segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Qual final do "Exterminador do futuro" você prefere?

Por Gabriel Maia
Que pergunta estranha, não é? Como assim; qual final?
O filme "Exterminador do futuro", de James Cameron, foi lançado em 1984 e virou um imenso sucesso contando uma história não muito original, mas cheia de elementos cativantes.
Em um futuro próximo, as máquinas se tornariam conscientes e, diante de um possível desligamento, elas se revoltariam e começariam uma guerra contra humanos. Essa guerra começaria com o chamado "Dia do Julgamento", onde milhões morreriam em ataques nucleares causados pelas máquinas, jogando nações umas contra as outras, enfraquecendo a humanidade para que as máquinas pudessem atacar e vencer com facilidade.
Mas um homem se ergueu em resistência unindo exércitos com estratégia e coragem. John Connor era uma pedra no sapato da Skynet, então as máquinas decidiram mandar um robô, da série T-800 chamado exterminador, de volta no tempo para matar a mulher que seria mãe de John Connor. Mas a resistência decidiu mandar um soldado para protegê-la e John enviou seu melhor soldado; Kyle Reese.
No passado, Kyle protegeu Sarah como pôde contra o exterminador, e tiveram um... romancezinho que resultaria com Sarah grávida de John. O QUÊÊÊÊ????! Sim, este paradoxo é um dos pontos de sucesso da história, John existe porque mandou seu soldado ao passado e este soldado se tornaria seu pai.
No fim, Kyle se sacrifica para destruir o exterminador, mas só destrói as pernas dele, e cabe a Sarah esmagar o andróide em uma prensa hidráulica de uma fábrica que invadiu em sua fuga.

Mas o dia do julgamento não foi cancelado. A Skynet ainda existia porque... os pedaços do exterminador seriam coletados por uma empresa chamada Cyberdyne, e esta empresa dissecaria os pedaços e originaria a Skynet.  O QUÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ??????! Pois é, mais um paradoxo para pirar os fãs.
E esse é o ponto do segundo filme "O Exterminador do futuro 2" onde mais um exterminador, desta vez da série T-1000 é enviado no tempo, mas agora para matar John ainda criança, e a resistência manda um exterminador que eles derrubaram e reprogramaram; um T-800.
Os andróides se enfrentam em cenas que se tornaram referência no cinema, e John decide resgatar sua mãe que havia sido internada em um hospício após atacar a empresa CyberDyne já prevendo que seus avanços possibilitariam o Dia do Julgamento. Sarah agora era uma referência para todo o público feminino; forte, corajosa, lutadora, perita em armas e sobrevivência... ela era A Sarah Connor.
Mas Sarah tem sérias dúvidas em aceitar um aliado como o T-800, quase destruindo-o, mas John a impede dizendo que pode ajudar ele a mudar. E durante o filme é isso que Sarah observa, ela vê uma relação entre John e a máquina como ela nunca viu, algo até paternal.

No fim, eles conseguem vencer, destroem todas as possibilidades de que a Skynet venha a existir, inclusive o próprio T-800 se destrói pelo bem maior. E o filme termina com uma reflexão de Sarah sobre a humanidade.
Este é o final oficial.

Mas existe um final alternativo que poucos conhecem.
Neste, aparece uma Sarah Connor idosa observando seu filho brincando com a neta e fazendo uma reflexão menos obscura do que no final oficial. Aqui, ela termina o filme com esperança; "se uma máquina pode aprender o valor da vida humana, talvez nós também possamos".




Nenhum comentário: