segunda-feira, 22 de junho de 2015

SONS OF LIBERTY: REVOLUÇÃO E LIBERDADE POÉTICA

por Eddie Van Feu

Saiba como uma colônia desorganizada começou uma revolução que virou um país.

Programada para ter seis episódios, a série foi condensada para 3 episódios de cerca de uma hora e meia cada. Trazendo um elenco carismático, a minissérie estreou em janeiro no History americano e é um drama sobre as sementes revolucionárias que acabaram por criar a América. 
A história acompanha o líder carismático Samuel Adams (Ben Barnes) em suas estripulias inconsequentes até que a coisa fica séria. Seus amigos são o médico Joseph Warren (o bonitinho Ryan Eggold, de The Blacklist), o veterano de guerra Paul Revere (Michael Raymond James, de Once Upon a Time), o comerciante mais rico de Boston John Hancock (Rafe Spall, de The Shadow Line), e John Adams (Henry Thomas, de Betrayal), um advogado conservador, primo de Samuel.

Ben Barnes como Samuel Adams. Se soubessem o trabalho que ele ia dar, o teriam matado enquanto dava tempo...

A caracterização e trama são bem envolventes. Ben Barnes está muito bem como o revolucionário inspirador Sam Adams, embora seja pelo menos dez anos mais jovem que o Samuel Adams original, que contava com 43 anos quando essa farofa começou. A escolha dele é óbvia e sensata. Agrada meninas e meninos, fazendo as primeiras suspirarem e os segundos se inspirarem a libertar um país. Ryan Eggold é o médico gracinha que faz par romântico com a única mulher da trama, Emily Berrington, que vive Margaret Gage, esposa do super mega vilão General Thomas Gage (vivido por Marton Csokas, que dá medo). 

General Gage, que prende e arrebenta em Boston.

Também brilham no elenco Dean Norris (Breaking Bad, Under the Dome) como Benjamin Franklin; Kevin Ryan (Copper, Crossbones), como o oficial britânico John Pitcairn, braço direito do General Gage; e Jason O’Mara(Terra Nova, Vegas), como George Washington, comandante do Exército Continental, o homem que quando fala, todo mundo para pra prestar atenção, e quando levanta e diz "Vou lá resover!", todo mundo sabe que a coisa ficou séria..

É muito interessante ver como e porque algumas pessoas se uniram com um objetivo em comum que mudaria a história.

Com direção de Kari Skogland (Boardwald Empire, Vikings), a série não é muito fiel em vários aspectos históricos. Samuel Adams não era o Assassins Creed que Ben Barnes interpreta, pulando pelas paredes. Mesmo a história de seu pai ter falido por conta do governo britânico não é verdadeira. Ele passou por um revez, mas deixou uma boa fortuna para o filho, que também não era pobre, pobre, pobre, de marré, marré, marré, como a série mostra. George Washington, que já detesta o General Gage na sua primeira aparição, na verdade, era amigo dele e até foi em um jantar em sua homenagem. As datas também não batem, mas... A verdade é que ninguém liga! Ben Barnes é lindo, o filme tem ação, tem aventura, é emocionante, empolgante e a gente ainda aprende um pouco de história. Vale a pena e recomendo!



Se você domina o inglês, aí vai a página oficial da minissérie com várias informações e até um Quizz pra saber quem você é entre os Filhos da Liberdade.


Nenhum comentário: