segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Darkness Fall: Ao Cair da Noite

por Eddie Van Feu

Pois é, eu adoro filme de terror, mas são raros os que prestam. Assim, resolvei fazer críticas de todos os filmes de terror que eu já vi para servir de guia para os incautos que também gostam de se aventurar pelo mundo dos sustos. A minha primeira crítica é de um filme que acabei de ver. Ao Cair da Noite tenta transformar uma antiga lenda em uma história de terror. Digo "tenta" porque não consegue.

O núcleo familiar precisa sobreviver a namorados malas, policiais burros e médicos sem noção. O fantasma é o de menos.

A história do filme é básica. Uma mulher muito boazinha a amada pelas crianças lhes dava uma moeda de outro por cada dente delas que caía. Mas um dia, acontece uma tragédia de proporções bíblicas e essa coitada é enforcada injustamente pelo povo da cidade, depois de ter sido horrivelmente desfigurada num incêndio em sua casa. Ela jura vingança. Aí segue toda aquela história previsível de gatos pulando do armário, sustos gratuitos com aquele TCHAAAAMM!!!, mas não é nada, mais um mocinho que é acusado de um crime que não cometeu, uma mocinha que não sabe o que fazer e uma criança apavorada, montando o núcleo familiar típico desses filmes (ou sobra o casal, ou sobra uma "família"). Ah, é! Tem também uma cidade inteira que não acredita em nada até ser tarde demais.



O filme tem um elenco fraco (ou uma má direção, não dá pra saber), nenhum humor, texto nulo e efeitos especiais "just OK". Sinceramente, já me assustei mais abrindo minha geladeira. Coloquei o trecho do começo, que é a melhor parte do filme. Depois disso é ladeira abaixo.

Como curiosidade, a lenda da fada do dente surgiu no início do século XX, mas ninguém sabe ao certo. Segundo a lenda, conhecida em Portugal, Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e outros países europeus, uma fada vem pegar o dente de leite da criança quando ele cai e deixa no lugar uma moeda. Provavelmente, essa lenda veio dos nórdicos, pois trocar dentes de leite por presentes era uma tradição viking há mais de mil anos.

Então, se você quer um filme de terror criativo, interessante e inesperado, procure outro. Eu me assustei mais com esse vídeo aqui, ó!


Um comentário:

David disse...

Finalmente assiti Invocação do Mal outro dia, filme que queria ver a meses, mas não achei tão assustador quanto pensei. É muito mais um filme de sustos que medo. Porém ano passado assisti um que realmente me deu medo. Se chama O Santuário (The Shrine, não confundir com Sanctum que recebeu o mesmo nome no Brasil). Recomendo muito este filme.