segunda-feira, 23 de setembro de 2019

NOVOS TITÃS: CHUCHU COM GATORADE

Por Eddie Van Feu


Os Novos Titãs marcaram minha entrada nos quadrinhos de adolescentes. Eu tinha uns 14 anos e num sábado, voltando do cursinho de inglês, parei na banca pra comprar minha tradicional Turma da Mônica, e me deparei com o meu primeiro namorado! Sim, Dick Grayson estava na capa de uma revista nova chamada Heróis em Ação e, depois de uma breve hesitação, troquei uma pela outra (o dinheiro só dava pra uma). Novos Titãs foram os únicos heróis que acompanhei religiosamente e, como todo fã, nutri por anos o desejo por uma série, um desenho animado, um filme. Mas estes nunca vieram, até muitos anos depois.


Podemos dissociar os quadrinhos da série, e ainda assim nos decepcionarmos. Não é uma boa história, simplesmente.


Foram mais de trinta anos até ter a oportunidade de ver uma série dos jovens heróis. Não fiquei empolgada porque a DC não tem histórico de fazer boas séries (divertidas, certamente, mas ralas e bobinhas). Mas vamos lá, são os Titãs! Não é um desenho estilizado pra crianças! É uma série! E é o Dick! Não precisa ser fiel ao quadrinho, só precisa ser uma boa história bem contada!

Então, fui ver.

...

Jesus... Não sei nem por onde começar.

Mas comecemos pelas coisas boas. O elenco foi bem escolhido, a indumentária está, na maior parte, muito bacana, as lutas são bem feitas, a abertura é legal e, graças a Deus, só tem 11 episódios.

Infelizmente, é preciso de mais do que isso para uma história ser boa. Como, por exemplo, um roteiro coerente e personagens bem construídos, pra começar. O roteiro da primeira temporada parece ter sido escrito por uma criança de 12 anos, ou pelo Zack Snyder, o que dá no mesmo. Dick Grayson é um idiota que culpa o milionário que o adotou por ter lhe ensinado a lutar. Esse Dick Grayson é uma antítese de tudo o que o personagem já foi. Mimado, burro, incapaz de assumir suas próprias responsabilidades, até suas lutas carecem de graça e poderiam ser feitas por qualquer brucutu. A gente passa a série inteira olhando para o ator esperando que o rostinho bonito dele nos faça esquecer que o personagem dele não faz sentido.

O que será que houve pra Estelar se vestir assim?






Ravena é uma imbecil que não só não controla seus poderes (o que é compreensível por ela ser jovem), como passa o tempo inteiro se lamentando e precisando ser salva como uma donzela. Mas o pior disso tudo é sua total e completa indiferença com a morte da mãe adotiva, a única que ela conheceu, que é esquecida antes do corpo cair no chão. Mas, justiça seja feita, ela também não se importa com a morte da mãe biológica, e na verdade, nenhum herói na série se importa com ninguém além de si mesmo. Ravena uma personagem vazia e tola, mais uma vez, salva por uma atriz com algum carisma.

As imagens enganam. O problema começa quando elas se mexem.

Garfield, Mutano, é um desperdício. O ator é perfeito, mas ninguém se lembrou de escrever pra ele. Também não sobrou dinheiro para o CGI de outros animais e ele se limita a se transformar em um tigre verde que não faz nada de relevante. Esse é um dos personagens com mais humor dos Titãs dos quadrinhos, mas como a série tem a pretensão de ser “séria”, não tem espaço pra ele. É outro personagem totalmente apoiado no carisma do ator e a pessoa que fez a seleção de elenco merece pelo menos uma caixa de bombom no Natal, porque é uma das poucas coisas que se salva na série.


Columba e Rapina poderiam ter uma série só deles, já que não conseguem interagir direito por total falta de química com o resto do elenco. O triângulo entre eles e Dick parece forçado e não convence.

Agora, coitada da Estelar! De uma alienígena poderosa treinada como guerreira na visão do roteirista Marv Wolfman, na série ela passa o tempo inteiro andando desmemoriada com uma roupa que parece a de uma prostituta que fugiu de Miami Vice. Depois de um tempo, você se acostuma com ela, mas a falta de conteúdo que aflige todo mundo da série a atinge como um martelo e ela se torna uma máquina de bater/queimar/destruir sem um pingo de inteligência.

A Moça Maravilha é perfeita no visual e teve uma boa apresentação. Mas, como o resto dos personagens, não tem conteúdo ou função.
E aí você junta essas pessoas sem conteúdo e espera que elas façam alguma coisa. Mas não fazem nada além de espalhar uma terrível onda de azar mortal para os que os encontram. Todo mundo que cruzou o caminho deles morreu de maneira horrível. E, o que é realmente impressionante, NINGUÉM LIGA! Que raios de heróis são esses???? São alunos da Escolinha do Capitão Pátria??? A parceira policial do Dick Grayson é atacada covardemente pelos vilões e ele é avisado. Sabe o que ele faz??? NADA. Continua a vida dele, culpando o Batman por tudo.


