quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

UMA LIVRE ADAPTAÇÃO OU UM VERDADEIRO COPYCAT?



por Renato Rodrigues
Essa polêmica não é nova, mas nós do Alcateia.com somos que nem o Lula, sempre os últimos a saber. Você que paga meia entrada já deve ter visto nos cinemas "As Aventuras de Pi", um filme muito bonito, etc, indicado ao Oscar, etc, emocionante, etc, fez sua namorada chorar e coisa e tal. 
 
Pois saiba que Yann Martel,  o copycat autor do premiado livro "Life of Pi", que inspirou o filme, meteu-se numa embrulhada suspeito de ter plagiado a história de "Max e os Felinos", do autor brasileiro Moacyr Scliar (1937-2011).

Promotor, vamos aos fatos:
  • Em "As Aventuras de Pi", um adolescente indiano, filho do dono de um zoológico, acaba em um bote após um naufrágio. Um tigre-de-bengala faz companhia ao protagonista.
  • Em "Max e os Felinos", um jovem alemão, que está fugindo do nazismo num navio que transporta animais, acaba em um bote após um naufrágio. Um jaguar faz companhia ao protagonista.
Isso foi parar no ventilador depois que o título recebeu o prêmio Booker de 2002. Na época, a imprensa sentiu cheior de fralda suja de plágio mas ficou por isso mesmo.
 
Quando Yann Martel foi perguntado sobre a chupada as coincidências de sua história com o livro "Max e os felinos", o velhaco confessou que usou a "idéia" do brasileiro e ainda fez a cagada de declarar que apenas "quis aproveitar uma boa idéia estragada por um escritor ruim". Feio, heim?

Scliar morreu em 2011, antes de ver sua história roubada adaptada livremente receber 11 indicações ao Oscar de 2013.
 
Abaixo, assista ao vídeo produzido pela editora L&PM com o depoimento de Scliar sobre o caso.



Há alguns anos, a Eddie teve a honra de estar com ele numa entrevista durante a Feira de Livros de Porto Alegre, vamos rever?



Pra completar a tunga só faltava esse filme ser dirigido pelo James Cameron com trilha sonora do Latino:

Um comentário:

Elvis disse...

Gostei da explicação realmente, que o livro do Max se trata de um fato historico realmente, muito inteligente ele realmente, o cara que se inspirou devia ter mais educação e ter mais consideração realmente.