sexta-feira, 15 de maio de 2020

Crítica Retrô - A Noite dos Coelhos

Por Anny Lucard


'A Noite dos Coelhos' (Night of the Lepus, 1972), dirigido por William F. Claxton, tem roteiro de Don Holliday e Gene R. Kearney, e é um genuíno terror trash dos Anos 70. Que ganhou fama mundial, ou pelo menos no Brasil, graças a uma popular série de TV dos Anos 90, 'Todo Mundo Odeia o Chris', por conta de um episódio em que Rochelle (Tichina Arnold) pede ao marido Julius (Terry Crews) levar o filho Drew (Tequan Richmond) em um show de mágica. Depois de muito relutar, Julius leva o filho, mas acaba passando mal durante a apresentação do Mágico - O Mágico e é quando ele conta que tem medo de coelho para a família e o espectador descobre, por conta da narração de Chris Rock, que o trauma foi causado por conta de um filme chamado 'A Noite dos Coelhos'.


Sim, o filme que muita gente jurava não existir, é de fato real. 'A Noite dos Coelhos' não é uma produção ficcional criada apenas para a série inspirada na juventude de Chris Rock, mas uma produção de verdade. E para não acharei que só o pai do Chris que ficou com medo do filme, verdade seja dita, naquela época pelo menos, os produtores de filmes trash se esforçavam para fazer um filme de terror. Bem mais que muitos hoje em dia. Se saiu bom, ai é outra histórias, mas eles se esforçaram, mesmo que seguindo os passos do lendário Ed Wood.


Então, o que se pode dizer do filme 'A Noite dos Coelhos? Seria um filme bom? Um filme ruim? Uma produção com um roteiro original e criativo? Porque é fácil transformar tubarão, aranha, escorpião, jacaré, ou mesmo pássaros em mutações assassinas, mas fofos coelhinhos... Pelo menos crédito pela criatividade deve ser dado.

Só que se tratando de um terror trash, não tem como deixar passar os "defeitos especiais", que vão incomodar quem não curte um "bom trashão". Porém, pela criatividade e a árdua tentativa do diretor e dos roteiristas de dar veracidade ao terror causado pelos "coelhos do mal' no oeste do Arizona, inclusive buscando dar explicações científica para toda a situação, quem curte esse tipo de filme, talvez deva dar uma chance e também se é fã de 'Todo Mundo Odeia o Chris', pelo menos para dizer que viu.


No entanto, o mais curioso é que não se trata de um roteiro original. Porque a ideia de "coelhos do mal" não foi dos roteiristas, mas baseada em um livro. Sim, alguém escreveu um livro sobre "coelhos do mal" e o nome do autor da obra é Russell Braddon, um australiano que em 'The Year of the Angry Rabbit' ao invés de terror usa o humor, para falar de como a introdução de uma espécie nova em um ambiente pode causar um desastre ambiental, pegando a Austrália como ambientação para sua história.


Sobre a trama do filme, temos um terror dos Anos 70, que se inspira nos clássicos do gênero dos Anos 50 com monstros mutantes. Ambientado em uma cidadezinha do Arizona, onde ocorre uma "praga de coelhos", o roteiro narra a história de um desastre ambiental causado por uma super população de coelhos, o qual está acabando com as plantações do lugar. Os donos de ranchos sofrem prejuízos enormes e sem sabem mais o que fazer para dar fim a praga, aceitam a ajuda de um casal de cientistas, Roy Bennett (Stuart Whitman) e Gerry Bennett (Janet Leigh), que vão para o lugar com o objetivo de descobrir uma forma de acabar com a super população de coelhos; levando a pequena Amanda (Melanie Fullerton), filha deles e amante de bichinhos. Claro que cientista querendo acabar com coelhinhos fofos e uma menina que gosta das fofas cobaias dos pais não ia acabar bem.


Assim, graças a Amanda, uma das cobaias vai parar na natureza. Já que a menina arruma uma forma de levar um dos bichinho para casa, por ter gostado muito dele, e o coelho, claro, consegue fugir e contaminar a população local da espécie.

Uma produção que se chegou aos cinemas brasileiros na época do lançamento, passou batido, pois nem poster nacional se encontra disponível. Por isso, 'A Noite dos Coelhos' pode não ser um grande filme de terror, tão pouco uma produção das melhores, mas para quem se diverte com filme trash, pode ser uma boa pedida. Atualmente disponível no catálogo no serviço de streaming Darflix, na versão legendada em português.

Nenhum comentário: