSN, Orkut, Facebook, MySpace, Twitter, blogs, flogs, lojas virtuais nos levam a viver uma vida inteira no mundo virtual que nem sempre interage de fato com nossa vida física.


Tecnologicamente, foi o impossível realizado. As cenas dos atores no mundo virtual foram rodadas em preto e branco e depois todas PINTADAS A MÃO!!! As cenas das motos, tanques e naves foram as primeiras animações geradas por computador da história do cinema a fazerem parte da ação. Porém, não existiam programas de animação nem computadores capazes de rodá-los. Então, a posição dos objetos era determinada por coordenadas para cada quadro. Eram necessárias 600 coordenadas digitadas a mão para cada 4 segundos de filme.

Dirigido por Steven Lisberger (no mesmo ano de E.T., é claro que todo mundo pensava que o Tron era do Spielberg...), Tron finalmente gera uma continuação que, mesmo sendo produzida com a nova tecnologia 3D e com todo o conhecimento acumulado nos últimos 28 anos sobre animação digital, não deve conseguir ser tão revolucionária, profética e ousada quanto o original. Tron, porém, foi um filme injustiçado, sendo considerado um fracasso pela Disney. Mas o público o descobriu aos poucos, tornando essa continuação não apenas possível, mas ansiosamente aguardada.

Tron Legacy é dirigido pelo ilustríssimo desconhecido Joseph Kosinski, diretor de comerciais e trailers de videogames. O filme ainda trás o agora oscarizado Jeff Bridges de volta ao seu papel original.
O filme estreia no Brasil e nos EUA em 17 de dezembro.

5 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Tron foi o Chrysler Airflow do cinema.

Patrícia Balan disse...

Cada comentário do Nanael é uma visita à Wikipédia!
NÃO, NEM TODO MUNDO SABE O QUE RAIOS É UM CHRYSLER AIRFLOW!

Nanael Soubaim disse...

Foi um carro lançado no início nos anos trinta, mas era um conceito tão avançado para a época que as pessoas quase o temiam, mesmo com os testes de segurança e resistência. Quinze anos depois, foi imitado por todos.

Renato Rodrigues disse...

Deixa ela pra lá, Nanael! Mulher não entende nada de carro!

Se você tivesse dito Brastemp ou Consul ela saberia!

Patrícia Balan disse...

Como se o senhor Renato soubesse alguma coisa de carro - Diga rápido, de que lado fica o volante? - e como se não tomasse conta da cozinha enquanto a Eddie trabalha!

Mas só para não perder a viagem... Vá de Chrisler Airflow, ou mais provavelmente de 413, para a &*%#$@$¨&@!