quinta-feira, 30 de setembro de 2010

OS 50 ANOS DOS FLINTSTONES

por Renato Rodrigues
por Renato Rodrigues
O maior sucesso da idade da pedra faz 50 anos hoje! Em 30 de setembro de 1960, Os Flintstones estreou em horário nobre nos Estados Unidos. Com um público adulto, esta sitcom animada fazia uma sátira a classe média americana sob uma divertida roupagem pré-histórica.

Os produtores William Hanna e Joseph Barbera já trabalhavam com animação juntos desde Tom & Jerry (da MGM) e decidiram que os protagonistas da nova animação deveriam ser pessoas de verdade e não animais (como nos desenhos anteriores). Foi produzido um piloto como nome de "The Flagstones", e outro como "The Gladstones" e finalmente "The Flintstones". 

De 1960 a 66 eles seguiram como o desenho recordista de transmissão no horário nobre destronados apenas pelos Simpsons. E, assim como a familia amarela, também tiveram muitas celebridades como convidados. Tente advinhar pleos trocadilhos: Gary Granite, Stony Curtis, Ann-Margrock, Ed Sullystone e Sassie.

Com o fim da série ganhou longas-metragens especiais e spin-offs - como Bambam & Pedrita (1971), uma nova sequência de episódios inéditos nos anos 70, uma versão Kids nos anos 80 e dois longa metragens em carne e osso.

A dublagem deu um show ao longo dos anos também. Como os primeiros programas dublados para a TV brasileira foram distribuídos pela Screm Gems, a distribuidora criou o primeiro estúdio de dublagem brasileiro - a Gravasom. Mais tarde, o nome foi mudado para Arte Industrial Cinematográfica (a famosa AIC - São Paulo). Os Flintstones foi um dos primeiros programas a ser dublados na Gravasom e, como de costume, o trabalho foi primoroso. A voz mais famosa de Fred era a de Marthus Mathias e a de Barney era de Rogério Márcico (que pode ser visto atualmente com Selton Melo na minisérie "A Cura"). Wilma era Helena Samara (famosa por fazer a Bruxa do 71 no "Chaves"). Betty teve as vozes de Nícia Soares (1ª voz) e da atriz Laura Cardoso. Dino tinha os efeitos vocais de Mel Blanc (famoso dublador americano dos Looney Tunes e que também fazia o Barney em inglês.).

Por aqui, foi na TV Tupi em janeiro de 62 e dois anos depois, a editora O Cruzeiro publicava o primeiro gibi no país. Depois, na Editora Abril, tiveram sua fase de maior longevidade junto com os outros Astros HB. (Valeu pela colaboração, Rodiney Silveira)

Com o triste fim do saudoso canal Boomerang, Os Flintstones podem ser vistos apenas no SBT. Menos mal, pelo menos tá no ar, sinal que a família pré-histórica tem público (acorda Cartoon Network!).

Como num "reality show" vimos Pedrita nascer e Bam-Bam ser adotado. Fred virar agente secreto, policial e depois virou o John Goodman. Wilma e Betty arrumaram um emprego, as crianças cresceram, viraram adolescentes e acabaram até se casando dando netinhos gêmeos ao vovôs Flintstone e Rubble. E ninguém consegue responder até hoje: como os Flintstones comemoravam o Natal se viviam na pré-história?

Parabéns!!! Pausa pra foto!

2 comentários:

Renato Rodrigues disse...

Sabe o que é deprimente nesta data? Lembrar que eu comprei na época o gibi comemorativo dos 25 anos deles! Wilmaaaaa!!!!

rodineisilveira disse...

Na verdade, a série Os Flintstones (Hanna-Barbera/Columbia Pictures, 1960-66) estreou aqui no Brasil pela saudosa Rede Tupi em janeiro de 62.