quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

SOBRENATURAL: A ÚLTIMA CHAVE - CRÍTICA DE UMA AMANTE DE TERROR

por Eddie Van Feu

É minha primeira resenha do ano e fico feliz de ser essa. Sobrenatural (Insidious) é, junto com Invocação do Mal, uma de minhas franquias favoritas. No quarto filme da série, conhecemos um pouco mais da médium Elise Rainier (Lin Shaye) que é obrigada a revisitar seu passado quando é chamada para averiguar uma casa assombrada que foi a casa onde ela cresceu. Naturalmente, tem um cabrunco do estopico da meia-noite lá que vai dar dor de cabeça pra todo mundo.


O filme é bom. Mas poderia ser melhor. Dentre os pontos positivos Lin Shaye está no topo! Do alto dos seus 74 anos, ela está ótima e convincente no papel mais marcante de sua carreira. Outro ponto positivo é que é um filme de terror que me fez dar alguns saltos da cadeira, que é o mínimo que eu espero de um filme de terror.

Lin está ótima e convence como a corajosa médium que visita o umbral atrás de bichos sinistros.

A história é contada em flashbacks e isso pode confundir os mais lerdinhos. Também mostra algumas referências ao Insidious. Porém, a história carece de um clímax. Ela vai sendo levada, a gente vai indo, é um filme agradável, mas não tem o ritmo dos outros, apesar de usar artifícios que deram certo antes.

A dupla de nerds caça-fantasmas tem muito potencial, mas não foi aproveitada devidamente. Uma pena.

Talvez tenha sido a direção ou o roteiro, mas até o humor estava morno. Dá pra rir, mas quando você vê o potencial dos nerds caça-fantasmas e da própria Elise, percebemos que o filme está aquém de seu elenco e potencial.

Usar recursos que deram certo nos filmes anteriores é inteligente. Mas seria bom dar mais sustância para o roteiro, além disso.

Alguns pontos de virada são muito interessantes, mas não condizem muito com o que sabemos do mundo espiritual. Uma coisa sempre muito legal nessa série é a fidelidade ao mundo invisível. Dessa vez, põe-se a culpa de mau comportamento humano em demônios (ou seja lá o que diabo for aquilo), tirando-se o livre arbítrio. Sim, demônios, fantasmas e seres abissais podem influenciar uma pessoa, mas jamais obrigá-la a fazer algo que vai contra sua natureza. Logo... Para ganhar um breve momento de surpresa da audiência um fato importante do roteiro pareceu ser torcido.

Mesmo assim, é um bom filme. Poderia ser ótimo! Mas pelo prazer de revisitar o universo e seus personagens, eu me contento com o bom e vai para a minha listinha de Natal!






Ficha técnica:
Data de lançamento: 18 de janeiro de 2018 (Brasil)
Direção: Adam Robitel
Séries de filmes: Insidious
Produção: James Wan, Jason Blum, Oren Peli
Produtoras: Blumhouse Produções, Stage 6 Films

Um comentário:

Gabriel Maia disse...

Uma das minhas franquias preferidas! Quando saiu o trailer quase não me aguentei de alegria. É sempre meu medo, em franquias, que as sequências decaiam seja por não saber como levar a história ou o diretor esquecer da essência do filme querendo passar o que o público quer ver.
Eu vou assistir e espero que o próximo supere as expectativas.