quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Crítica - "A Família Addams" (2019)

Por Anny Lucard


'A Família Addams'(The Addams Family, 2019), com direção de Conrad Vernon e Greg Tiernan, é uma animação produzida pela MGM, que se apresenta como uma história de origem inédita, já que não há nada do tipo sobre a exótica família das tirinhas de jornal criada por Charles Addams.

O roteiro assinado por Matt Lieberman e Pamela Pettler, inicia a trama com a fuga da família de um linchamento bem no estilo medieval, com direito a povo furioso com tochas em punho, já que os vizinhos consideravam os Addams monstros por serem diferentes. O que obriga Gomez (Oscar Isaac) e Mortícia (Charlize Theron) a mudarem para longe, uma região aparentemente despovoada chamada de Nova Jersey (uma piada muito interna entre os americanos), onde encontram um refúgio perfeito ao ver deles, uma antiga construção que outrora foi um manicômio. Lugar que o casal decide viver e criar os filhos isolados do resto do mundo.


Infelizmente a ideia dos roteiristas não só tornou a trama muito parecida com a vista na franquia da Sony 'Hotel Transilvânia', como tirou a essência da família de Charles Addams e pela qual se destacam, "excêntricos muito gente boa, vivendo em meio as pessoas comuns".

Mesmo que a ideia do roteiro funcione e que ao colocar os Addams vivendo próximos de um bairro com gente sorridente e com residências padronizadas, crie um bom conflito de opiniões, especialmente ao mostrar que cada um tem suas esquisitices escondidas, até os que dizem "normais". A trama perde a força dos Addams que os fãs conhecem e tanto amam, virando uma história um tanto genérica de "Normais" vs. "Monstros".


Para uma nova geração, o filme é divertido e, mesmo tendo pontos bem críticos, é interessante para as crianças porque faz o público pensar na importância da diversidade. Tendo diversão somada a uma dose de drama, ao juntar a trama principal, com as confusões envolvendo a apresentadora de um reality show (Allison Janney), gravado no bairro, e os Addams, há uma segunda; onde Gomez e Morticia precisam se preparar para receber os parentes de fora para comemorar uma tradição de família.

Destaque para o visual da animação que os estúdios da MGM buscou se assemelhar as velhas tirinhas de Charles Addams, dando ao filme um ar cartunesco, como se os desenhos do jornal tivessem ganhado vida, o que deu a produção uma característica peculiar e única em relação a animações atuais.


Se a ideia de seguir a linha de 'Hotel Transilvânia' decepciou muitos fãs com essa releitura dos Addams, o público geral parece ter curtido bastante, já que a arrecadação nas bilheterias mundiais está indo bem, o suficiente para a MGM ficar satisfeita e dar o sinal verde para uma sequência, que teve até previsão de estreia divulgada, outubro de 2021.

A animação 'A Família Addams' chegou aos cinemas brasileiros no final de outubro (quinta-feira, 31 de outubro, Halloween) e continua em cartaz aqui no país. Com distribuição no Brasil da Universal Pictures, está disponível em cópias legendadas e dubladas em português.

Um comentário:

Nanael Soubaim disse...

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhh...