quarta-feira, 28 de maio de 2014

RESENHA "X-MEN DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO"


Por X-Maay Barnes 

Em primeiro lugar, eu sou fã de X-men desde meus míseros 5 anos – do desenho X-Men Evolution, óbvio – e fiquei mais ainda aos 10 anos quando assisti em DVD X-men – o Filme do Bryan Singer (que retorna agora para a Mansão Xavier reassumindo a franquia depois de passar vergonha lá em Metrópolis) :P 

O filme começa com uma cena de ação, que me deixou meio what the fuck, mas depois eu entendi – sim, sou bem X-lenta – e passei a curtir. Revemos alguns mutantes já conhecidos dos três primeiros filmes e alguns novos lutando com um bando de máquinas enooormes e medonhas que tavam dando uma surra na galera, rs. Quem acompanha os quadrinhos já sabe que os autobots na tela são os Sentinelas, avançadas máquinas criadas para “controle” de mutantes. E tavam lá passando rodo geral na heroizada até aparecer Ian Mckellen, o branco, junto com capitão Patrick Stewart e seu imediato Hugh Jackman #Aplausos infinitos para esses três divos, e é ai que começa a história mesmo. 


Outro momento WTF foi: Tio Xavier não tinha morrido no “X-3 - Confronto final”? Que é que ele tá fazendo aí? Acho que eles viram que o terceiro filme da saga foi tão ruim que decidiram ignorar os fatos ocorridos nele. E o mesmo vale para as garras do Wolverine, que apareceram de boa nesse filme mesmo depois do ocorrido em “Wolverine – imortal”. 
[NOTA DO EDITOR RENATO: Maior cagalhofança do Brian Singer que não sabe amarrar histórias direito!!!]
A partir daí o trailer já conta o que acontece: Wolvie volta no tempo (Nos quadrinhos é a “consciência” da Kitty Pride quem volta) para deter a criação dos Sentinelas – com direito a uma bela cena que faria qualquer fangirl dar uns berros – e para procurar o professor Xavier mais jovem. 

Eu, como fã louca do James Mcavoy desde Nárnia fiquei muito feliz em revê-lo na pele de Charles Xavier, agora um personagem bem diferente do que conhecemos em “Primeira Classe”: Desiludido, desleixado e, se me permite dizer, meio chatinho. Mas só nos primeiros 5 minutos de cena, tá? E precisarão, claro, da ajuda do jovem Magneto, em cana por algo que nem a mente conspiratória de Oliver Stone poderia prever. E é aí que entra o polêmico velocista Mercúrio. 


Cara, a participação de Mercúrio nesse filme foi genial, adorei a personalidade e a aparência dele (Mesmo sendo totalmente diferente das HQs). Evan Peters (conhecido pela participação nas 3 temporadas de American Horror Story) brilhou na mais divertida fuga de prisão que já vi. E como a Marvel não perde a piada, o garoto até disse “Ah, você controla os metais? Legal, minha mãe saía com um cara que também fazia isso”, e euzinha lá no cinema dizendo: Sabe de nada, Jon Snow :p 

Peter Dinklage roubou a cena como sempre faz em sua série e foi destaque juntamente com a Jennifer Lawrence que, após o Oscar, acabou tendo um destaque maior do que precisava deixando até o Logan meio ofuscado. Queria ter visto mais dos veteranos Magneto e Xavier mas... Não rolou. Aliás, as cenas de luta não foram tão oh my god, que f****. Tudo gira mais em torno do preconceito contra os mutantes e na tentativa de convencer Mística a desistir de seu intento. Ah, sim, e quanto ao Erik jovem, cara, ele não mudou nada, sempre bem radical em tudo, sempre com sua ideologia de guerra entre humanos e mutantes... E lá vem eu de novo babar um dos meus ídolos, Michael Fassbender está arrasando muito, nota 20 para ele. 


Quando Bryan Singer assumiu a direção de “Dias de Um Futuro Esquecido” eu espera que fosse pelo menos no mesmo nível top do seu antecessor, (“Primeira Classe” de Matthew Vaughn) mas, infelizmente não chega a tanto.

Desta safra super-heróica, pelo menos, é o melhor desde "Os Vingadores" – Me perdoem aí Capitão América e Homem Aranha, maas... Vocês ainda tem que melhorar um pouco – justamente por ser bem profundo em relação aos personagens, e não se preocupar só em encher as cenas de ação. As cenas tem uma beleza gráfica admirável e uma exploração de humor e intimismo na medida certa, então, não vá assistir ao filme esperando cenas eletrizantes porque vai se decepcionar. É um filme relativamente calmo que funciona mais como um reboot da história, meio que preparando o território para o próximo longa. 

Então é isso gente, eu espero que vocês se divirtam com o filme tanto quanto eu, que apreciem a leveza dele e não saiam por ai falando mal por ter sido um pouco “parado”, e... Estamos ai, aguardando ansiosamente "X-men – O Apocalipse" e... Estou rezando para o diretor dar um jeitinho de Michael Fassbender e James Mcavoy voltarem lol #ignoremCoisadeFangirl 

Nota: 8,8

Um comentário:

Ricky Nobre disse...

Nada tema! Michael Fassbender e James Mcavoy voltarão sim, pois Apocalipse se passará na década de 80. Quanto ao Xavier morto, a cena pós créditos de Xmen 3 explica. Já as garras de Wolverine, nada explica, assim como a cena pos créditos de Wolverine Imortal não faz o menor sentido perto desse filme.

Eu achei o filme fodástico!!