quarta-feira, 5 de maio de 2010

Quantos amigos você tem?

Confira uma magia irlandesa para fartura no Irlanda EU VOU!

Aposto que você acabou de responder mentalmente: “Ah! Um monte!” Ou, tristemente, num ataque de auto-piedade, respondeu para si mesmo “Nenhum... Ninguém me ama, ninguém me quer...”. O mais estranho é que a pessoa que respondeu que tem um monte de amigos provavelmente não tem nenhum e aquele que se sente só provavelmente tem um amigo de verdade, mas não sabe reconhecê-lo.
A amizade é um bem valioso, uma forma de amor que sustenta, apóia e nutre. Mas algumas pessoas não compreendem bem o que é ser um amigo verdadeiro e confundem as coisas. Estar cercado de pessoas não torna essas pessoas suas amigas. Elas podem ser excelentes companhias, mas podem não ser necessariamente suas amigas. Por quê? Porque amizade requer mais do que conversas animadas pelo telefone ou numa mesa de bar. Amizade é compromisso, respeito e empatia. Basicamente, é amor sem sexo. Todo o resto é igual.
Muita gente reclama que não tem amigos. Olhe de novo. Você pode não estar procurando no lugar certo. Outras pessoas podem acreditar ter muitos amigos, mas com o tempo verão que eram só companheiros de farra. Se você quer ter um amigo de verdade, terá que ser um amigo de verdade. Isso requer um código de honra que, infelizmente, poucas pessoas tem e menos pessoas ainda seguem.

O código de conduta dos amigos verdadeiros:
1. Jamais revelar segredos do amigo, mesmo que este deixe de sê-lo. Lembre-se: o seu comportamento não pode ser baseado no comportamento dos outros. Seja correto sempre. Não importa o que um ex-amigo andou falando ou fazendo pelas suas costas. Jamais use informações que você possui pela amizade que teve contra ele, seja em intrigas e fofocas, seja de outra forma qualquer.
2. Confie em fatos e não em disse-me-disse. Entre amigos, pode rolar inveja e ciúme. Entregue-se à fofoca e pode dar a amizade como perdida. Se tem dúvidas sobre alguma coisa que seu amigo fez, vá a ele converse honestamente.
3. Seja claro. Não use meias-palavras. Se é seu amigo, é justo que ele saiba o que você está pensando ou sentindo. Isso não quer dizer que você deva ofendê-lo, pois ninguém é pago pra ouvir desaforo e o fato dele ser seu amigo não quer dizer que ele tenha que aturar ofensas da sua parte. Algumas pessoas afirmam que são “sinceras demais”, ou “muito francas”, mas geralmente essas pessoas são simplesmente burras. Sinceridade e franqueza nada têm a ver com ofender e magoar sentimentos alheios. Se você não sabe falar, aprenda. Se alguém não está sabendo falar com você, deixe isso claro. Comunicação é a alma de qualquer relacionamento.
4. Admita erros. Quanto mais você se apegar ao seu comportamento errôneo, mais vai afastar as pessoas certas e atrair as erradas. A maioria das pessoas insiste no erro por orgulho e ego. Perdem uma amizade apenas para não dar o braço a torcer. Pedir desculpas é um sinal de maturidade e crescimento e eleva o nível de qualquer relacionamento.
5. Saiba até onde pode se meter na vida do seu amigo. Às vezes, nós vemos que a pessoa que amamos está fazendo escolhas erradas. Cabe ao amigo de verdade observar e avisar. Não cabe a ele decidir pela pessoa. Se você acha que a atitude do seu amigo vai realmente destruí-lo (drogas, crimes, bebida, sexo leviano, excessos em geral, etc...), afaste-se. As chances dele arrastar você junto para o abismo é enorme e aí não vai ter ninguém pra jogar a corda quando ele cair.
6. Amigo do meu amigo é meu amigo também. Se seu amigo tem amigos de quem você não gosta, lembre-se de que há mais gente no mundo além de você. Pode ser uma opção sua evitar polidamente estar com essas pessoas, mas jamais as ataque sem motivo, ou pode perder seu amigo.
7. Nunca ataque pelas costas. Amigo de verdade fala na cara. Falar pelas costas, fazer fofoca e espalhar a intriga é coisa de amigo falso, que é pior que inimigo. O inimigo, pelo menos, a gente sabe que quer nossa caveira. O falso amigo se disfarça, entra na sua casa, usa da sua confiança só pra te apunhalar na primeira oportunidade. Jamais seja um falso amigo. É uma atitude feia, triste e desesperada que levará à ruína e à solidão.
8. Esteja presente. Procure estar presente na vida do seu amigo. Não quer dizer que você deva estar o tempo todo com ele, mas procurar estar presente nos momentos que são importantes e, principalmente, dolorosos.
9. Procure sempre ser alguém melhor. Se você acredita que as pessoas devem amar você pelo que você é, está enganado. Ninguém é obrigado de amar uma pessoa cruel, traiçoeira, desagradável ou grossa (só se for o House, e mesmo ele já levou um tiro). A idéia da amizade é que um melhore o outro. Se você insistir em não evoluir, você sofre da “Síndrome de Gabriela” (“Eu nasci assim, eu cresci assim, eu fui sempre assim, vou ser sempre assim, Gabrieeeeelaaaa!!!”). Para sua surpresa, as pessoas evoluem, e quem não acompanhar, amigo ou não, fica pra trás.
10. Aceite a separação. Amigos podem ter que se separar momentaneamente. Pode ser pela vida, pelas escolhas, não importa. O importante é que você não guarde rancor ou mágoa e procure guardar apenas as boas lembranças da amizade que acabou. Quanto mais você se fixar no que magoou você, mais vai atrair para si a mesma energia e acabará repetindo a situação.

