domingo, 28 de março de 2010

Mamãe eu quero vacinar!

por Luciana Werneck
Já está rolando a segunda etapa da vacinação preventiva contra a gripe suína, a Influenza H1N1. Até o dia 2 de abril serão vacinadas as crianças entre 6 meses e 2 anos, as gestantes e as pessoas com doenças crônicas que tenham menos de 60 anos.

Esta campanha foi dividida em 5 etapas, onde boa parte da população será vacinada gratuitamente, mas não toda. O Ministério da Saúde dividiu em grupos que as estatísticas mundiais apontaram como os mais suscetíveis ao agravamento da doença.

Como essa gripe é “suína”, ela age diferente da influenza tradicional e pode se agravar também em grupos que geralmente mandam bem quando pegam uma gripe, como em adultos saudáveis. Você irá se espantar quando descobrir que na próxima etapa serão vacinados os jovens adultos de 20 a 29 anos.

Para os que acreditam que campanhas de vacinação são conspirações mundiais para nos fazer de cobaias, saibam que a vacinação contra a Influenza H1N1 não é obrigatória e você pode confiar somente no seu sistema imunológico. Mas vale lembrar que todos os órgãos de saúde brasileiros são unânimes em aconselhar a vacinação, pois quando a doença se agrava não é bolinho. E se não se agravar em você, você pode fazer o “favor” de ser o portador da doença e ela agravar no seu vizinho, na sua namorada(o), no seu sobrinho(a), no seu filho(a) ou na sua mãe. Então pare de dar desculpas malucas pelo medo de levar agulhada e pense melhor na sua opção.

Sem falar que, como o desespero era grande e o inverno europeu chegou primeiro que o nosso, quando o primeiro lote de vacinas ficou pronta, a Europa testou pra gente.

Agora veja no calendário se você ou alguém da sua família está dentro dos grupos que serão imunizados:

(* Você está contando só 4 grupos no calendário? É porque na primeira etapa foram vacinados os profissionais de saúde e os indígenas e não foi necessário uma grande divulgação, como é nas demais etapas.)

Se você ou alguém da sua estima não estiver nos grupos escolhidos, a solução é correr para as clinicas de vacinação particular e pagar pela agulhada. Como as vacinas ainda não chegaram na rede particular (previsão para meados de abril), ainda não estão divulgando o preço. A vacina contra a gripe tradicional custa em torno de R$ 55,00.

Ainda existe a possibilidade de sobrar vacinas depois de terminar todas as etapas e, se isso acontecer, pode ser (não é certeza) que o governo libere para alguma outra faixa etária ou grupo de pessoas, então é cruzar os dedinhos.

Quem quiser saber mais sobre a vacinação, prevenção ou qualquer outra coisa relacionada a gripe suína, o Ministério da Saúde fez um site só pra isso. Acesse: www.vacinacaoinfluenza.com.br

E fique de olho na sua época de vacinar! Lembrado que estamos na segunda etapa, então se você faz parte desse grupo ou conhece alguém que faça, não perca tempo e vá ou leve a pessoa até o posto de saúde mais próximo para receber a sua dose.

4 comentários:

Eddie disse...

Eu não tomo essa vacina de jeito nenhum! Ando desconfiada do Governo em todas as instâncias e cada vez mais sou adepta das teorias de conspiração que envolvem essas vacinas! Mas se eu morrer de uma dessas gripes, podem rir no meu funeral que eu não vou poder reclamar!

Karen Amaral disse...

Teorias de conspiração?? Vc acha que o governo seria capaz de organizar tamanho esquema??Visto pela organização do nosso pais,,,alguma coisa me diz que nossos governantes estão tão preocupados em não comprar vacinas pra todos, guardar um dim dim, vacinar uma parcela do povo e o resto que se ..... (raiva pq minha mãe não está na faixa etária da vacinação)!!@%$&&

Renato Rodrigues disse...

Óóóóó, vou vacinar vocês duas contra raiva, heim!

Karen Amaral disse...

é O SISTEMA RENATO!!!

A culpa é sempre do sistema!!

KKKKKK...