quarta-feira, 11 de maio de 2011

AMERICAN IDOL - Vários, porque estava atrasadaço!

por Eddie Van Feu
Essa postagem está atrasada (porque o Blogger tirou todo mundo do ar), então vamos falar logo de três programas seguidos. A competição está acirradíssima. Agora, é briga de foice na chuva e no escuro. É briga feia e afiada, pois só tem gente muito boa.
No TOP 7, tínhamos pessoas em perigo. Stephano tinha ido bem, mas esse rapaz estava sempre em perigo. Jacob não tinha ido bem. Lauren já foi até onde podia. E o restante continuava indo muito bem. Menos James Durbin... Ele não estava apenas indo bem... Ele estava jogando pesadíssimo! Cada apresentação sua parecia um filme do Michael Bay, e, cada vez mais confiante, James está começando a se sobressair.
Infelizmente, alguém tem que sair. Afinal, é uma competição. Infelizmente, quem saiu foi justamente a voz deliciosa e o sorriso lindo do Paul, um misto de Rod Stewart com Bradley Cooper com o guarda-roupa do Falcão. A apresentação dele foi boa, mas não tão boa quanto poderia ser. Nessa edição, uma coisa está muito clara: ninguém está salvo. Basta um erro, uma música mal escolhida, um escorregãozinho, e é ir para o banquinho.
Perdemos Paul. Fiquei triste. Preferia ter pedido o Jacob...

Paul no tempo em que dirigia um Black People Car e hoje.

TOP 6
Haley, a surpresa dessa temporada, podia ter escolhido melhor a música, mas foi bem. Casey arrebentou, como sempre. Jacob gritou e gritou e gritou numa música comovente. James apareceu com uma banda de tambores e num figurino que Steven Tyler brilhantemente descreveu como Mad Max encontra Stormtroopers em Melrose. Era uma música do Muse e James arrepiou a boca do balão, arrebentou a corda da ponte, ou qualquer maluquice que o Steven Tyler consiga dizer. Stephano deveria saber a hora de parar de seguir o conselho dos produtores. Ele se mexeu, dançou e cantou. Foi bem. Infelizmente, a música era inexpressiva e sem letra. Lauren definitivamente já deu o que tinha que dar. Concorrer com Hannah Montana só foi inteligente porque qualquer um consegue cantar melhor que a Miley Cyrus.
O resultado foi quase previsível. É hora de dar adeus para o bonitinho do Stephano. Uma pena. A presença insistente de Jacob e Lauren começa a me incomodar...

Stephano nos tempos em que morava no Central Perk
TOP 5
Agora, o bicho pegou! Tivemos apresentações em dupla com Scotty e Lauren como Jane e Erondy, Casey e Haley em blues rosnados e James e Jacob se divertindo no palco e constrangendo a mulher mais bonita do mundo (nossa amiga J. Lo, que estava com uma saia muito curta e não esperava ser arrastada para a frente das câmeras de repente). Na competição, Scotty atacou de You’ve got a Friend, o que Renato e eu chamamos de “música roubada”, ou seja, aquela música que vale alguns pontos a mais só por ser ela, como “Haleluiah”, que já salvou um monte de gente sem voz em edições passadas. Porém, não foi tão bom quanto achamos. Foi bom... Mas o original era melhor. Lauren escolheu uma música irrelevante, o que a colocou, ao meu ver, em sério perigo. Jacob resolveu escolher as roupas de olhos fechados no guarda-roupa do Jerry Lewis e dançou no palco, o que foi um tanto perturbador. Nem lembro qual foi a música. Casey deu um show, como sempre, abusando de um clássico e dando a certeza de que eu pagaria para ver um show dele. Haley também se recuperou de uma escolha duvidosa de música e James resolveu dar um tempo nas super produções e cantar algo mais intimista, mostrando que sabe cantar, independente de todo o cenário, pianos pegando fogo, bandas de tambor.
O resultado foi surpreendente. E não digo isso de uma maneira boa. Há boas e más surpresas. Essa noite foi uma das piores. Agora, as pessoas são chamadas de forma aleatória, então não sabemos exatamente quem está em melhor ou pior posição. Meu medo começou quando Lauren escapou. James escapou ileso – com mérito – e está se tornando o grande favorito da competição. Haley escapou. Isso foi bom. Ficaram no palco Jacob, Scotty e Casey. E Jacob foi salvo...
Meu coração morreu um pouquinho naquela hora. Era perder o country do muito gente boa Scotty ou dar adeus a Casey, o que era impensável. Apostei que o público votante tinha percebido que a apresentação de Scotty tinha sido pouco convincente e meio canastra. Se percebeu, não deixou transparecer nos votos.
E nós perdemos Casey.
Houve espanto do júri, mas Ryan pareceu ter muita pressa para acabar o programa e não deu muito espaço para lamúrias. Jogou o rapaz pra cantar no palco e Casey se despediu saindo por cima, com muito bom humor, beijando o júri, beijando as meninas do palco, beijando seus pais e cumprimentando todo mundo.

Casey nos tempos em que era do PT
Numa análise fria, sabemos que Paul, Casey e Haley não possuem o perfil de vencedores do American Idol. São alternativos, são cool, não se encaixam na forma da indústria que poderia destruí-los. Mas ainda assim dói ver qualquer um deles sair.
Essa é a primeira temporada que eu não tenho um favorito. Mas agora, tenho oficialmente um favorito pra sair! Vou jogar todas as minhas ondas de azar para Jacob, o carola, porque continuar olhando pra ele enquanto Casey e Paul saem é ultrajante!!!! E nem tem mais Stephano pra distrair!

Nenhum comentário: