domingo, 26 de abril de 2015

TV "GROBO" 50 anos!!!


por Renato Rodrigues
Que me perdoem os intelectuais, mas eu passei minha infância na frente da telinha vendo de tudo um pouco em cada emissora. E, claro, passei muitas horas na companhia do PLIM-PLIM que faz aniversário HOJE.

E aqui vão os parabéns pelo cinquentenário dessa empresa que, mesmo polêmica, gera empregos para muita gente na nossa área e que criou (Ou transmitiu) muita coisa boa para se ver na TV. Uma emissora que já nos divertiu, emocionou, educou e informou em algum momento da nossa vida (a não ser que você tenha nascido morto por dentro).

Lá vai o nosso TOP 5 Melhores Momentos da infância na Umbrela  REDE GLOBO

GLOBINHO (1977 a 1982)
Apresentado pela musa Paula Saldanha, trazia informação, dicas de livros e de peças, um modelo que foi atropelado pela gritaria e consumismo dos programas infantis nos anos 80. Destaque para os desenhos Família Barbapapa, A Linha, Miu e Mau e "A, e, i, o, u.".

Ah, sim, ele foi também um dos primeiros programas da televisão brasileira a produzir matérias sobre problemas ecológicos (Bandeira defendida até pela jornalista Paula Saldanha)


  


VILA SÉSAMO (1972 a 1977)
O Brasil teve também sua Vila Sésamo, numa parceria da Globo coma TV Cultura. Era um programa educativo tão legal que você nem percebia que estava aprendendo algo.


O SÍTIO DO PICA PAU AMARELO (1977 a 1986)
Parceria da Globo e da TVE (ambas exibia a série) era a adaptação dos livros de Lobato que ficou na memória de toda a minha geração. Felizmente fizeram uma remake que ficou muito legal e hoje um desenho animado também bem divertido. Espero que façam outros igualmente bons a cada década pois todas as crianças merecem crescer no Sítio.



ARCA DE NOÉ (1980)
Para comemorar o dia das Crianças, a Globo colocou no ar o especial "Vinicius Para Criança", que acabou conhecido pelo nome do disco infantil que o inspirou: A Arca de Noé. O programa ganhou os prêmios Emmy e Silver Award, em 1981, nos EUA e Ondas, em 1982, na Espanha. Nem tem o que dizer das músicas de Vinícios, todas muito bem interpretadas e apresentadas para uma geração pré-histeria criada no Xou da Xuxa.


TV COLOSSO (1993 a 1997)
OK, nessa época nós aqui do Alcateia já éramos marmanjos correndo atrás de emprego, mas eu curtia a TV Colosso pelos desenhos bacanas (Lá que estreou aquele "Xis-Méin" dos anos 90 e A Família Dinossauros, lembra?) e pelo humor anárquico dos personagens muito bem dublados pelos profissionais da Herbert. Mais uma programa bem bolado que foi atropelado por uma loira (No caso, a Angélica). Triste sina...

Um comentário:

Ivan Linares disse...

Foi mesmo uma pena o fim da TV Colosso, mas, infelizmente, com um programa de humor diário, chega uma hora em que os redatores não conseguem escrever mais.

O programa da Angélica que entrou no lugar não durou muito: aparentemente, o formato de "programa de auditório jnfantil com brincadeiras e centrado na figura da apresentadora" estava se esgotando na época, e até agora não foi ressuscitado em nenhum canal!

Quanto ao Globinho, era um programa voltado à garotadinha menor, de quatro a seis anos. Os desenhos que passavam lá refletiam essa faixa etária.