quarta-feira, 8 de setembro de 2021

A Cisterna: Suspense de Corrupção e Vingança

por Eddie Van Feu


Uma jornalista ambiciosa é sequestrada e colocada em um poço. Suas matérias sobre corrupção na distribuição de água parecem uma boa causa, mas nem tudo o que parece é. Nesse dirigido por Cristiano Vieira (“Eu Sinto Muito”), acompanhamos o desespero de Lorena para sobreviver, com um pano de fundo que envolve corrupção, ambição e erros fatais de quem julga rápido demais.



Filmado com simplicidade e elegância, A Cisterna toca em uns pontos interessantes, nevrálgicos na nossa sociedade. A personagem principal, interpretada por Fernanda Vasconcelos, é uma jornalista ambiciosa e destemida que não se omite na hora de confrontar crimes, seja a corrupção no sistema de água que tira seu lucro da seca e da escassez, seja acusando um padrasto de pedofilia e fazendo-o perder a guarda da filha. Sua gana e coragem, a princípio admirável, é o que a coloca em perigo. Sua ambição também compromete a criação da filha única e coloca na mesa a questão: mulheres podem ser profissionais de sucesso E serem boas mães? Deveríamos mesmo cobrar isso delas? Por que não cobramos o mesmo dos homens?



Ao mesmo tempo, acompanhamos o ator chileno Cristobal Tápia Montt, um homem melancólico, amargo e infeliz, que vive um conflito interno invisível aos que o rodeiam.

O filme cumpre seu papel de abrir questionamentos para quem estiver disposto a olhar os detalhes além da trama. Também não deixa nada a desejar quando o tema é suspense. A trilha de Dudu Maia é discreta, parece um coração batendo em tensão enquanto nos sentimos presos dentro de um poço sem saída.

Cristiano Vieira, que também escreveu além de dirigir, faz um bom trabalho ao mostrar uma coisa com uma mão, enquanto prepara uma surpresa com a outra, como um bom truque de mágica. É um filme todo certinho, sem grandes arroubos, mas também sem grandes erros. É uma boa diversão para quem gosta de uma boa história. Destaque para as ótimas interpretações da belíssima Fernanda Vasconcelos e do talentoso Cristobal Tápia Montt que convencem do início ao fim.

A Cisterna foi filmada em Brasília em 2019 e teve seu lançamento atropelado pela pandemia, como tantos outros. Com estreia para o dia 09 de setembro nas plataformas iTunes, Now, Google Play, Vivo e Oi.

Incluído na seleção oficial do New York Cinema Festival, o filme terá sua estreia internacional no festival que terá início em 24 de outubro. O filme também fez parte da seleção oficial do Festival de Havana na edição de 2020.



Nenhum comentário: