quinta-feira, 4 de julho de 2019

BYZANTIUM - UM LINDO CONTO VAMPÍRICO

Por Eddie Van Feu



A Netflix esconde umas pérolas como essa produção de 2012 com a bela Saoirse Ronan. Alternando uma narrativa poética e literária de um passado bucólico com uma realidade atual não muito promissora, o filme conta a história de duas vampiras, mãe e filha. Quando retornam para a cidade irlandesa onde tudo começou, a história que Ella nunca pode contar finalmente ganha espaço.




Se você espera terror, melhor procurar outro filme. Byzantium é mais um conto sobre verdades e mentiras e o quanto elas nos custam. O clima é envolvente e o roteiro não segue os caminhos previsíveis e esperados nesse tipo de filme. Neil Jordan, o diretor, dirigiu há 17 anos Entrevista com o Vampiro, que reuniu alguns dos homens mais lindos da época em uma obra-prima vampiresca. Mas essa história me lembrou outro conto vampírico, o Irmãs de Sangue, de Ricky Nobre (que você encontra na Amazon e também no www.linhastortas.com).



O forte de Byzantium não é o terror, mas o drama da adolescente que faz uma escolha ruim, da prostituta que se confunde com o amor e não mata seu bebê, da filha que anseia por uma verdade que seria sua destruição, do mau filho que chora a perda da mãe, do jovem que luta contra uma doença mortal, do herói que demora demais para assumir o lado certo, do patriarcado opressor que vê na mulher uma ameaça intolerável à ordem e que precisa ser humilhada, rebaixada, anulada e destruída. Sim, há muito a se ver em Byzantium, e você verá, se não ficar distraído com as imagens belíssimas e a trilha sonora onírica de Javier Navarrete (O Labirindo do Fauno). 



Eis aí um filme que é uma pérola, esquecido pelas distribuidoras, ignorado pelo grande público, mas que ainda mantém seu valor, posto que, como diz Ella, pérolas são eternas.

Um comentário:

Gabriel Maia disse...

Vamos garimpar essa pérola :D