SEGUNDA TEMPORADA: MELHORA?



Eu acredito que tudo pode melhorar, que tudo pode ser salvo. O meu melhor argumento pra acreditar nisso é a Shield, que começou como uma das piores coisas que eu já vi e se recuperou de uma maneira que eu não achava possível, tornando-se uma das melhores coisas que eu já vi. Personagens que eram, pra mim, insuportáveis, se tornaram meus favoritos, e atores que eu achava incompetentes nível hard se mostraram super talentosos. Então, eu acredito que tudo pode mudar. E só por isso eu vi o primeiro episódio da segunda temporada.

Sabe toda a saga trabalhada na primeira temporada? Era a saga do Trigon, uma das mais importantes e épicas da mitologia dos Titãs. Então... Aparentemente, a criança de 12 anos que estava escrevendo cansou desse plot e a resolveu de maneira esdrúxula e infantil na primeira meia hora do episódio. A gente podia ter esperança dessa criança estúpida ter sido, na verdade, demitida ou mandada pra Lua, e uma outra pessoa que saiba ler e escrever tivesse assumido. Mas se isso aconteceu, foi outra criança estúpida de 12 anos que assumiu seu lugar.

Depois da resolução mais mixuruca da história (SIM, pior que Daenerys ficar maluca e tacar fogo em tudo), o grupo feliz parte para viver aventuras. Dick volta e pede desculpas para o Bruce com um texto tão pobre, tão pobre, que faria a Venezuela dar uma esmola pra ele. Estelar, que não disse a que veio, também não disse pra onde ia e sumiu. Donna Troy, a Moça Maravilha, linda que só ela, deu seu carro de presente pra eles porque ela não usava muito e essa foi a maior contribuição que ela deu na história INTEIRA!



Na verdade, ninguém ali foi relevante para vencer Trigon. Por acaso, eles só estavam lá, mas não serviram pra nada. Ao viver os pesadelos que eram claramente uma armadilha, todos caíram como patos, porque deus nos livre de ter heróis inteligentes. Gar, que foi usado como saco de pancada por todo mundo para “partir o coração de Ravena” (pasme, isso mesmo), caiu desacordado num canto. Pouco depois, ele se transforma em uma cobra verde e rasteja para perto de Ravena, se transforma em humano e pega na sua mão, para trazê-la de volta do transe no qual ela e todos estão imersos. Algumas horas depois que o episódio tinha terminado, Renato me pergunta:

- Por que o Mutano virou cobra mesmo???



E foi aí que nós percebemos que ele se deu ao trabalho de virar cobra pra rastejar por uns três metros! Virou humano de novo, pelado, só pra ter o trabalho de botar a roupa de novo. No final, concluímos que eles só queriam mostrar que conseguiram pagar um CGI diferente. Ninguém explicou como ele conseguiu virar cobra, já que ele sempre disse que só conseguia virar tigre. E, no final, ninguém parece ligar mesmo e quem gosta acaba construindo a história na própria cabeça.

Ravena então, que despertou do transe em três segundos, vai despertar Dick. E depois de longas cenas tentando convencê-lo a voltar a ser ele mesmo, ela consegue, sem nenhuma explicação. Aí, ela manda todo mundo ficar e vai lá banir o Trigon, o que ela faz em quatro segundos. Pronto. Problema resolvido com pirlimpimpim. Vamos ao próximo vilão. E, naturalmente, Ravena nem liga para a mãe biológica que morreu nesse rolo. Tudo bem que ela não valia nada, mas Ravena passou a temporada inteira passada correndo atrás dessa mãe mala. Mas não só ela não liga. Os repórteres no local não citam que tem um presunto de pescoço quebrado ali. Ou seja, o roteirista esqueceu também, como esqueceu de todo mundo que morreu no caminho.

Os Novos Titãs é uma das piores coisas que eu já vi e parei por aqui. Só perde para Inumanos, que ninguém merece. Seria um bom clipe. Coloque música legal, mistura com lutas e cenas bonitas, e construa a história na sua cabeça. Com certeza, vai ficar melhor, não importa que história você conte, porque você vai ter que se esforçar muito pra ter um resultado tão ruim quanto o que saiu. Novos Titãs é chuchu com Gatorade: não diverte, nem sustenta.


4 comentários:

Carlos Shokozug disse...

Concordo com tudo. Mas por incrível que pareça eu gostei do segundo episódio. Deu uma melhorada .

Nanael Soubaim disse...

Ou seja, são como o "novo Toddy" com aquela vaca drogada no rótulo; diz que é receita original, mas se esqueceram de que é preciso MUITO mais do que bons ingredientes, para se ter uma boa receita.

Renato Rodrigues disse...

Foi meu sentimento vendo o "Man of Steel"

Nanael Soubaim disse...

But he's still of steel, Matthew?