quinta-feira, 4 de junho de 2015

UM OLHAR DO PARAÍSO: CRIME, BELEZA E EFEITOS ESPECIAIS

por Eddie Van Feu
Visual lindo, baseado em best seller, elenco muito bom e Peter Jackson na direção. O que poderia dar errado?

Não sabia nada desse filme quando o vi. Gosto de ver filmes sem saber nada sobre eles, pois a surpresa é um tempero a mais. No caso deste, eu não sabia que o diretor era o Peter Jackson e que o elenco era de nomes em dourado, como Susan Saradon, Rachel Weisz, Mark Wahlberg e Stanley Tucci. Também não sabia do que se tratava.

Um mundo livre, belo e colorido. Inspirador. Não deve ter conta pra pagar lá.

Bom, vamos lá falar do filme sem dar spoiler! Provavelmente, ele não vai agradar a todos, mas tem uma boa chance de agradar você, visitante do Alcateia. Pra começar, o visual é deslumbrante. Não é surpresa que a personagem principal morre, pois é o mote do filme. A jovem atriz Saoirse Ronan é tão bela que hipnotiza! A gente não consegue parar de olhar pra ela nem por um minuto. No filme, ela é Suzie, que, ao ser assassinada, acompanha os acontecimentos lá do limbo. O limbo lembra um pouco o mundo espiritual de Amor Além da Vida e é tão bonito que até a gente começa a ficar com vontade de morrer e ir pra lá também.

As coisas mudam do outro lado de acordo com o que o espírito sente.

A história é bem cativante e a gente fica roendo as unhas enquanto acompanha a investigação policial e as suspeitas do pai e da irmã de Suzie, ao mesmo tempo em que o assassino se prepara para mais um crime.
Muita gente não curte esse filme pelo final, que não segue o que esperamos. O fato é que a mensagem do filme é diferente de histórias similares, como Ghost e O Invisível, onde a busca por justiça na terra é a prioridade dos espíritos. Aqui, temos que nos desapegar disso e entender que há coisas mais importantes para quem está do outro lado e que temos que confiar na Justiça Divina.

Não esperava muito do Mark Marky, mas me surpreendeu.

O problema é que a Justiça Divina às vezes é lerda e todos queremos um fechamento, uma conclusão. O filme é lindo, mas eu já aviso que se alguém me matar, não conte com minha compreensão para seguir pacificamente para o outro lado. Vou virar um poltergeist super irritante até que meu assassino vá pra cadeia e coma o pão que o diabo amassou!
Se você não é fã das mensagens espíritas, deveria ver assim mesmo. O visual compensa, a trilha sonora é linda e, apesar do fim que gerou alguma polêmica, é uma boa história!

Susan Saradon é a avó meio doidona da família e que mantém as coisas andando quando tudo dá errado. 

Curiosidades:

O casal principal seria Hugh Jackman e Helen Hunt. Pouco antes do início das filmagens, tudo mudou. Ryan Goslin ia ficar com o papel que Hugh Jackman abandonou por conflitos de agenda. Ryan chegou a engordar 10 quilos para o papel, mas o abandonou um dia antes do início das filmagens por diferenças criativas. E aí sobrou para o Mark Walhberg, que segurou a onda muito bem.

Rachel Weisz, linda e convincente como mãe de Suzie.

No livro, que vendeu 2 milhões de exemplares em 2002 (inveja...), Suzie era violentada e desmembrada. Peter Jackson ficou com medo de chocar a audiência e traumatizar a jovem atriz Saoirse Ronan. Ela conseguiu o papel mandando uma fita para a produção que gostou tanto que a aceitou na hora, sem fazer testes.

O ponto de encontro que deve ter em todo limbo. Se morrer, siga a árvore!

Stanley Tucci pediu uma total transformação para interpretar o assassino, usando dente falso para mudar a linha do maxilar, além de costeletas e bigodes falsos. Ele também clareou a pele, o cabelo e os pelos do corpo, além de ter usado lentes de contato. Tudo isso para não associar a própria imagem a um tarado pedófilo. Ele foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante pelo papel.
E por fim, a personagem Abigail (a mãe) se envolvia com o detetive do caso e por isso saía de casa. A cena chegou a ser filmada, mas foi cortada na edição final.

Ficha técnica:

The Lovely Bones é um filme de drama sobrenatural dirigido por Peter Jackson. É uma adaptação para o cinema do premiado best-seller de romance de 2002 de mesmo nome de Alice Sebold.

Data de lançamento: 24 de novembro de 2009 (Reino Unido)
Direção: Peter Jackson
Música composta por: Brian Eno
Autora: Alice Sebold
Roteiro: Peter Jackson, Philippa Boyens, Fran Walsh

2 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Já aviso que se alguém me matar, de novo, vai ser meu aluno na próxima encarnação.

Eddie disse...

Boa! Mas isso não é castigo, é recompensa!!!