Essas são umas dicas simples, mas que poucas pessoas praticam. Todos perdemos amigos pelo caminho. A grande maioria por bobagens. Nesses casos, procure fazer seu melhor e tentar a reconciliação até onde for possível. Infelizmente, há uma linha. Só podemos ir até ela, ou essa amizade se tornará manipulativa. Não aceite coisas na amizade que não estejam de acordo com seu coração. O amor é uma rua de mão dupla. Abra mão de coisas demais por uma amizade e terminará sem nada.
Reveja sua vida e faça um balanço dos amigos que você tem ou teve. Procure ver os que eram verdadeiros e os que eram só fogos de fim de ano (lindos de se ver, divertidos, mas duram pouco). Se você perceber que cometeu alguns dos erros aqui descritos, ainda há tempo de reavaliar seu comportamento e mudar. Aprendendo a ser um bom amigo, você atrairá amigos verdadeiros. É a Lei: semelhante atrai semelhante.
Isso leva você também a um outro ponto. Quando somos crianças, ser amigo de alguém é mais fácil:
– Eu gosto da Caverna do Dragão!
– Eu também! Vamos ser amigos!
– OBA! Vamos!

Quando crescemos, nossos gostos e prioridades mudam e é normal que mudem também os amigos. Alguns ficam, outros passam. Manter um amigo para o resto da vida é uma façanha! A amizade vai além dos gostos e hobbies, mas é preciso ter algo em comum para que amigos dividam mais do que tempo e bate-papo. Por isso, se você quer buscar amigos, um bom lugar pra começar é em locais que concentrem pessoas com os mesmos gostos. Se você gosta de livros, clubes de leitura podem ser uma boa opção, por exemplo.

Cuidado! Nem tudo que reluz é ouro!
A Internet reúne pessoas de todos os gostos e já vi casamentos e amizades surgirem daí. A dama de honra no meu casamento era uma amiguinha virtual minha. Tenho um amigo que namora firme há quatro anos uma garota super legal. Encontraram-se pela Internet. Mas também conheço gente que usa a rede pra viver uma vida de mentira, diz ser uma coisa e é outra, gente que aparece como amiga e depois corre para comunidades hostis falando mal de mim e do meu trabalho, ou, simplesmente, inventando coisas e garantindo que sabem porque são “minhas amigas”. Claro que pessoas assim vão terminar sozinhas, porque ninguém confia em um traidor, mas o perigo vai mais além. E se for um maluco? E se for uma pessoa que vai além da fofoca e da calúnia? Então, cuidado com a Internet. Sempre fui muito cabreira com Internet e ainda a olho meio de lado, com os olhos apertados, pois separar o joio do trigo é um trabalho árduo (às vezes, mais comparado a procurar uma agulha num palheiro). Participe, mas fique esperto.

Nenhum comentário: