sábado, 16 de março de 2019

MARVEL'S JAMES GUNN.

DISNEY VOLTA ATRÁS E CHAMA JAMES GUNN DE VOLTA PRA CASA!


Por Carlos Tavares

Redenção e segunda chance. Já há muito tempo esses temas fazem parte dos roteiros dos filmes de super-heróis, e hoje parece que a vida imitou a arte. A Disney reintegrou James Gunn como roteirista e diretor de Guardiões da Galáxia Vol. 3. 

A decisão de recontratar Gunn foi ponderada e feita meses atrás, após conversas com a liderança dos estúdios Disney e a equipe da Marvel Studios. Depois da demissão, o presidente da Walt Disney Studios, Alan Horn, encontrou-se com Gunn em várias ocasiões para discutir a situação. Persuadido pelo pedido público de desculpas de Gunn e por ter lidado com a situação depois, Horn decidiu reverter o rumo e restabelecer Gunn. 

As mensagens nas mídias sociais eram indefensáveis, mas o cineasta nunca fez nada além de se culpar por um julgamento ruim exibido em uma época em que ele estava emergindo e tentando ser um provocador. Não houve relatos de que Gunn tenha se envolvido no comportamento que ele satirizou e ele nunca atacou a Disney. 

Em última análise, as cartas de Gunn eram palavras mal escolhidas e não ações, embora o gatilho rápido da Disney fosse completamente compreensível quando as mensagens de sua mídia social foram divulgadas pela primeira vez pelos meios de comunicações como a Fox News. Esses meios de comunicação deixavam claro que as postagens de Gunn foram expostas como uma resposta/represaria já que James Gunn sempre foi um crítico feroz do presidente Donald Trump. 

O retorno de Gunn aos Guardiões da Galáxia ficou complicado quando ele assinou contrato para escrever e dirigir a sequência do Esquadrão Suicida para a Warner Bros/DC. Mas a Marvel Studios concordou em iniciar a produção de Guardiões da Galáxia Vol. 3 depois que Gunn completar o seu trabalho no filme da DC Comics. Tornou a coisa toda mais fácil o fato de a Marvel Studios não ter encontrado nenhum outro diretor para Guardiões Vol. 3, apesar das especulações de que Taika Waititi, e Adam McKay estavam sendo cotados. 

A Marvel Studios permaneceu fiel a todos os detalhes sobre Guardiões Vol. 3, quando a divisão dirigida por Kevin Feige voltou seu foco para a Capitã Marvel e Vingadores: Endgame. Já que antes de sua demissão, Gunn escreveu um roteiro que Marvel confirmou que seria usado para a terceira parte dos Guardiões da Galáxia. O que não faz mais nenhum sentido pois o filme se passaria antes de Guerra Infinita e agora com o final da saga a história deverá ser totalmente diferente. 

Haverá uma onda inevitável daqueles que vão reclamar do retorno de James Gunn, mas criativamente, os Guardiões se beneficiarão de seu retorno. Todo o elenco do filme foi franco em seu desejo de ter Gunn de volta, dizendo que esses tweets não correspondiam às suas ações pessoais. O elenco claramente o ama; Chris Pratt, Zoey Saldana, Dave Bautista, Vin Diesel, Bradley Cooper, Sean Gunn, Michael Rooker e Pom Klementieff pediram o retorno de Gunn, em uma carta aberta. A controvérsia não abalou a camaradagem que o elenco tem com o diretor e colocou uma franquia de forte desempenho no limbo. A Marvel fez um ótimo trabalho permitindo que seus cineastas injetassem suas personalidades em cada franquia, e talvez nenhuma tenha sido tão carimbada quanto Guardiões. As duas primeiras partes arrecadaram mais de US$ 1,6 bilhão em todo o mundo, com a seqüência superando a primeira parte. 

Logo após o anúncio da demissão de Gunn, os fãs distribuíram uma petição pedindo à Disney que reconsiderasse. 

A Disney está a dias de fechar a aquisição dos ativos da Fox e, embora a empresa seja considerada como “para toda a família”, o que torna alguns gestos e ações intoleráveis, é de alguma forma reconfortante que haja espaço para segundas chances e que um bom diretor tenha a chance de superar um erro estúpido. 

Pouco tempo depois do anuncio de sua volta o diretor postou: 


"Estou extremamente grato por todas as pessoas que me apoiaram nos últimos meses. Estou sempre aprendendo e vou continuar trabalhando para ser a melhor pessoa que posso ser. Estou profundamente agradecido pela decisão da Disney e animado para continuar fazendo estes filmes sobre o amor que une todos nós. Tenho sido, e continuo honrado por todo seu amor e apoio. Do fundo do meu coração, obrigado. Amor para todos vocês." 

Como o diretor foi contratado para comandar a sequência de Esquadrão Suicida, e só voltará para a Marvel quando terminar o projeto, ainda não há previsão de quando a produção de Os Guardiões da Galáxia Vol. 3 vai começar. 

Nenhum comentário: