domingo, 1 de maio de 2016

DOMINGO NO PARQUE - "Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman"



Domingo é dia de nostalgia aqui no ALCATEIA.COM: Nos anos 90, o homem de aço brilhava na telinha da Globo nas noites de terças e depois aos domingos. Relembre o seriado do Superman que fazia a mulherada suspirar! 


por Renato Rodrigues
Juro por Jor-el que na época (Lá em 1993) que soube que estavam fazendo um seriado do Super-Homem onde o principal foco seria a novelinha o relacionamento amoroso entre Lois Lane e Clark Kent quase engoli uma pedra de Kryptonita.

Foi puro preconceito juvenil da minha parte, mas este receio foi partilhado na época por muitos fãs do herói que ainda tinham Christopher Reeve como a perfeita encarnação do Homem de Aço. A ideia de transformar a redação do Planeta Diário numa novela das 8h chegava a fazer tremer qualquer kryptoniano, mas a audácia da produtora executiva Deborah Joy LeVine nos mostrou que dá pra conciliar o lado humano com seres mais rápidos que uma bala, trazendo pra telinha o mais famoso triângulo amoroso entre duas pessoas dos quadrinhos. Tanto que essa fórmula virou regra nos seriados super-heróicos que vieram depois (Smallville, Supergirl, Arrow e o atual Flash). 

Ao contrário do que poderia aparentar, a série se mostrou muito divertida e com tanta ação quanto os limitados orçamentos para TV permitiam. Era muito interessante ver como os anos 90 tratavam elementos do personagem com leveza e um certo “jeitinho”. Por exemplo, Clark pergunta a sua mãe se as pessoas não o reconheceriam se ele se disfarçasse apenas usando óculos. A resposta veio de uma senhora Kent bem moderninha: “Filho, com essas roupas apertadas, eu lhe asseguro que a última coisa que vão olhar é para o seu rosto!”. Já o crédito para o bordão “Vim para lutar pela verdade e justiça!” veio de uma sarcástica sugestão da própria Lois quando tenta definir a motivação do super-bem-feitor para as manchetes de jornal. Aliás, Lois Lane (a charmosa Teri Hatcher) acabou por roubar a cena diversas vezes se tornando uma atuante parceira ao invés do eterno alvo para salvamentos de última hora.

O ambiente de trabalho, assim como os personagens que cercam os dois repórteres, foi muito bem retratado. O chefe implacável e “paizão” nas horas vagas, Perry White (Lane Smith), o intrépido Jimmy Olsem (Michael Landes, depois substituído por Justin Whalin, alguns anos mais jovem como pedia o papel), a fogosa Cat Grant (Tracey Scoggins) e os Kent (Eddie Jones e K Callan) ajudavam a tornar a vida de Clark mais "gente como a gente" ao invés de alienígena solitário. 


De Metallo a Mxyzptlk, Superman enfrentou um leque de vilões figuras baseados nos quadrinhos. Mas com um deles ele não contava: Um Lex Luthor milionário, galanteador, carismático e... noivo de Lois Lane? Por pouco Clark não perdeu seu eterno amor para a lábia de seu arqui-inimigo. Eram novos tempos que pediam novos vilões. Esta caracterização cool do Luthor (John Shea) caiu como uma luva para o espírito "água com açúcar" da série.


A partir da segunda temporada, a criadora da série Deborah Joy Levine e sua equipe de roteiristas foram trocados. O novo produtor, Robert Singer, colocou o foco na aventura e no romance do casal com aquele elemento "casa-separa-casa-separa" amarrando a audiência naquela tensão sobre QUANDO os dois finalmente ficariam juntos. Hoje chamam isso de "shipar o casal", se não me engano.

Apesar desta encarnação do Super-Homem não ser unanimidade entre os fãs do herói, a série teve como principal trunfo conseguir atualizar um personagem essencialmente puro, ingênuo e quase improvável como Clark para a época, tornando-o verossímil e humano sem perder sua essência (coisa que o atual "Man of Steel" do cinema falha miseravelmente). Dean Cain (Clark Kent) conseguiu levar a tocha adiante e perpetuar o mito do Superman para toda uma geração durante os saudosos anos 90 trazendo até o público feminino para Metrópolis, coisa que os gibis e as encarnações anteriores não tiveram tanto êxito. Isso sim é um trabalho para o Super-Homem!

SUPER-CURIOSIDADES:
  • O ator Dean Cain (Dean George Tanaka) é descendente de irlandeses, galeses e japonês (seu avô paterno). 

  • No episódio “Juventude Brutal”, aparecem vilões com uma máquina que rouba a juventude das pessoas (que premissa idiota) e Jimmy Olsem acaba virando velhinho. Para fazer o idoso Jimmy chamaram para uma participação especial o ator Jack Larsen, o mesmo que interpretou Jimmy no clássico seriado Adventures of Superman de 1953.
  • Numa sitcon chamada “Living Single”, uma das personagens acha a carteira de Dean Cain na rua. Só que a Warner manda intermediários até sua casa para buscá-la, entre eles Burt Ward, (o eterno Robin). Depois, Dean em pessoa aparece para pegar seus pertences, quase matando as meninas da casa de susto. No finalzinho, Burt Ward dá dicas ao Super-Dean sobre esse lance de ser herói: “É moleza, não costuma mexer com a nossa cabeça! Mas você já usou sua visão de raio-X na Mulher Maravilha?” disse o menino coroa-prodígio.
  • A série teve diversas participações ilustres. Entre elas Robert Culp, Rachel Welch, Peter Boyle, Tony Curtis, Adam West (ele mesmo!), entre outros.
  • O casamento de Lois e Clark foi programado para coincidir com os quadrinhos tornando-se um evento na mídia.
  • Dean Cain fez uma participação em Smallville em 2007 como um vilão e atualmente é o pai adotivo da Supergirl em seu seriado 
  • Teri Hatcher além de ter feito participação no seriado do MacGyver também foi sua esposa na vida real.
Foto dos atores em 2006 (ainda dava pra fazer uma "volta" estilo NETFLIX)

Um comentário:

Fernanda disse...

Adorei a matéria, muito bom lembrar, deu saudade! Parabéns!