quarta-feira, 21 de outubro de 2015

TOP 5 Viajantes do tempo!!!!



HOJE, 21 de outubro de 2015 é o dia em que Marty McFly chega ao "futuro" e dá de cara com um mundo sem carros voadores ou skates flutuantes, mas cheio de idiotas interligados pelo celular no meio da rua. Nossa teoria é que o ricaço Biff  investiu parte de sua fortuna nessas maravilhas tecnológicas, mas como Marty deu um jeito de tirar dele o livro de recordes, lá se foram todas essas invenções... PÔ, McFLY!!!



por Renato Rodrigues
Melhor assim! O mundo não está preparado para bêbados dirigindo carros flutuantes e pagando apenas 15 mil de fiança mesmo... VOLTANDO ao assunto, para comemorar a data festiva, lá vai um TOP 5 ALCATEIA especial sobre sobre séries/filmes de viagem no tempo:


TÚNEL DO TEMPO

A série sessentista de Irwin Allen, mestre dos filmes catástrofes, mostrava as viagens dos cientistas Doug (Robert Colbert) e Tony (James Darren) que entraram acidentalmente numa máquina do tempo projetada pelo governo e ficaram pulando de ano em ano tentando voltar para sua época. Nos episódios eram utilizados imagens de arquivo de filmes do estúdio como O Mundo Perdido, ou Príncipe Valente além de cenários e figurinos de outras séries de Allen (Como Viagem ao Fundo do Mar, Perdidos no Espaço e Terra de Gigantes).

Eu, mesmo sendo cria dos anos 70/80, cheguei a acompanhar essa série (que teve apenas uma temporada) ainda na TV aberta e torcia para os dois voltarem pra casa (Não lembro do último episódio, mas acho que eles estão perdidos ajustando o relógio para o horário de verão até hoje...).


DOCTOR WHO
Essa não podia faltar (Mentira, eu botei só porque é modinha!). A série que levou décadas para emplacar por aqui é uma das mais longevas da TV. Ela foi criada em 1963 e é exibida até hoje (com intervalos de anos entre algumas temporadas).



A trama mostra as aventuras do "Doutor", um Senhor do Tempo alienígena do planeta Gallifrey que explora o universo em sua máquina do tempo (um troço que parece uma cabine telefônica chamado TARDIS). Com ajuda de seus assistentes, ele vem ao longo dos anos salvando a civilização e corrigindo erros do passado e do futuro.

Sendo um "Senhor do Tempo", ele tem a capacidade de regenerar o seu corpo como forma de evitar a morte (uma inteligente artimanha para prolongar a série até hoje, mudando os atores e mantendo atual o interesse pelo personagem). Hoje, graças a TV à cabo e principalmente aos downloads da Internet, a série virou cult e vem ganhando fãs a cada ano mesmo sem ser exibida na TV aberta, (Corrigindo, passa na TV Cultura)  garantindo que o Doutor continue viajando por muito tempo ainda. 


VOYAGERS
Essa série que sumiu do mapa é uma de minhas preferidas. Ela passava no SBT no final dos anos 80 e já na abertura dizia a que veio:



Pois é, Phineas Bog é um Voyager profissional que foi parar sem querer no ano de 1982 (ano da série) levando consigo acidentalmente o órfão Jeff que sabe tudo de História (americana principalmente, a única que os gringos conhecem) e juntos reparam erros do passado. A série era bem humorada e cheia de aventura, uma pena que teve apenas uma temporada!

EM ALGUM LUGAR NO PASSADO


Ok, ele não exatamente um aventureiro que viaja de lá pra cá no tempo, mas Richard Collier (Christopher Reeve) conseguiu voltar 68 anos no passado só pra pegar uma mulher! E você, o que fez? Mandou só flores? O filme foi baseado no romance de Richard Matheson originalmente publicado com o título de Bid Time Return em 1975 e mais tarde republicado como Somewhere in Time.


CONTRATEMPOS
Quantum Leap foi uma série exibida entre 1989 e 1993 com uma premissa muito bem bolada: O cientista Sam Beckett (Scott Bakula) entra numa máquina do tempo e inicia uma viagem pelo passado. Mas, ao invés dele viajar por aí em seu corpo como nas demais tramas, Sam (ou sua alma, ou sua consciência, sei lá) encarna em alguém daquela época (seja homem, mulher ou criança) e só pode sair dali quando completar a "missão de vida" daquela pessoa.




E assim ele vai pulando de episódio em episódio, época em época, tentando voltar para o presente. Assisti às primeiras temporadas na TV Record mas ainda estou devendo ver o último episódio onde explica afinal o que toda essa experiência que misturava Sci Fi com espiritismo significava. Mas se mesmo o ator principal confessou na ComicCon que ninguém entendeu o final de Contratempos, incluindo ele mesmo, então eu acho que vou acabar boiando quem nem no final de LOST.

Um comentário:

Gabriel Maia disse...

Adorei o post sobre não apenas a crítica ao futuro que Mcfly encontraria, mas também ao toplist de viajantes no tempo. Muito legal :D