terça-feira, 15 de dezembro de 2015

TOP 5 MELHORES PARÓDIAS DE STAR WARS



por Renato Rodrigues
Graças ao sucesso da primeira trilogia nos anos 70/80, Star Wars está no inconsciente coletivo de toda uma geração. Mesmo quem não viu os filmes SABE quem é Darth Vader ou reconhece os dois robozinhos da saga. Selecionei 5 sátiras e homenagens aos filmes, se lembrar de mais, coloca aí nos comentários:


A PRINCESA E O ROBÔ
George Lucas, esperto, lançou Guerra nas Estrelas em 1977. Mauricio de Sousa, mais esperto, fez um longa em 1983 levemente baseado na saga galática levando a Turma da Mônica para seu segundo filme nas telonas. Lembre-se, era um tempo em que a gente só via desenho da Mônica no Natal (Feliz Natal pra tooodos) então poder ver um longa dela no cinema era como ter um lugarzinho no Céu. Veja aí o trailer:


 

MUPPET BABIES
O desenho que passava no Show Maravilha no SBT trazia o humor afinado dos Muppets em bem boladas sátiras de cinema e, claro, teve um episódio zoando a saga estelar. Veja um pedacinho dublado com a voz inconfundível do Silvio Navas (que fazia o Vader nas dublagens dos filmes também na época, e que hoje foram desgraçadamente redublados)

 

SPACEBALLS
Em 1987, Mell Brooks se aventurou em fazer "S.O.S - Tem um louco solto no espaço", um filme zoando várias franquias de ficção científica e o carro chefe era um certo império galático e seu mais sinistro general: Lorde Capacete (Ricky Moranis).

 

UMA FAMÍLIA DA PESADA
Seth MacFarlane fez sua homenagem em três episódios especiais de Famliy Guy sacaneando os três filmes dos anos 80 e são tão cáusticos (e engraçados) que eu tenho medo até de rever. É tipo os Honest Trailers... destroem tudo o que tocam, sabe?



OS TRAPALHÕES NA GUERRA DOS PLANETAS
Por último, aquele que eu vi primeiro: E vi no Cine Baronesa, muito antes de sequer saber o que era Star Wars. Essa tosquera que eu adoro até hoje (Tenho o DVD, me julguem!) levada ao cinema em 1978 (Seria a primeira sátira mundial de Star Wars? Veja você o pioneirismo do Renato Aragão!) foi o décimo terceiro filme dos Trapalhões (E o primeiro com o Zacarias).

O filme foi uma co-produção da Globo e Renato Aragão Produções e, para baratear os "efeitos especiais", foi filmado em videotape  e posteriormente enviado aos EUA para ser ampliado em 35 mm. Isso tudo nas coxas pois a legislação considerava ilegal o envio de material ao exterior. Mas quem ligava? Eu tinha 6 anos e ri pra dedéu com os tombos e brigas falsas em câmera lenta, ignorando o roteiro inexistente, a trilha sonora repetitiva e os efeitos sofríveis. Coitado do meu pai que teve que ir comigo ver isso no cinema, kkkk...

Destaque para o Mussum vendo a nave pousando e gritando "Uma tartaruga voadoris!!!". 

 

Um comentário:

Ricky Nobre disse...

Até hoje eu mal consigo acreditar que gravaram os Trapalhões em U-Matic e fizeram blowup pra 35mm!!! Nem os cineastas brasileiros mais underground foram tão ousados! :D