domingo, 12 de julho de 2020

Cinema Retrô - Usina de Monstros

Por Anny Lucard


'Usina de Monstros' (Quatermass 2, 1957), com direção de Val Guest e roteiro de Nigel Kneale, é um filme do estúdio britânico Hammer, famoso por suas produções de terror com monstros.

Estrelado pelo ator Brian Donlevy, a ficção científica de terror é o sequndo filme da Hammer com o personagem Professor Bernard Quatermass, que apareceu pela primeira vez em 'Terror que Mata' (The Quatermass Xperiment, 1955) e, por isso, o título original deste filme tem "2", mas em português não tem numeração, porque o roteiro tem uma história independente.


Na trama, o Professor Quatermass, interpretado por Brian Donlevy que repete o papel, está de volta e, dessa vez, ele investiga um meteoro que caiu em uma cidadezinha onde o foco era uma usina. Assim, ele descobre uma conspiração secreta envolvendo alienígenas que querem controlar os seres humanos, transformando-os em um tipo de zumbi sem vontade própria. Os alienígenas estão se infiltrando no planeta com o objetivo de concretizar uma invasão ao Terra.


Em preto e branco, é uma produção que usa a tecnologia mais popular da época, filmagem com maquetes, para criar um lugar que vai além do básicos na hora da construção de uma narrativa. Além de usar recurso pirotécnico, buscando criar cenas elaboradas junto com as maquetes. Um prato cheio para os amantes de filmes de ficção científica de terror da década de 1950. Sendo um dos destaques do estúdio do gênero, já que a Hammer ficou mais conhecido por seus filmes de terror, de conteúdo sobrenatural.

O filme 'Usina de Monstros' traz o Professor Bernard Quatermass, criador Nigel Kneale, no que seria o começo de uma franquia, antes mesmo de concretizarem o conceito.


Valendo destacar que Quatermass é personagem do universo ficcional de Nigel Kneale, que conta com diversos filmes e séries, que incluí um remake de 2005 do primeiro filme (Terror Que Mata). Porém é mais conhecido pelos filmes da Hammer, que ainda conta com uma terceira produção, de 1967, 'Uma Sepultura na Eternidade' (Quatermass and the Pit), esse último traz como Quatermass o ator Andrew Keir.

A produção, se chegou aos cinemas brasileiros na época da estreia, provavelmente, passou batido já que nem poster nacional se encontra disponível. Atualmente 'Usina de Monstros' se encontra no catálogo do serviço de streaming Darkflix, com áudio original e legendas em português.


NOTA: A Shell recebeu agradecimentos especiais no filme, por ter cedido uma de suas refinarias de como locação para algumas das cenas na “usina dos monstros”.


Nenhum comentário: