terça-feira, 15 de outubro de 2019

MALÉVOLA: A DONA DO MAL – (quase) um épico de fantasia

Por Ricky Nobre


O sucesso da versão burtoniana de Alice em 2010 e da série Once Upon a Time (que durou sete temporadas) abriu os olhos da Disney para as possibilidades de visões atualizadas dos clássicos contos de fadas. Em 2014, Malévola estreou com uma excelente e muito bem executada premissa de uma fada que se torna a grande vilã de A Bela Adormecida ao conhecer o pior da humanidade, e se redime ao conhecer o melhor dela. Muito satisfeita com o retorno financeiro, a Disney seguiu realizando versões “live action” de seus clássicos da animação, cada vez mais parecidos com os originais, porém com desempenhos nas bilheterias ainda mais impressionantes do que de Malévola. Este, entretanto, permanecia como um dos favoritos do público, talvez por sua originalidade, ou pela forma como Angelina Jolie encarnou a personagem. Mesmo não sendo muito afeita a continuações, a Disney tratou de providenciar uma para sua grande senhora do mal.

 

Existe um dilema básico ao se criar obras que colocam vilões como protagonistas. Na paisagem hollywoodiana dos últimos 20 anos, os filmes baseados em quadrinhos foram a principal fonte de algumas dessas experiências, em filmes como Esquadrão Suicida e Venom. Malévola cai na mesma questão. Vilões nos atraem porque são maus. Simples assim. Sabemos que o que fazem é errado, inaceitável e queremos que sejam punidos no fim, mas, ainda assim, eles exercem uma profunda sedução junto ao público, uma transgressora sensação de liberdade. Entretanto, não seria moralmente aceitável nem comercialmente viável que um vilão fosse verdadeiramente mau durante um filme inteiro e ainda saísse impune, principalmente num filme da Disney ou no universo de super heróis. Assim, os vilões nunca são tão ruins quando protagonizam seus próprios filmes; geralmente, são maus só no início, ou só no meio, ou, ainda, um pouco lá e um pouco cá durante todo o filme. Nesse contexto, compreende-se o sucesso e a polêmica em torno do recente Coringa que, numa abordagem adulta, pôs à prova esses limites. Ainda assim, não podemos esquecer a forma pioneira e bem resolvida como George Lucas desenvolveu o arco de Anakin Skywalker / Darth Vader ao longo de seis filmes.


Isso tudo é para podermos compreender como se apresenta a personagem Malévola neste segundo filme. Como vimos ao final do primeiro, Malévola termina “regenerada” (em mais de um sentido) graças ao amor que desenvolveu pela princesa Aurora que um dia chegou a amaldiçoar. Neste segundo, ela se apresenta, logo de início, com uma aparência bem mais alinhada com sua persona “maléfica”, diferente do final do filme anterior, ainda que nada tenha mudado em sua personalidade nos 5 anos que separam as duas histórias. A partir do pedido de casamento feito pelo príncipe Felipe (Harris Dickinson) a Aurora (Elle Fanning), muito do humor e da tensão entre Malévola e demais personagens vem desta persona (obviamente) “malévola”, que é incapaz de se encaixar confortavelmente em situações sociais aparentemente comuns como um jantar. Na concepção do roteiro, Malévola não voltou a ser vilã, apenas cultiva uma personalidade, digamos, peculiar de quem não é exatamente a sogra dos sonhos de ninguém. O filme explora essa personalidade “marginal” de Malévola para desenvolver a trama, onde a mãe de Felipe, a Rainha Ingrith (Michelle Pfeiffer, ótima) arma um plano cruel para tirar de cena seu marido, o rei pacifista John (Robert Lindsay) e declarar guerra a Moors pondo a culpa em Malévola, evitando assim a união pacífica dos dois reinos que seria a consequência do casamento entre Felipe e Aurora.

 

Justamente pela enorme diversão que o público tem em ver Malévola sendo má, o filme trabalha nessa corda bamba, de onde pretende tirar o máximo de entretenimento de sua personalidade divertidamente sombria, principalmente ao provoca-la com falsas acusações de continuar sendo má. O diretor Joachim Rønning (em seu primeiro filme sem o habitual parceiro Espen Sandberg) nos diverte com uma pseudo vilã, um simulacro de maldade que, num desenvolvimento de personagem competente, forja uma boa e genuína anti-heroína. Ainda assim, o subtítulo “A Dona do Mal” (mais belo e preciso no original Mistress of Evil) soa um tanto enganador ou até mesmo genérico.


É importante falar sobre o protagonismo feminino aqui. As três personagens mais importantes e ativas do filme são mulheres (Malévola, Aurora e Ingrith). Isso não só enriquece o filme mas também lança uma questão interessante quando colocamos em perspectiva junto ao filme original. A queda em direção às trevas de Malévola veio diretamente das ações do reino dos homens, em particular a traição e cruel violação praticada por um homem em específico, Stephan. Sob uma ótica feminista, o grande inimigo de Malévola era o patriarcado, ainda que a alegoria do colonialismo fosse potente em sua ação militar contra Moors, o reino das fadas. Aqui, entretanto, a grande arquiteta da guerra, genocídio e colonialismo é a rainha Ingrith, e os pacifistas a serem eliminados ou domados são John e Felipe. Ao concentrar a real vilania do filme na figura da rainha (ainda que isso seja um clássico disneyano), o filme refina seu ataque especificamente à soberba da cultura elitista humana, que põe a “civilização”, em especial aquela tecnologicamente avançada, sobre os “selvagens”, menos “civilizados” (se você sentir um sutil eco de Avatar, é isso mesmo).

 

Se o primeiro filme, apesar de subverter a narrativa tradicional do gênero, era um exemplo inegável de conto de fadas, este novo está mais alinhado com o gênero fantasia, apresentando, inclusive, algumas impressionantes cenas de batalha. Momentos dramáticos são levados a sério, e o elenco corresponde, principalmente Elle Fanning, num evento particularmente trágico. Mas falta uma certa consistência na tensão dessa narrativa. Por exemplo, dois eventos de potencial letalidade são narrados paralelamente. Em um deles, vários personagens morrem (mesmo!) como moscas, enquanto no outro a narrativa se arrasta para que resulte no menor número possível de vítimas, e o fato das narrativas serem paralelas apenas torna isso mais evidente. 


Ainda assim, de forma inteligente, o filme amadurece junto com seu público (imagine que alguém que viu o primeiro filme com 10 anos de idade, agora vê este com 15), mostrando que as lições da franquia Harry Potter foram bem aprendidas. Talvez a única grande fraqueza do filme é que ele não se assume totalmente nessa identidade e, próximo às últimas badaladas, corra de volta aos braços do conto de fadas, pois, afinal, é um filme da Disney e pronto. Nos últimos 10 minutos, tudo fica muito mais leve de uma hora pra outra e espera-se que o público simplesmente aceite que os povos de dois reinos apenas sacudiram a poeira e foram todos pra uma festa literalmente minutos depois de uma guerra.


Mesmo com alguns problemas, Malévola: A Dama do Mal irá agradar muito aos fãs do primeiro. É um filme que investe muito na emoção, com forte protagonismo feminino, visualmente belíssimo e que fala de amor, confiança, estigma e esperança. Tem um ótimo elenco e vale aqui destacar a atuação de Jenn Murray como Gerda, a capanga da rainha que, com um papel quase sem diálogos, compõe um personagem divertido e bizarro, e é uma das boas surpresas do filme. Na atual fissura alucinada da Disney em transpor seus clássicos dos desenhos para os atores, Malévola se impõe como uma proposta original, que apenas cita A Bela Adormecida em raríssimos momentos. Ele não fecha a porta para um terceiro filme, que muito provavelmente virá. Talvez nasça uma trilogia que, em anos futuros, se destaque e mantenha seu valor em meio à pilha de remakes que o distanciamento crítico do tempo exponha como totalmente desnecessários

.

COTAÇÃO:


MALÉVOLA: A DONA DO MAL (Maleficent: Mistress of Evil, 2019)
Com: Angelina Jolie, Elle Fanning, Harris Dickinson, Michelle Pfeiffer, Sam Riley, Chiwetel Ejiofor e Jenn Murray.
Direção: Joachim Rønning          
Roteiro: Linda Woolverton, Noah Harpster e Micah Fitzerman-Blue
Fotografia: Henry Braham
Montagem: Laura Jennings e Craig Wood
Música: Geoff Zanelli
Design de produção: Patrick Tatopoulos               

Nenhum comentário: