segunda-feira, 23 de setembro de 2019

A SONY ESTÁ VACILANDO? - Heróis cósmicos, robô gigante e kaijus


Por Gabriel Maia
A Sony vem brigando com a Marvel pelo uso do Homem-Aranha, mas dentro do universo do herói temos as realidades alternativas, universos onde o Homem-Aranha passaria por acontecimentos diferentes em sua vida e, pelo efeito borboleta, aquilo daria um universo totalmente diferente.
Recentemente a ideia dos universos paralelos foi explorada em uma saga chamada "Aranhaverso" onde os Homens-Aranhas de várias realidades alternativas eram caçados por uma família de predadores chamadas "herdeiros". O cinema ganhou uma animação de mesmo nome, mas contando apenas com um grupo pequeno de variações do herói e serviu mais para apresentar Miles Morales, um Homem-Aranha criado recentemente.
Aqui, vou falar apenas de duas variações do herói que dariam bons filmes.


Homem-Aranha Cósmico
Houve um momento de sua vida como Homem-Aranha em que Peter Parker recebeu a Força Enigma, uma fonte de energia cósmica que concede poderes quase divinos ao seu portador, transformando-o no Capitão Universo (algo parecido com a Força Fênix e Jean Grey, só que bem melhor já que não enlouquecia o usuário).
Na cronologia normal Peter recebeu os poderes e realizou um trabalho que exigia sua atenção. O que foi muito bom, pois o herói atravessava o arco "atos de vingança", onde vilões se uniam para derrubar heróis que eles não conseguiam e o Aranha enfrentou grandes desafios ali. Depois disso a Força Enigma o deixou indo para outro lugar em que fosse necessária.
Mas em outro universo Peter continuou como o herói cósmico adaptando a frase de Tio Ben para: "Com poderes supremos, vem a responsabilidade suprema."
Se a Sony voltasse seus olhos para cá veria o potencial do herói cósmico que tem nas mãos. Nas Hqs temos o dr. Manhattan, que consiste em um herói de poderes considerados Divinos e que traz muitas reflexões filosóficas interessantes, algo que o Capitão Universo (o Aranha após ganhar a Força Enigma) poderia fazer muito bem. Com uma boa direção e bom investimento, teríamos uma grande franquia cósmica.


Supaidaman: o Aranha japonês
Embora pareça estranho de primeira, a versão japonesa surgiu de um contrato assinado entre a Marvel e a Toei para uso mutuo de alguns personagens na década de 70 e, curiosamente, o que mais se destacou foi o Supaidaman.
O uniforme deve ser a única coisa em comum com o Aranha que conhecemos. O dr. Hiroshi Yamashiro testemunha a queda de uma nave espacial, a Marveller, do planeta Spider. O acidente acaba matando o dr Yamashiro e seu filho, Takuya Yamashiro, resolve investigar o caso. Takuya encontra Garia, o último sobrevivente do planeta, e recebe uma transfusão de sangue de Garia que lhe dá poderes. Além disso, Takuya usaria Leopardon, um robô gigante que o ajudaria a derrotar as forças do mal.
Sim, eu sei, parece tosco falando assim, mas na época a série fez um tremendo sucesso recebendo elogios até mesmo de Stan Lee. 
Hoje tivemos um renascimento da ideia de robôs e monstros gigantes com filmes dos Power rangers, Pacific rim e Godzilla, e seria muito legal tentarem inovar com este personagem.
Se a Sony investisse em uma parceria com a Toei, poderiam explorar este universo transformando o Supaidaman em algo semelhante a um Star Wars ou Star trek.

Sim, sei que tudo parece uma grande "viagem", mas é com coisas assim que a vida fica mais legal: "grandes viagens".
Pode ser divertido pensar nisso.





Nenhum comentário: