quinta-feira, 29 de maio de 2014

RESENHAS DE "AS CRÔNICAS VAMPIRESCAS" por Karine Coelho

"Crônicas Vampirescas" é o nome dado a um conjunto de obras da escritora Anne Rice, que narra a história dos vampiros Lestat, Louis, Armand entre outros. O primeiro volume foi lançado em 1976 ganhando um filme em 1994 com Tom Cruise imortalizando o vampiro Lestat de Lioncourt. Escolhi as três primeiras obras dessa série para chupar o sangue a estreia da Karine como resenhista de livros aqui do blog. Bem-vinda!!!!


ENTREVISTA COM O VAMPIRO (1976)
Os fãs tem um pouco de razão. Depois que você lê sobre os vampiros de Anne Rice, os vampiros de "Crepúsculo" parecem incrivelmente infantis e ingênuos. A história em si é muito filosófica, por causa dos pensamentos e meditações de Louis. Poucas pessoas realmente gostam desse livro por causa disso, mas a verdade é que isso é a essência da história. Ele se recusa a simplesmente aceitar a idéia de ser um vampiro. Ele queria respostas sobre tudo aquilo. Ele tinha raiva do Lestat porque ele não lhe dava essas respostas; mas no final, com Armand, ele descobriu que não havia resposta alguma. A vida de vampiro era como a vida humana, cheia de mistérios e perguntas sem resposta. 

Mas o mais interessante do livro é a pequena Cláudia. Ao mesmo tempo que te dá vontade de pegá-la no colo, te dá medo também. Ela, com seus eternos cinco anos de idade, é a vampira mais cruel e perversa da história. Mais cruel do que o mais cruel dos vampiros de "Crepúsculo". Uma personagem e tanto.



O VAMPIRO LESTAT (1985)
Muito. Essa é a palavra que define o livro. Muito longo, muito interessante, muito tudo. É incrível como um livro tão pequeno e tão fino pode parecer tão longo. Parece que são vários livros dentro de um só. São tantos acontecimentos, tantas épocas diferentes, tantos personagens, todos eles marcantes.

Destaque especial para Gabrielle, a mãe de Lestat, que é transformada por ele de marquesa submissa a uma vampira aventureira. Destaque também para Armand, o jovem e antigo vampiro de ar inocente. Tem também o Nicolas, o grande violinista amigo e amante de Lestat, que também é transformado e acaba enlouquecendo. Ah, sim, também temos Marius, com sua complexa história super interessante. E por fim, Aqueles Que Devem Ser Preservados, Akasha e Enkil, os deuses, os mais velhos vampiros, cuja lenda já era antiga na época dos faraós. Muita História. Muitas histórias. Um livro "muito".


A RAINHA DOS CONDENADOS (1988)
Incrível. Essa é a palavra que define o livro. Incrível a trama complexa, os personagens diversos, o trabalho de pesquisa de Anne Rice... O livro é como uma aula de História não-convencional. Relatos perfeitos, precisos, seguros da vida a seis mil anos atrás, antes mesmo dos faraós, das pirâmides e múmias. A Maharet, por si só, já é uma aula de arqueologia ambulante! Quando eu penso em todas as coisas que ela viu durante sua longa vida, eu fico até tonta. 

Mas, deixemos de lado a História agora. Personagens interessantes aparecem todo o tempo, com sua própria história de vida, criados apenas para ilustrar a história maior, como a Baby Jenks, por exemplo. E a Akasha, a Rainha, é incrivelmente louca, com seu plano mirabolante de salvar a Humanidade. E no meio disso tudo, Lestat, sempre infringindo as regras e soltando suas pérolas, como: “O príncipe jamais virá, todos sabem disso; e talvez a Bela Adormecida esteja morta.”, “Não tenho culpa de ser um bandido deslumbrante.”, “Sempre fui meu próprio mestre... E devo confessar que também sempre fui meu aluno favorito.” Enfim, escrever sobre esse livro não caberia numa só resenha. É algo a ser estudado, como a própria História do Mundo.

Resenhas cedidas gentilmente por Karine Coelho direto do Skoob

Nenhum comentário: