segunda-feira, 8 de junho de 2015

O ADEUS AO CRIADOR DO PLAYMOBIL



por Renato Rodrigues
Quem usava calças curtas nos anos 70 e 80 viveu grandes aventuras com o bonequinhos sorridentes criados pelo alemão Horst Brandstaetter de 81 anos. 

Pois o "pai" do brinquedo morreu na quarta-feira passada, mas só nesta segunda-feira dia 8/06/2105 foi anunciado publicamente pela empresa.
"Com Horst Brandstaetter não apenas a família Playmobil perdeu o seu presidente, proprietário da empresa e patriarca, mas a indústria de brinquedos na Alemanha perde uma das suas personalidades mais ilustres", afirma a empresa Geobra Brandstaetter em um comunicado.
Conhecido como "Senhor Playmobil" ele revolucionou o mercado quando percebeu  que o futuro da indústria de brinquedos deveria ser o plástico, ao invés do metal, e reestruturou as suas fábricas. Durante a crise do petróleo dos anos 70, ele lançou os pequenos bonecos de 7,5 centímetros, usando a menor quantidade possível de plástico.

Sob a liderança de Brandstaetter, a empresa criou três modelos: um cavaleiro, um operário e um índio americano (Tive os 3). Daí a coleção foi aumentando até o presente, com piratas, fadas, palhaços, policiais, etc.


Em 2009 estivemos na exposição dos 35 anos aqui no Rio. Ano passado os bonequinhos completaram 40 anos, ainda jovens, ainda sorrindo (e alguns deles estão aqui em casa ainda).

Meus Playmobils originais de infância

Nenhum comentário: