quinta-feira, 12 de setembro de 2019

VOCÊ ESTÁ LENDO MAIS OU MENOS QUE ANTES?

Por Eddie Van Feu

Gente, não tem jeito! A ressaca da Bienal sempre me pega! Mas o legal é que essa Bienal me trouxe muita inspiração! Não só inspiração para escrever (acredita que eu tive ideias para Leemyar #4 enquanto autografava um Leemyar #3?), mas inspiração para ler! Eu tenho tido muitas dificuldades em ler nos últimos anos. Sempre foi um dos meus passatempos favoritos e eu me pergunto por que não estou mais lendo. E aí percebo que estou sobrecarregada de trabalho e não sei quando parar. E que não viajo mais tanto quando antes, nem pego condução, já que trabalho em casa. Eram ocasiões em que eu lia muito. Mas eu também lia em casa. Então, o que houve? 



Houve distrações! Celular com whatsapp, facebook, youtube, e a Netflix e Amazon Prime com o mal do século: AS SÉRIES! Foi conversando com o Renato que percebi que coisas estavam comendo meu tempo, como os langoleers do Stephen King (só os fortes entenderão).

Essa Bienal me deu um CLIQUE. Eu vi que muita gente estava com o mesmo problema que eu. Gente que comprou vários livros e não leu nenhum. Ou leu um de dez. Ou meio. Alguns estavam perdidos no vórtice dos TCCs, faculdades intermináveis, mestrados, etc. Mas a maioria não sabia explicar porque não estava lendo tanto quanto antes.



Eu retomei o hábito da leitura. Parei de procurar coisas pra fazer quando tinha uma folga, porque SEMPRE vai ter alguma coisa pra fazer numa casa. Agora eu simplesmente paro e leio. E estou adorando! No momento, estou lendo dois livros e já estou nos capítulos finais: Deus na Neve, de Niel Martins, e Equilíbrio: A Vida Não Faz Acordos, de Flávia Mariano (no kindle). Ou seja, estou terminando dois livros de autores nacionais! E estou gostando dos dois! Termino essa semana e postarei resenha escrita em em vídeo. Também vou mostrar os livros que comprei nessa Bienal.

Outra coisa que percebi que atrapalha minha leitura é a desorganização. Muitas vezes, não sei onde coloquei o livro, ou ele some depois do dia da faxina. Lembro que faltavam quatro páginas para terminar O Caçador de Pipas (que eu odiei) e o livro sumiu na mudança. Acabei vendo o filme e só fui terminar o livro anos depois, quando o maldito apareceu. A minha bagunça atrapalha! Isso também será resolvido!

Ler é bom demais! Também amo séries, mas agora divido meu tempo livre entre eles. E, quando estiver mais equilibrada, dividirei entre outras coisas que amo fazer, como desenhar e pintar.

E você? Está conseguindo manter o hábito da leitura? Ou também está tendo o seu tempo devorado pelos langolleers? Responda nos comentários! Quero saber se só eu estou sendo afligida por esse mal!

Um comentário:

Nanael Soubaim disse...

Estou lendo mais devagar, muito mais de... va... gar....