segunda-feira, 19 de setembro de 2011

LOBOTECA: resenha "Brida"

por Brunna Soares
Olá pessoal! Voltei! E como prometido vim fazer a resenha do livro que mudou a minha vida. Vamos lá?


Brida, uma irlandesa de Dublin, tinha 21 anos em 1983 quando deu o primeiro passo importante no caminho da Magia. Cansada de sua vida Brida resolve ir atrás de respostas, mas acaba se deparando com novas perguntas. Sua busca a leva até um mago muito poderoso e temido, conhecido como Mago de Folk. Calado e misterioso, o Mago resolve aceitá-la como discípula depois que ela responde com sinceridade uma pergunta um tanto difícil. De cara ele lhe passa uma lição da Tradição do Sol e Brida se vê diante de seus piores temores. Ela passa pela primeira lição, mas percebe que não é daquele jeito que ela quer aprender.

O Universo conspira a seu favor e ela recebe um pedaço de papel com um telefone e um nome das mãos de um livreiro. O que ela não sabe é que ele está intrigado pelo fato do Mago ter dado tanta atenção para uma garota qualquer. Ao lhe entregar aquele papel ele espera que a pessoa descubra o que aquela garota tem de tão especial para o Mago "perder seu tempo" com ela. Ao olhar para o papel Brida se depara com o seguinte nome: Wicca. (No livro Wicca não se refere a religião / filosofia, e sim o nome fictício de uma mulher, mestra da Tradição de Lua). É claro que Brida vai atrás de Wicca, que assim como o livreiro também fica intrigada com a atenção que o Mago lhe dera. Uma pergunta passa pela sua cabeça... "Será?..." É com Wicca que Brida aprende a Tradição e seus rituais poderosos: o encontro com a Outra Parte, a Força do Sexo, o Ciclo da Lua, a História do Tarot..., tudo o que ela precisa pra ser iniciada nos grandes mistérios das bruxas.


  
Em uma de suas aulas com Wicca, Brida se depara com uma de suas encarnações passadas e é aí que ela descobre o seu Dom. Desse dia em diante ela se dedica a desenvolver seu Dom, a fim de cumprir sua missão, ajudar o mundo.

No meio de tudo isso Brida ainda se dedica a seu namorado, Lorens, que mesmo não acreditando no sobrenatural fica do lado dela, a apoiando sempre que necessário e ao Mago de Folk, que anda ocupando muito os seus pensamentos...

O dia da Iniciação de Brida se aproxima e ela enfim descobre o que tanto queria saber,o porque do Mago lhe dar tanta atenção. E agora? Brida continuará a trilhar os caminhos da Magia? Que segredo o Mago de Folk esconde? E Lorens, o que acontecerá com ele? Será que surgirá um triângulo amoroso? Se sim, com quem você gostaria que ela ficasse?

Brida é a história real de uma das Mestras da Tradição das Feiticeiras, Brida O'Fern. Paulo Coelho a conheceu durante sua peregrinação pelo Caminho de Roma e fascinado com sua história perguntou se um dia poderia escrever sua história. Claro que ela deixou, se não você não estaria lendo essa resenha agora.

Já li quase todos os livros do Paulo Coelho e Brida é o meu preferido. Ele foi o primeiro livro dele que eu li e um dos primeiros que eu li a respeito de Magia, até hoje o releio. Sempre que leio aprendo uma coisa diferente, incrível!

Brida é uma história envolvente e real, com elementos muito familiares a nós, bruxas e magos: Livro das Sombras, Tarot, Rituais, Reencarnação e muito mais.

CURIOSIDADES: - Brida foi lançado em 1990.

- Baseado no livro de mesmo nome, Brida foi uma novela produzida pela extinta TV Manchete e exibida entre os dias 11 de agosto de 1998 e 23 de outubro de 1998. Escrita por Jayme Camargo, Sônia Mato e Angélica Lopes, e dirigida pelo conhecido Walter Avancini, a novela não obteve sucesso e durou só 54 capítulos. Pra completar a emissora estava falindo e aos poucos os atores foram saindo por falta de pagamento,afinal, ninguém quer trabalhar de graça, né?

- Paulo Coelho, apesar de ser um escritor constantemente criticado, foi eleito em 25 de julho de 2002 na sucessão de Roberto Campos e recebido em 28 de outubro de 2002 pelo Acadêmico Arnaldo Niskier, na Academia Brasileira de Letras. Oitavo ocupante da Cadeira Número 21. 

 FRASES DO LIVRO:
"Conhecimento sem transformação não é Sabedoria"

"As flores refletem o verdadeiro amor. Quem tentar possuir uma flor verá a sua beleza murchando. Mas quem olhar uma flor no campo permanecerá para sempre com ela"

"Quantas coisas perdemos com medo de perder"

Espero que tenham gostado. E se não for pedir muito, comentem, me digam o que acharam.
Beijos e até a próxima.

15 comentários:

Danny (Morgana) disse...

Adorei a resenha, captou totalmente a síntese do livro.
Eu já li, e realmente é um livro fascinante.

Mari disse...

Oi Bruna,
Gostei da resenha, esse livro também me inspirou bastante, porque li logo que iniciei meus estudos mágicos. É um dos meus livros favoritos até hoje.
Beijos violeta-púrpura-rosa
Mari

Renato Rodrigues disse...

Tinha um lance de um filme que iam fazer dele, alguém sabe?

Renato Rodrigues disse...

Parabéns pela resenha, "Brida Jolie"! :)

Bruh Jolie disse...

Obrigada Danny! Fico muito feliz de você ter gostado! Daqui a pouquinho vou postar algumas coisitas mais,como curiosidades. Espero que goste!
Beijos

Bruh Jolie disse...

Obrigada Mari! Brida realmente é um livro fascinante,adoro! Que bom que gostou da resenha!
Beijos

Bruh Jolie disse...

Huahuahua Só você Renato! Vai que o apelido pega?

Ricky Nobre disse...

Na verdade, era a novela que começou a ser produzida pela TV Manchete quando ela faliu. O único livro do Paulo Coelho que virou filme foi Verônica Decide Morrer. Lawrence Fishbourne tentou vários anos produzir O Diário de um Mago.

Nanael Soubaim disse...

Não és a única, Bruna. Eu ainda era cético quando me enrtregaram Brida para ler. Durante a leitura, a própria me repreendeu dizendo "Estamos falando de você, idiota!". A partir daí, minha vida continuou a mesma bodega, mas eu mudei cada vez mais depressa.
Bela resenha, a bruxa aprovaria.

A propósito, já lhes aconteceu de verem os ponteiros andarem para trás e tudo ao redor estar parado?

Anônimo disse...

Muito boa a resenha,parabéns bruh!

Fernando Coelho disse...

Ficou maravilhosa a resenha. Adorei as mensagens transcrita do livro.
Beijinhos e brigadeiros...

Bruh Jolie disse...

Oi, Nanael!
Nossa, eu já passei por essa experiência, pouco depois de ler o livro pela primeira vez... As palavras são poucas para expressar tudo o que eu senti.

Obrigada! Você muito me emocionou com o seu comentário.

Beijos iluminados

Bruh Jolie disse...

Obrigada Fernando! Fico feliz em saber que você gostou.

Beijos doces

Anônimo disse...

Adorei a resenha ja li brida é um dos melhores livros que ja li.

Ju - Pedagogia disse...

Adorei a resenha e se bem me recordo Brida também foi o primeiro livro sobre Magia que li e adorei... lembro que torci para que ela continuasse com o Loren... acredito que está na hora de reler esta preciosidade...