sexta-feira, 12 de março de 2010

Glauco (1957-2010)

por Renato Rodrigues
O cartunista Glauco Villas Boas, 53, foi morto nesta madrugada em sua casa, em Osasco, após uma tentativa de assalto. Dois homens invadiram o local por volta da meia-noite e o cartunista teria convencido os bandidos a levá-lo, deixando a mulher e filhos em casa. Quando saía de casa, o filho Raoni (25 anos) chegava, houve discussão com os assaltantes, que atiraram e mataram pai e filho. Até esta manhã de sexta feira, os canalhas estão foragidos.

Vida de cartunista
Nascido em Jandaia do Sul, Paraná, Glauco começou a publicar suas tirinhas no "Diário da Manhã", de Ribeirão Preto, no começo dos anos 70. Em 1976, foi premiado no Salão de Humor de Piracicaba e, a partir de 84, passou a publicar suas tiras regularmente na Folha e, mais ou menos na mesma época, na revista Chiclete com Banana ganhando visibilidade nacional.
Seu personagem mais famoso é o Geraldão, mas o que eu mais gostava mesmo era seu alter ego em Los 3 Amigos composto por ele, Angeli e Larte. Glauco era o mais malucão dos três com as tirinhas tão infantis quanto sacanas. Seu tipo de humor não é engajado, nem faz muito a gente pensar... É pura bobeira, que a gente ri só por estar ali... Coisa de moleque para moleque mesmo!
Hoje os 3 Amigos, os amigos de prancheta e todos os amigos que curtem humor e quadrinhos estarão sem motivos pra rir... mas amanhã, quem sabe, o trio aparece por essas bandas, vindo sabe-se lá de onde, para beber, fazer zona e quebrar tudo pela frente. É uma esperança!

Glauco também era líder da igreja Céu de Maria, ligada ao Santo Daime. Leia daqui a pouco uma matéria da Eddie abordando esse trabalho.

Aqui as tirinhas de Glauco publicadas na Folha (exclusivo para assinantes).

Veja matéria completa sobre o crime aqui no site d´O Globo

Nenhum comentário: