quinta-feira, 25 de março de 2010

ADEUS, BILL MAXWELL

por Renato Rodrigues
Morreu ontem o ator Robert Culp. Eu creio que nenhum dos amigos que acompanham aqui nossa página vá lembrar dele. Nem o jornalista da Folha de SP que fez a notinha sobre o passamento do ator lembrou direito, mas pelo menos foi um dos poucos na mídia que deu a notícia, então está perdoado.

Esta nota de falecimento é muito pessoal pois ele fazia parte de um seriado que foi por anos (e ainda é) o meu predileto: O Super Herói Americano. Nele, Robert fazia o agente do FBI Bill Maxwell, um cara turrão e conservador que já estava fora do seu tempo mesmo em 1980. Mas como manda o bom clichê, "era o durão de bom coração!".

O artista, de 79 anos, chegou ontem no hospital Queen of Angels após bater a cabeça enquanto passeava perto de casa. Uma pessoa que corria pela região achou o ator e chamou a emergência. A morte foi confirmada no hospital. De acordo com o policial, uma investigação preliminar sustenta que a queda foi acidental e que não há indícios de violência.

Sucesso na TV - Nos anos 60, Robert brilhou na TV como o agente secreto em "Os Destemidos" (I Spy), uma série que rompeu barreiras ao ser o primeiro drama com um protagonista negro (o comediante Bill Cosby). Nos últimos anos, marcou presença na série "Everybody Loves Raymond" como o sogrão do protagonista.

Pra mim foi a triste perda de um amigo distante que ainda me diverte quando assisto aos DVDs da série. Seu personagem era um sujeito irritante e difícil de se conviver mas um amigo com soluções para qualquer problema. Se você saca um pouquinho de inglês vai entender o porquê com esse depoimento do próprio Culp:



Releia aqui a matéria especial sobre o seriado

Nenhum comentário: