domingo, 9 de setembro de 2012

LOBOTECA: Resenha do livro "O amor é para os fortes"

Por Fernando Coelho

Nossa, faz mais de mês que não faço uma resenha, então para começar bem a semana indicarei um livro que li e gostei muito.

O livro foi escrito por Marcelo Cezar e ditado pelo espírito Marco Aurélio. Marcelo Cezar escreveu vários livros, tais como: “A vida sempre vence”, “Um sopro de ternura”, “A última chance”, “Para sempre comigo”, “O preço da paz”, “Você faz o amanhã”, “Medo de amar”, “Nunca estamos sós”, “Nada é como parece”, “Só Deus sabe” e “O amor é para os fortes” e é este ultimo que indico a vocês.

“O amor é para os fortes” é da editora Vida E Consciência, o livro traz 258 paginas de um belo romance espírita contado na terceira pessoa, tendo a historia com fácil entendimento por se passar nos dias atuais, o cenário é no Brasil se concentrando na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro.

A narrativa se desenvolve em torno da história de Edgar, um jovem apaixonado por Denise, sua esposa, ela era linda porem arrogante e inescrupulosa, que só se mantinha nesse relacionamento por que era ela quem dava as cartas e fazia o que bem queria do marido, ela nunca o amou e sempre o traiu, foi obrigada a se casar com ele por ter engravidado na juventude. Apesar dos problemas, ele faz de tudo para manter a relação, pois ele a vê como um deusa, e é o tipo de cara romântico que sempre se colocava abaixo da esposa se sentindo não merecedor de seu amor. Ela, porém, o deixa para conquistar Leandro, um homem culto, educado, empresário e um ótimo pai. Este está passando por uma crise no casamento com sua mulher, Leticia que é linda e respeitada na sociedade.

Devido a separação com Denise, Edgar tenta um suicídio, e acaba sendo salvo da morte pela assistente de sua mulher, Marina, que acaba se apaixonando por ele.

Denise não aceita ser só amante de Leandro e acaba fazendo de tudo para acabar com o casamento dele com Leticia, criando assim o clímax da historia.

Os personagens centrais da narração se cruzam tanto no plano terreno, quanto no espiritual e por meio de suas experiências levam o leitor a refletir sobre o real significado do amor. A medida que a alma se eleva, há a compreensão das questões sentimentais, o amor é revelado e destinado aos fortes de espírito.





Abaixo deixo uma frase retirada do livro:
“Muitos de nós, perdidos nas ilusões afetivas e sedentos de intimidade, buscamos a relação perfeita. Este romance nos mostra que não existe a relação perfeita, e sim, a relação possível. E é nessa relação possível que a alma vive as experiências mais sublimes, decifra os mistérios do coração e entende que o amor é destinado somente para os fortes.”

3 comentários:

Gisele Bizarra disse...

Esse é um ótimo livro mesmo. Já o li e, foi assim, do nada, que o encontrei na prateleira de livros de onde comprei.

Fernando Coelho disse...

Obrigado por comentar. Nada é por acaso! beijinhos e brigadeiros a vc Gi.

Luiz disse...

Sou Cristão Evangélico e por ter sido criado em outra religião com dogmas e doutrinas diferentes, sempre desacreditei em preceitos diferentes dos meus ( não quero ofender ninguém ) quanto se trata de questões espirituais...

Mas isso não me impediu de ter uma mente aberta e por ser muito curioso, buscar sempre aprender e entender "mundos" diferentes nos meus, coisa além do meu horizonte racional.

Nessas indas e vindas estava num ônibus e tinha uma moça lendo um livro, estava de pé perto dela e "inevitavelmente" dei uma "espiadinha" ( rs ) no que ela tava lendo, não me recordo o trecho em si, mas me lembro que li algo que me interessou bastante e como sou esquecido por natureza, discretamente anotei no celular o título do livro que era "O amor é para os fortes". Na época nem imaginava do que se tratava efetivamente este título, muito menos que era um romance espírita.

Esqueci completamente de tudo isso, quando meses depois tive a oportunidade de ler essa obra, lembrei que tinha gostado de algo quando o vi com a "moça do ônibus" e começei a ler, nossa! Que livro maneiro! Não digo que agora acredito na doutrina espírita, mas realmente o livro me tocou, a história, os personagens, a narrativa e principalmente essa "rede de enlace" entre os personagens e suas ligações, aprendi que nada é por acaso e nisso já acreditava antes no cristianismo.

Confesso que a história me emocionou, me tocou profundamente, em determinados trechos, me peguei lacrimejando e olha que tem anos que isso não acontece, odiei o jeito arrogante da Denise, gostei do jeito da Letícia e da Marina, o Ricardinho lembra meu filho, a consuelo é batalhadora como minha avó e como marido sei o que Leandro passou, conheci trastes como o inácio e também amigos leais como Patrícia e Adrianoe já fui romantico como o Edgar...enfim cada personagem me fez viver o passado.

Eu adorava ler quando criança / adolescente, mas na vida adulta me afastei dos livros pela tv / internet, etc era obrigado a ler livros técnicos chatos no trabalho / escola o que me fez ter uma visão ruim dos livros, esqueci completamente da emoção que um livro pode trazer na alma, tanto quando ou maior até do que a cena de um filme que utiliza recusros sensoriais, como música de fundo e a visão, mas "o amor é para os fortes" me deu um novo despertar intectual e ascendeu em mim a paixão de ler, recomento muito a todo mundo, embora eu não tenha o lido com olhos religiosos e sim como um hobby, mas o que importa é o resultado: adorei...