segunda-feira, 11 de outubro de 2010

DA CORÉIA DIRETO PARA SPRINGFIELD

por Renato Rodrigues
Faz tempo que eu não me surpreendo com alguma ousadia dos Simpsons, mas essa eu tiro o chapéu. Um polêmico artista de rua britânico chamado Banksy foi convidado pela produção para realizar uma das aberturas desta nova temporada. O resultado me deixou boladão!!! 


Se você ficou meio perdido nas referências, ele fez uma crítica a terceirização de animadores e a exploração da mão de obra barata na produção da própria série e seus produtos (parte da animação de Os Simpsons é realizada na Coréia do Sul, onde animadores recebem 1/3 do salário que receberiam nos EUA).

E com certeza não são os únicos, todos os estúdios de animação americanos mandam trabalhos para outros países para diminuir custos. A Filmation (responsável pelo He-man, Missão Mágica e muitos outros desenhos) foi a última empresa de animação americana a usar apenas mão de obra local em seus trabalhos. Ela fechou no fim dos anos 80.

Como diria o Homer... D´HO!!!

Um comentário:

Ricky Nobre disse...

Tô abestalhado!!! A mão de obra oriental barata tem servido a animação americana dos serviços de inbetweening e colorização já há quase 30 anos. Isso não é novidade nenhuma. Daí, creio, o desprendimento dos produtores em brincar com isso, como quem diz: "Só agora vocês perceberam??". Mesmo assim, foi totalmente inesperado e ousado.