sábado, 9 de março de 2024

Os filmes do Oscar: ANATOMIA DE UMA QUEDA – 5 indicações

  Por Ricky Nobre

Hitchcock detestava os “whodunits”, que era o apelido para os filmes de mistério que se resumiam à questão sobre “quem matou”, uma vez que todo o apelo do filme poderia desaparecer caso alguém contasse de antemão quem era o culpado. É bastante irônico que sua obra máxima Psicose seja um whodunit disfarçado, pois o público passa o tempo inteiro pensando que sabe quem é o culpado. Seria muito interessante se Hitchcock pudesse ver hoje Anatomia de Uma Queda, um whodunit que ousa deixar essa pergunta em segundo plano. Esclarecer o que de fato aconteceu ao personagem caído na neve não é do interesse da cineasta Justine Triet, que se concentra em um exercício de controle de narrativas: a da acusada, do promotor, do menino em meio a uma tragédia familiar, e o de sua própria como diretora. 

 

É muito curioso como Triet, na capacidade de roteirista e diretora, articula movimentos aparentemente antagônicos, porém complementares: o roteiro é uma busca pela verdade, enquanto a câmera é um instrumento da dúvida. Por vezes, a câmera apresenta uma possível verdade, ilustrando as teorias, tanto da acusação quanto da defesa. Porém, por outras parece mais eloquente quando Triet decide por sua ausência. Durante a apresentação de um áudio no tribunal, a montagem rapidamente nos transporta no tempo para que possamos ver o casal discutindo, para, subitamente, voltar para o tribunal quando o áudio sugere sons de violência, deixando a nós e a todos na audiência na dúvida sobre o que de fato aconteceu, ficando a palavra da acusada como o único elemento esclarecedor. 

 

Triet instiga nossa dúvida sobre a culpa ou não de Sandra, especialmente quando a câmera se retira em momentos estratégicos, nos deixando apenas com sua palavra, ou quando muda sua postura diante da personagem, como quando ela está treinando um depoimento com seu advogado e, diante de uma determinada pergunta, a câmera passa de uma posição de simples observadora para um close em plongée, numa proximidade desconfortável, como que tentando nos revelar algo para além da capacidade da personagem em mentir ou omitir. Da mesma forma, Triet brinca com esse jogo não apenas de ocultar, mas da câmera mostrar fatos ou versões, deixando momentos como a lembrança do menino no carro com o pai algo a ser ou não digno de confiança. 

 

É muito interessante o papel da música no filme. Quase toda a música apresentada é diegética, seja o hip hop tocado obcessivamente pelo marido, seja a música do menino ao piano. Essas passagens ao piano, que soam com todas as imperfeições de uma criança talentosa, apesar de diegéticas, também funcionam não diegeticamente a partir da forma como a montagem as apresenta e, desta forma, servindo também como pontuamento dramático. A única passagem musical totalmente não diegética é na última cena, onde uma das músicas tocadas anteriormente pelo menino retorna em uma gravação profissional, perfeita, quando o bravo Snoop se junta a Sandra no sofá. Ali, Triet dá o último laço que amarra sua coleção de dúvidas, especialmente sobre um menino, que pode ter ou não descoberto e lembrado de fatos importantes, e sobre uma mãe, que pode ou não ter matado o pai de seu filho. 

 

Desta forma, Triet explora na narrativa fílmica as fragilidades e os dilemas das narrativas do próprio ambiente do tribunal, e estabelece em seu espaço dramático um paralelo com o sistema de justiça, onde o objetivo é provar a culpa, não a inocência. Se a encenação do roteiro busca os fatos e a verdade, a encenação proposta pela câmera e pela montagem estabelece a dúvida razoável. E se ela é suficiente para a justiça, também é para Triet que forja em Anatomia de Uma Queda um filme de tribunal que será referência absoluta no gênero pelas próximas décadas.

COTAÇÃO:


 

INDICAÇÕES AO OSCAR:

Melhor filme

Direção: Justine Triet

Atriz: Sandra Hüller

Roteiro original: Justine Triet e Arthur Harari

Montagem: Laurent Sénéchal

 

ANATOMIA DE UMA QUEDA (Anatomie d'une Chute, França – 2023)

Com: Sandra Hüller, Swann Arlaud, Milo Machado-Graner, Antoine Reinartz, Jehnny Beth, Anne Rotger, Camille Rutherfor e Messi.

Direção: Justine Triet

Roteiro: Justine Triet e Arthur Harari

Fotografia: Simon Beaufils

Montagem: Laurent Sénéchal

 

 

Nenhum comentário: