sexta-feira, 29 de maio de 2020

Cinema Retrô - Psicose

Por Anny Lucard


'Psicose' (Psycho, 1960), dirigido por Alfred Hitchcock e com roteiro de Joseph Stefano, é uma obra de suspense de terror das mais icônicas e mesmo fazendo parte da época do cinema em preto e branco, ainda é considera insuperável em relação não só a outros filmes do gênero, como também em relação a produção que refez todo o filmes, praticamente cena a cena, em cores, na década de 1990.

O filme narra a história de Marion Crane (Janey Leigh), que rouba 40 mil dólares de seu chefe e foge da cidade. Durante sua fuga, uma forte chuva força a jovem a parar num hotel em uma rodovia pouco movimentada, em uma região bem isolado. O lugar chamado Bates Motel é gerenciado por Norman Bates (Anthony Perkins), um homem que mora com a mãe em um casarão atrás do motel, a qual demostra ser um tipo de mulher controladora e possessiva.


A estadia de Marion seria apenas por uma noite, mas talvez Norman e sua mãe tenha outros planos. E enquanto Marion foge com o dinheiro do chefe, pessoas começam a buscar por seu paradeiro, o que trará problemas para a pacata vida de Norman.

A icônica produção de Alfred Hitchcock, além de técnicas de filmagem que inspiraram filmes do gênero posteriormente, também se destaca em relação a sua trilha sonora, muito bem trabalhada. O diretor faz de ruído e de cada melodia empregada nas cenas, uma forma de criar tensão. Ele também buscou por uma trilha musical tão bem feita, que a tornou memorável, imortalizada no hall das músicas clássicas do cinema.


Destaque para a interpretação de Anthony Perkins, que como Norman Bates se tornou referência para outros atores, quando o assunto é interpretar personagens do tipo em filmes de suspense de terror.

Vale dizer que o filme 'Psicose' foi inspiração para série de TV 'Bates Motel', que se baseou no roteiro da produção sobre Norman e de sua mãe, para criar a trama do programa de 5 temporadas. Por isso, o filme deve agradar os fãs da série, sendo uma obra de qualidade muito superior a versão em cores dos Anos 90, porque Alfred Hitchcock não se tornou o Mestre do Suspense à toa. Além de ser interessante ver todas as referências, tanto na história como na ambientação e cenário do filme que foram reproduzidos na série.


A produção encontra-se atualmente disponível no catálogo do serviço de streaming nacional Darkflix, em versão legendada em português, na integra.


Nenhum comentário: