quarta-feira, 14 de outubro de 2015

OUTLANDER: UMA VIAGEM QUE VALE A PENA

por Eddie Van Feu



Ela começou como uma série obscura baseada numa série de livros para moças de Diana Cabaldon. Depois da primeira temporada, começa a abrir suas asas para voos maiores, ganhando popularidade e uma legião crescente de fãs. No Brasil, é um fenômeno ainda tímido, já que a série não passa na TV aberta, nem na cabo, nem na Netflix. Para ver Outlander, só baixando (menos eu, que peguei um avião, fui até o Reino Unido só para assistir aos episódios e voltei, porque baixar filme é crime e é claro que nenhum de nós faz isso!)

A vista é sempre linda e os segredos são bem interessantes.
Produzida pela Star, Outlander é uma série lenta, elegante, bela e muito chique. Adaptação do livro homônimo de Diana Cabaldon, ela conta a história de Claire, uma enfermeira que atuou na Segunda Grande Guerra e que, tentando reconectar com o marido depois de tanto tempo separados, é arrebatada por um lugar mágico, um círculo de pedras chamado Craigh na Dun. Ela se vê então em meio a uma briga entre soldados britânicos de casacas vermelhas e rebeldes escoceses, cerca de um século antes de seu tempo.

Claire (Beauchamp) Randall (Caitriona Balfe) é uma mulher inteligente e vai lidando com a situação como pode, usando as informações que ela tinha através do marido, um professor de história que estudava a história da própria família.
Salva de um estupro, ela acompanha como cativa o grupo escocês rebelde, onde ajuda mais de uma vez um jovem, Jamie “Lindo de Morrer” McTavish (Sam Heughan), que passa a lhe dedicar especial atenção.

Claire acaba encontrando razões para não achar o passado tão ruim assim...
Com medo de dizer a verdade e ser queimada como bruxa, nossa heroína tem que ir driblando as suspeitas dela ser uma espiã inglesa, ganhar a confiança dos homens do clã Mackenzie e chegar até o círculo de pedras de Craigh na Dun, onde ela espera poder voltar para o seu tempo e para seu marido, do qual nunca se esquece.



Sim, é uma série para meninas. Sim, tem porrada, sangue, tiros e briga na taverna, então os meninos não terão muito do que reclamar. Sim, tem mocinha pelada para alegria dos homens. E SIM, tem mocinho pelado para alegria das mulheres. Ou seja, é uma série que agrada gregos e troianas!

O visual é muito bonito, com belas paisagens e linda fotografia, e aproveitamos para conhecer mais a Escócia e um pouquinho de sua história.

O castelo que é o cenário de parte da primeira temporada.

Agora, atenção! A série manda sinais de algo que vai acontecer, mas a gente meio que não nota muito. No final da primeira temporada, uma cena de violência com pitadas de erotismo chocou fãs (algo tipo Uma Guerra de Luz e Sombras), especialmente os homens. 


A coragem de levar para as telas essa parte da história com crueza e bom gosto, uma combinação dificílima, foi bem recebida e agora a legião de fãs quer mais (embora alguns ainda estejam abraçados aos joelhos balançando no escuro de olhos arregalados). Vamos aguardar e ver o que nos aguarda na segunda temporada, com estreia prevista para 2016.

A história agora se passará na França, onde estarão à salvo do Capitão Randall. Será?

Nenhum comentário: