segunda-feira, 8 de julho de 2019

MISTÉRIO NO UCM

ALERTA DE POSSÍVEIS SPOILERS 


Gabriel Maia
E o novo filme do Aranha estreou dividindo opiniões. O fato é que todos sabíamos que seria um filme polêmico; primeiro porque era um filme vindo pós Ultimato, então não sabíamos ao certo se ele faria parte da fase anterior, fechando o Ultimato, ou se já daria o pontapé inicial para possíveis rumos do UCM. Assim como todos sabíamos que a Marvel usa técnicas para enganar o público nos trailers, deixando tudo para uma grande surpresa (e isso pode ser bom ou... bem ruim.).
Ok, mas e agora?
Muitos achavam que o Aranha iria estrear o multiverso no UCM, embora eu achasse ser um pouco cedo para isso. O multiverso veio sendo explorado nas HQs em décadas, e construíram o choque entre os universos após décadas de aventuras variadas. Seria um pouco imprudente jogar logo o multiverso na cara do público antes de explorar tantas possibilidades dentro de um só universo.
E foi essa a aposta da Marvel.
Mystério, um vilão conhecido por ser um perito em efeitos especiais não era só um cara que criava efeitos, ele era mestre em ilusões, e este é um ponto que muitos esquecem. 
Mystério, muitas vezes, enganava o sentido de aranha deixando o herói completamente perdido. 


O vilão também foi o responsável pela ovacionada HQ “Velho Logan” onde Wolverine é levado a acreditar que estava combatendo todos os seus inimigos até a morte, quando, na verdade, estava matando todos os X-men.

Este é Mystério, um homem capaz de enganar um mutante que identifica pessoas por cheiros, sons e um instinto animal. O vilão também já enganou o Demolidor, famoso por identificar pessoas pelo batimento cardíaco, dono de um radar que mostra todo o ambiente e o ajuda a saber tudo o que acontece à sua volta.
Como vemos, Mystério é muito mais do que um cara de efeitos especiais, ele é o MESTRE das ilusões, chegando a fazer frente a todos os Vingadores.
E isso é o ponto explorado no filme. Mystério vem pra elevar o nível dos filmes de “simples ação” para uma ação inteligente e até vertiginosa que nos tira o chão dos pés nos fazendo duvidar da própria realidade e nos questionar como vencer esse desafio.
Há quem não tenha gostado de outros detalhes no filme, mas eu prefiro ser otimista e pensar no potencial.
O filme mostra ao personagem que ele precisa crescer e tomar as rédeas da sua vida, Peter Parker não tem mais seu herói e mentor, ele está por sua conta. O mundo não tem mais seus heróis mais poderosos e precisa de quem o proteja.

E é a partir de agora que o Homem-Aranha tem a chance de ser o maior herói do UCM.


Nenhum comentário: