sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

BOLA FORA COM O PELEZINHO!!!



por Renato Rodrigues
Eu vi isso na banca e fiquei confuso. Achei que era só a capa trazendo uma "versão moderninha" do personagem mas folheando "As Melhores Histórias do Pelezinho # 8" (que traz histórias republicadas dos anos 80) vi com horror os traços alterados.

Não tive mais dúvidas: a Patrulha do Politicamente Correto atacou novamente!!! Pelezinho sofrera uma total plástica nasal e bucal.

Do lado de dentro uma notinha do editor esclarece (sem trocadilhos) o mistério: 
“Caro leitor: a partir desta edição de As Melhores Histórias do Pelezinho, você vai notar umas alterações do desenho dos personagens! O traço foi reestudado para se tornar mais moderno, atualizado e universal O que não foram modificados são os humores e as divertidas histórias dessa turma de craques, que continua batendo um bolão!”
Hum... sei...

Pelezinho é o alter ego do Rei Pelé transformado em personagem dos estúdios Maurício de Souza em 1977 e que reinou mensalmente nas bancas até 1986. Em 2012 retornou com as Edições Históricas republicando na íntegra e na ordem os primeiros números dos anos 70 em forma de almanaques e também nas revistas mais finas com algumas histórias mais recentes dos anos 80. E foi nessa revista (A partir do número 8) que o crime foi cometido. Pode isso, Arnaldo?


Pelezinho e Canabraba ANTES e DEPOIS do Ivo Pitangui
Parece frescura, mas foram ARTES ALTERADAS, personagens descaracterizadas, um desrespeito com os profissionais envolvidos na época e com os fãs e colecionadores. Gente como nós que buscamos nessas revistas um reflexo de quem fomos e um resgate de nossa infância! Isso não é só um "desenho" num gibi, é um DOCUMENTO que foi alterado, uma estátua do Carlos Drummond de Andrade pichada na calada da noite. É como apagar o cachimbo do Popeye, as explosões dos Looney Tunes ou colocar calças no Pato Donald original!!!

Se fossem novas edições com HQs inéditas, tudo bem, afinal diversos personagens mundo afora sofrem mudanças de layout de tempos em tempos, mas mexer nos quadrinhos clássicos é SACANAGEM!!!!! E ressalto isso com o orgulho de possuir a #1 ORIGINAL de 1977 comprada na saudosa Gibimania da Tijuca!

Só posso dizer uma coisa sobre isso:
PORRA, MAURÍCIO!!!

 

3 comentários:

Unknown disse...

Na primeira versão ele não tinha nem nariz e parecia ter vitiligo, pela mancha clara que tinha em torno da boca. O desenho só melhorou, não vi ofensa alguma em nada relacionado ao Pelezinho. Infelizmente as pessoas criam polêmicas em torno de NADA!.

Nanael Soubaim disse...

Michael Jackson fazendo escola.

Ricky Nobre disse...

O mesmo acontece com a Warner, metro e outros estúdios que não sabem o que fazer com seu passado e escondem nos cofres os desenhos que hoje os constrangem com estereótipos raciais. Pelezinho foi concebido com esses estereótipos e é fruto de sua época (já tardia). Concordo com o Renato que as mudanças seriam aceitáveis em estórias novas. Como foi feito, reforça uma lógica comum de que esquecer o passado resolve os problemas, quando é exatamente o contrário.