segunda-feira, 11 de abril de 2016

TOP 5 - BOATOS FAKES DOS ANOS 80


Muuuito antes da Internet já existiam os boatos que, repetidos a exaustão, povovam o imaginário popular entre os mais desinformados. Eis aqui alguns:
(por Renato Rodrigues)

TOP 1: McGyver ficou paraplégico num acidente de filmagem

A cada bairro era um acidente diferente: ou ele caiu de cima de um trem, ou de para-quedas, ou mesmo de um ultra-leve. Gozado que, apesar de viver altas aventuras típicas de seriados oitentistas, o McGyver sempre foi de resolver tudo na base da inteligência com suas incríveis traquitanas ao invés de correr perigos físicos.




TOP 2: Conhecer alguém que viu o último capítulo da Caverna do Dragão.

Sempre tinha alguém cujo primo, vizinho ou colega da escola jurava que tinha visto passar, uma única vez, o episódio final do popular desenho animado. Com a Internet e os guias de episódios provando a inexistência desse final, o boato morreu e deu vazão a outro: Aqueles roteiros falsos de que aquele mundo era o inferno, que os garotos estavam mortos o tempo todo, de que a Uni era o capeta ou que o Vingador era o Mestre dos Magos o tempo todo.



TOP 3: Faca no Fofão
Essa fofoca também é super conhecida (Tristemente o boato é mais lembrado do que o personagem original). Fato: O humorista Orival Pessini, criador do Fofão, lançou um boneco de seu personagem infantil. 

Orival Pessine entra suas criações (Patropi e Fofão)
Seu azar foi, pouco depois, Hollywood vir com o maldito "Chucky, o Boneco Assassino" que era muito parecido com o brinquedo brazuca. Resultado? Mil boatos de que o boneco do Fofão era amaldiçoado, e pior ainda: Confundiram uma haste interna (uma espécie de coluna do boneco) com uma faca e começaram a aparecer as histórias mais escabrosas envolvendo mortes e sacrifícios malignos.

No vídeo abaixo, Orival explica um pouco da criação do personagem e dos percalços que teve na época:


Pelo menos hoje o personagem teve um reboot com as figuraças Carretas Furacão (Reboot pirata, lógico, porque nada no Brasil é certo. Tudo é feito na base da picaretagem).


TOP 4: Elenco do Chaves caiu de avião
De onde saem essas histórias? Enfim, no auge do sucesso dos seriados trash (hoje cults) Chaves e Chapolim, surgiram os boatões de que não existiam mais episódios inéditos porque o elenco inteiro já tinha morrido. Diziam os boateiros que eles caíram de avião quando iam fazer shows pela América Latina. Já imaginou uma versão daquele filme "Sobreviventes dos Andes" mas com as claques do seriado e aquele cenário de isopor?


TOP 5: Disco da Xuxa ao contrário
Esse boato de que a Xuxa faz pacto com o "coisa ruim" foi o único que atravessou décadas e chegou até hoje virando MEME na Internet. Só mesmo nos loucos anos 80 poderia aparecer algo assim: Rodando o disco ao contrário dava pra ouvir o capeta falando (Hoje também é mais difícil rodar um Mp3 ao contrário, né?).


LEMBRA DE MAIS ALGUM? POSTA AÍ NOS COMENTÁRIOS!

Nenhum comentário: