segunda-feira, 14 de novembro de 2016

SENHOR DOUTOR ESTRANHO PRA VOCÊ

por  Eddie Van Feu


Considerando o bom currículo da Marvel, é muito difícil se deparar com um filme ruim. Mas, admito, ainda me surpreendo em entrar no cinema e ver um filme tão acima da média, (especialmente se considerarmos que a média da Marvel é alta!).

Note que essa matéria não é escrita por uma amante de quadrinhos, mas por uma jornalista que aprecia acima de tudo bons roteiros. Não vou entrar no mérito do “No quadrinho não era assim!”, porque eu não tenho esse conhecimento. Então, sem um conhecimento anterior do personagem ou de seu universo, aí vai o que eu achei.

Não tenho me animado muito a ir ao cinema ultimamente porque os filmes não têm me surpreendido. Segundo Robert McKee, o guru americano de roteiros, os melhores escritores americanos não estão na literatura nem no cinema, mas na TV. Assim, o cinema tem andado uma pobreza só. E é por isso que eu saí saltitante do cinema hoje! Dr Estranho é uma iguaria!

 

Sobre o trailer, ele entrega mais do que deveria e dá uma ideia errada de que ele é o Escolhido, quando não é o que o filme passa. Boa parte das cenas desse trailer não está no filme.


Além da beleza que se espera de um filme sobre magos, temos também um drama genuíno de alguém que tem tudo e, em alguns segundos, se vê sem nada. A busca por consertar algo que não tem conserto faz nosso protagonista abrir a mente para coisas além de sua compreensão. Compulsivo, arrogante e inteligente, ele aprende rápido. O que é bom, porque pouco depois ele precisa usar tudo o que sabe para salvar sua vida e a do planeta inteiro.

Sair do corpo, conhecido como viagem astral ou desdobramento, deixa qualquer um bem surpreso na primeira vez.

Mas o que me deixou tão animada com essa típica jornada do herói? O fato de se levar o espectador a sério com atores de primeira linha, como a sempre ótima Tilda Swinton (a Rainha do Gelo em Nárnia, Gabriel em Constantine e a sofrida Eva em Precisamos Falar sobre Kevin), que dá um show à parte. Benedict Cumberbatch está perfeito no papel e pode-se dizer que ele merece o manto do Dr. Estranho (entendedores entenderão). O vilão de Mads Mikkelsen não se sobressai como deveria, mas brilha sempre que tem chance. Já seus asseclas são pessoas sem nome, sem passado, sem futuro, uns coitados que não merecem nem um nome. Uma falha, na minha opinião, porque vilão sem passado e sem história empobrece qualquer roteiro. O elenco de apoio também não tem muito espaço, talvez por falta de tempo. E eu fiquei feliz por ver meu querido amigo Benjamin Bratt fazendo um papel pequeno, mas importante.

Como chegar daqui até aí? Com anos de estudo e prática! Eu sempre respondo isso quando me perguntam. Alguns ficam desapontados...

Agora, o que mais anima em Dr Estranho é ver que não houve preguiça na hora de pesquisar sobre o tema principal do filme, a magia. Geralmente, o que vemos é uma sucessão de belos efeitos especiais sem a menor base empírica, o que não acontece aqui. Quem estuda, reconhece temas clássicos, como viagem astral, reprogramação celular, física quântica, pantáculos, símbolos mágicos, mudras e dimensões paralelas. As explicações são dadas de maneira clara e simples, sem entediar o espectador comum e sem ofender o espectador que já leu ou estuda sobre o tema. Vamos combinar que com o dinheiro envolvido numa produção como essa, o mínimo que se espera é um trabalho bem feito, e isso envolve pesquisa. E isso teve!

Um pouco de efeito especial para ilustrar o que poucos de nós conseguem recordar de visitas a outros mundos.
Mas vamos além! É um filme que alterna drama e humor. O drama, talvez, pudesse ter sido mais bem trabalhado. Mas o humor está na dose certa. A Marvel nunca deve abrir mão do humor, é algo que ela sabe fazer bem. É usado com inteligência, dando uma dimensão humana aos personagens e à história, nos permitindo uma rápida e simples conexão.

Estranho levando seu choque de realidade sendo expulso do próprio corpo. 

Os efeitos especiais são aquele monte de glacê em cima do bolo, cheio de coisinhas coloridas e brilhantes, mas é aquele glacê que você come feliz! Eu tive a sorte de ver em 3D no IMAX do shopping Bourbon Wallig, que realmente deu a impressão de que eu estava dentro do filme e cheguei a perder um pouco o equilíbrio em alguns momentos, então, por essa experiência, eu indicaria o 3D.

E temos interessantes trechos no final! Vale ficar até o fim e curtir a música. Afinal, não precisa sair correndo, o cinema não está pegando fogo ou sendo engolido por uma entidade do mal de alguma dimensão paralela.

Usando um pantáculo com extrema eficiência!

3 comentários:

Julieta Solera Engracia Degiovani disse...

Eu fui só para acompanhar meu filho e tive uma grata surpresa com o filme! Foi muito louco ver e ouvir coisas que eu tinha acabado de ver e ouvir no final de semana dos "21 Rituais" rsrsrs

Gabriel Maia disse...

Ainda não vi o filme, mas fico feliz com o que tenho ouvido. Ainda antes de estrear, na verdade, já lia que o protagonista estava pesquisando em bancas as revistas do Estranho para conhecer o personagem pelas HQs e pela visão dos fãs, ou seja, ele realmente quis se afundar no universo para interpretar bem o papel.
O Dr. Estranho é um dos personagens que mais gosto no universo Marvel exatamente devido ao bom trabalho que mantinham com ele (antes de se perderem), e volto sempre a afirmar que uma adaptação da HQ "Triunfo e Tormento" vai ser show.

Patrícia Balan disse...

Estava doida para você ver o filme!!! Eu não sabia o quanto eles estavam respeitando a magia, mas sabe quando você desconfia que está vendo um bom trabalho de pesquisa? Quando ouvi as "Clavículas de Salomão" sendo citadas eu tive uma desconfiança que você iria gostar. Infelizmente da primeira vez que fui ver foi em um 3D com cópia escura. Ficou difícil ENTENDER o filme! Depois eu tive a oportunidade de ver em IMAX e aí sim eu vi cicatrizes nas mãos do Doutor, consegui saber quem estava brigando com quem e ver que usavam mantos de cores diferentes. Vou te contar. Ver filme no cinema está se tornando um ato de caridade. Aqui no Rio o UCI lançou uma promoção em que o IMAX fica bem em conta. Ver de qualquer outro jeito é um pecado em um filme como esse!