quarta-feira, 4 de maio de 2016

COMEÇA HOJE: Semana Internacional de Quadrinhos acontece na UFRJ


por Renato Rodrigues
Bátma ou Superôme? Capitas ou latinha? Marvel ou DC? Nem só de brigas do Facebook vive o quadrinhos! E é pensando nisso que Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove a Semana Internacional de Quadrinhos (SIQ), entre os dias 04 e 08 de maio aqui no Rio (claro!).
“A SIQ é um Projeto de Extensão da UFRJ e, como tal, tem a obrigação de “romper as barreiras”, mesclando o que acontece dentro do ambiente acadêmico com as atividades extramuros. A intenção é fomentar uma troca, com vantagens para ambos os lados, levando os pesquisadores aos produtores e vice-versa, com o público como testemunha ativa, participando de oficinas e palestras”, afirma Octavio Aragão, professor da UFRJ e organizador da SIQ.


Entre as diversas atrações, o público confere a presença de três gerações de chargistas brasileiros, como Aroeira, Chico Caruso e Ziraldo. Na quinta-feira ocorre um debate sobre produção independente e de periferia. Já as mesas de sexta-feira debatem sobre o fenômeno Charlie Hebdo, política e HQ e quadrinhos na educação, além de uma palestra de Luciano Cunha, criador do polêmico personagem O Doutrinador, sucesso da internet que está migrando para outras mídias.

Durante o sábado, serão apresentados os meandros da produção de Meu Monarca Favorito, a primeira ópera em quadrinhos que se tem notícia, além da presença dos quadrinistas Cris Peter, Ana Recalde, Lorena Kaz, Roberta Araújo e Fernanda Nia. E para encerrar a semana, no domingo de atrações internacionais, ocorrem as palestras de David Lloyd, co-criador de V de Vingança, e do ilustrador argentino Salvador Sanz, criador de álbuns como O Esqueleto, Noturno e Legião. Além disso tudo, também haverá a Feira do Livro da UFRJ, as mesas dos artistas independentes e as sessões de autógrafos de alguns convidados.



O evento é 0800, pode ir de boas!!!

Nenhum comentário: