sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

BRASINHA - Back from Hell!!!


por Renato Rodrigues

A primeira aparição do Brasinha (Hot Stuff, the little devil) não foi num centro espírita como podem dizer as más línguas, foi em sua própria revistinha em Outubro de 1957. A Harvey Comics tinha muita confiança no seu novo personagem pois lançou Brasinha como estrela principal, e não como personagem secundário para testar sua popularidade como de costume. Ele nem chegava a contracenar com outros personagens, a não ser por duas ou três vezes em que dividiu a cena com Miudinho e Gasparzinho.

Brasinha foi exorcizado das bancas brasileiras há mais de 30 anos mas acaba de voltar pela Ediouro/Pixel, completando a volta dos clássicos que a editora já publica como Luluzinha, Recruta Zero, Riquinho, Popeye e Gasparzinho.

A capa do número#1 da Pixel é fiel a original americana, palmas pros caras!
Sua criação é atribuída a Alfred Harvey, fundador da editora, mas diferente de Fantasminha Camarada, Brasinha nunca foi usado para merchansing de produtos nem teve desenhos animados de sucesso e suas vendas não atingiram por lá grandes patamares apesar de roteiros e desenhos superiores. Provavelmente seu lado sombrio (apesar de infantil) dificultava sua popularidade na conservadora sociedade americana. Mas aqui, pelo menos, ele não sofria esse preconceito e chegou até a virar mascote de time de futebol (o glorioso América do RJ)
 
Curiosidade: Uma série de desenhos animados foi ao ar nos anos 60 e depois novamente nos anos 70, mas as supostas ligações satânicas do personagem, imediatamente o tiraram do ar. Pelo jeito transgressor, o personagem virou até símbolo de gangues de drogados e bikers nos EUA.

No Brasil ele foi editado pela O Cruzeiro e depois pela Vecchi (comprei alguns na época) até 1982. O tridente do Brasinha agora está fincado na Pixel, graças a Deus... Ou será que não?

Nenhum comentário: